Real Madrid e Valencia se enfrentaram nesta sexta-feira (3), em jogo atrasado pela 12ª rodada de La Liga, e no primeiro jogo do ano de 2025 de ambas equipes, a partida terminou em vitória do Real Madrid por 2 a 1. O Valencia marcou com Hugo Duro ainda na primeira etapa, o Real Madrid perdeu pênalti na segunda etapa e teve uma expulsão polêmica de Vini Jr, mas Modric empatou e Bellingham virou já nos acréscimos para dar a vitória ao clube Merengue.
Primeiro tempo
A partida iniciou com provocações direcionadas a Vini Jr, a torcida do Valencia entoou desde o apito inicial “Vini bola de praia”, já que o brasileiro perdeu a eleição da bola de ouro da France Football para o volante Rodri do Manchester City no fim do ano passado.
A equipe do Real Madrid foi a primeira a se lançar ao ataque, Valverde finalizou de primeira na entrada da área, mas o goleiro Dimitrievski fez a defesa, mas na sequência foi o Valencia que assustou e colocou Courtois para trabalhar, primeiro com Hugo Duro, e na sequência com André Almeida, de cabeça, e minutos depois de fora da área.
Após a pressão os merengues tentaram manter a posse, mas vacilou e o Valencia chegou com Foulquier ultrapassando pelo lado direito com muita velocidade, o lateral ficou cara a cara com Courtois, que salvou o Real Madrid novamente.
O Real ameaçou chegar com Vini, mas foi travado. Em um confronto bastante movimentado, a equipe da casa empurrada por sua torcida foi quem assustou mais até meados da primeira etapa, e após lances para ambos os lados, Courtois fez bela defesa em chute de Javi Guerra, mas Hugo Duro empurrou para o gol no rebote e abriu o placar.
O gol fez a equipe de Madri acordar para a partida, Valverde arriscou e explodiu na defesa, logo depois foi a vez de Tchouaméni, mas o goleiro defendeu. Perto dos 40, Valverde tentou mais uma vez e a bola raspou o travessão, em seguida Vinicius Junior entrou em ação, primeiro em um chute fraco de fora da área, e na sequência, após passe de Ceballos em profundidade finalizou na saída do goleiro, que fez grande defesa para manter o Valencia com vantagem no placar para o intervalo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Real Madrid começou com muita pressão em busca do prejuízo, e Vini Jr. roubou a bola e acionou Mbappé em velocidade, que invadiu a área, mas foi derrubado por Barrenechea. Bellingham cobrou pênalti e carimbou a trave na chance de empatar.
Pouco depois o francês foi aos holofotes novamente, dessa vez estufando as redes, mas estava um passo à frente e o gol de empate foi anulado. O Madrid seguiu pressionando, mas sem muito sucesso, já que o Valencia foi superior em defender o ímpeto Merengue.
Por volta dos 34 minutos, Vinicius Junior se envolveu em confusão com o goleiro do Valencia e foi expulso após consulta do VAR. Pouco depois após roubada na saída de bola, Modric recebeu passe de Bellingham e chutou na saída do goleiro para empatar a partida.
Já nos acréscimos, Bellingham ganhou um presente da defesa adversária e finalizou para virar a partida, Real Madrid na frente do placar com um a menos já perto do apito final. Ainda haveria tempo do Valencia carimbar a trave, mas o Real ficou com os três pontos e assume a liderança com 43 pontos, dois a mais que o Barcelona, que tem um jogo a menos.
Melhor da partida
O melhor jogador em campo foi o inglês Jude Bellingham, que brilhou com uma assistência e um gol na vitória de virada, na raça do Real Madrid.
Próximos compromissos de Real Madrid e Valencia
O Valencia volta a campo na próxima terça-feira (7), às 17h (Horário de Brasília), para enfrentar fora de casa o Eldense, da segunda divisão pela fase de 16 avos de final da Copa del Rey. Esta será a terceira partida da equipe que atua no Mestalla, já que iniciou na competição na Rodada 1, e bateu Parla Escuela e Ejea.
Já o Real Madrid, também terá seu próximo compromisso pela fase de 16 avos da Copa del Rey. A equipe de Madri estreará na competição na próxima segunda-feira (6), às 15h (Horário de Brasília), fora de casa contra o Minera, da quarta divisão da Espanha. Na sequência os Merengues atuarão pela Supercopa da Espanha, contra o Mallorca, a partida válida pela semifinal será na quinta-feira (9), às 16h (Horário de Brasília), e será em Jeddah, na Arábia Saudita.