Pular para o conteúdo

Real Madrid x Barcelona: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Real Madrid e Barcelona protagonizarão o El Clásico válido pela final da Supercopa da Espanha neste domingo (12), às 16h (Horário de Brasília),  no estádio King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita. O confronto tem grande valor para ambas equipes, o Barcelona visa conquistar a 15ª Supercopa, e com isso irá disparar em títulos em relação ao arquirrival Real Madrid, que caso levante a taça irá empatar o número de conquistas com 14 para cada lado.

A partida tem outro grande fator valioso, além de ser a terceira vez consecutiva do clássico na final da supercopa com um título para cada lado, os dois clubes tem oscilado durante a temporada, e na primeira oportunidade do ano pode estar a chance de se equilibrar de vez, assim tendo um gás extra para o restante da temporada.

O duelo marca o encontro de campeão e vice da LaLiga 23/24, o clube merengue assegurou a vaga na competição após o título, e na semifinal dispensou o vice-campeão da Copa do Rey, Mallorca. Enquanto o Barcelona chegou na competição por ser vice para os merengues, e deixou para trás o Bilbao, campeão da Copa do Rey na temporada anterior. Esta será ainda a primeira Supercopa da Espanha com o fim da prorrogação, e e em caso de empate no tempo regulamentar, o campeão será definido em disputa por pênaltis.

O Real Madrid chega embalado para a final, mas com certa desconfiança, isto porque apesar das oito vitórias consecutivas, na partida da semifinal a atuação não foi das melhores mesmo tendo terminado com um 3 a 0 no placar. Ainda assim, a equipe vem bem na temporada mesmo sem convencer, fora a supercopa, o duelo mais recente foi uma goleada contra o Deportiva Minera por 5 a 0, com time misto, pela Copa del Rey, o qual avançou para as oitavas de final para enfrentar o Celta de Vigo.

A equipe lidera ainda a LaLiga por dois pontos, mas com um jogo a menos em relação ao Atleti. Mas na Champions é que o cenário esquenta, com nove pontos em seis jogos, o Madrid ocupa a 20ª posição, distante das equipes que vão direto para a próxima fase.

Já o Barcelona vive um momento bem conturbado fora dos gramados, a falta de dinheiro trouxe problemas para o clube, que não conseguiu inscrever Dani Olmo e Pau Víctor em La Liga. Mas a situação foi contornada após o clube entrar na justiça e uma concessão da medida cautelar pelo Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), fez com que dupla ficasse apta para jogar. Mas a decisão do CSD vem sendo questionada por outros clubes e esta situação pode se estender por bastante tempo.

No entanto, nos gramados a equipe vem bem, mas não está no seu melhor momento na temporada, mesmo ocupando a segunda posição na Champions, na La Liga o clube teve um momento de desempenhos ruins e se viu ultrapassado pelo próprio Real Madrid, que está agora cinco pontos a frente. Já na Copa do Rey, o Barbastro foi a vítima do clube Catalão em uma goleada por 4 a 0. Por fim, a equipe deixou para trás o Bilbao em uma vitória por 2 a 0 para chegar na final.

Como chega o Real Madrid

Real Madrid chega para confronto com ausências de longo prazo na defesa (Foto: Divulgação/ Real Madrid)

Para a grande final, Carlo Ancelotti segue sem três jogadores no setor defensivo, como já vinha sendo há algum tempo, são eles: David Alaba, Dani Carvajal e Eder Militão.

Além destes, era pensado que o time merengue poderia ter problemas na escalação contra o rival, já que alguns jogadores sentiram na semifinal, entre eles estão: Aurelien Tchouameni, Federico Valverde, Jude Bellingham e Luka Modric. No entanto todos foram confirmados para a final por Ancelotti:  “Os problemas enfrentados no jogo contra o Mallorca foram resolvidos, e todos os jogadores estão à disposição.”

Sobre o grande confronto, Ancelotti falou sobre o adversário, a imprevisibilidade de um clássico e a esperança de um título importante, além de frisar as qualidades individuais, que desequilibram os confrontos: “Nessas partidas, a qualidade individual tende a prevalecer sobre o equilíbrio do time e sobre o jogo coletivo.”

“O Barcelona é um adversário histórico, e esses jogos são sempre disputados e difíceis para ambos os lados. Vamos dar o nosso máximo para tentar conquistar mais um título.”

“El Clásico tem sido imprevisível ultimamente. Houve jogos que vencemos com facilidade, como a vitória por 4 a 1 na Supercopa do ano passado. Também vencemos duas vezes por 4 a 0 em Barcelona, enquanto eles nos venceram por 4 a 0 no Bernabéu”, Lembrou o treinador.

“Sabemos muito bem o que precisamos fazer para reduzir os riscos, mas ninguém pode prever o resultado, porque há muitos fatores envolvidos. O que podemos controlar é a nossa atuação durante a partida, e estou convencido de que vamos jogar muito bem amanhã. No entanto, esse aspecto não é 100% determinante para o resultado final, no futebol, tudo pode acontecer, e o Barcelona sempre compete bem nesse tipo de partidas. Nós melhoramos, e isso é inegável. Uma derrota não seria boa, mas não significaria retrocesso para a equipe.”

Por fim, o treinador salientou a importância de uma possível conquista, com uma estatística que pode trazer esperança ao torcedor merengue: “Esse título tem muito valor porque, estatisticamente, as temporadas em que vencemos a Supercopa sempre terminaram muito bem, enquanto nas que perdemos, não conquistamos nem a LaLiga nem a Liga dos Campeões. É uma competição que proporciona mais motivação e mantém uma boa dinâmica para o restante da temporada”.

Provável escalação do Real Madrid: Courtois; Vazquez, Tchouameni, Rudiger, Mendy; Valverde, Camavinga; Rodrygo, Bellingham, Vinicius Junior; Mbappé. Técnico: Carlo Ancelotti.

Como chega o Barcelona

Barcelona terá apenas uma ausência na final (Foto: Divulgação/ Barcelona)

Uma grande notícia para o Barcelona antes da final, a dupla Dani Olmo e Pau Victor, foi liberada para atuar após medida cautelar provisória. Por outro lado, Hansi Flick não terá à disposição ​​Marc-Andre ter Stegen, Marc Bernal e Andreas Christensen. Além de Ronald Araujo, que esta em negociação com a Juventus, da Itália, e pode ficar de fora do clássico.

Antes da partida, Flick confirmou Olmo na final, e comentou sobre a seleção da equipe, além de comentar sobre a partida da semifinal: “Podemos atuar melhor do que fizemos contra o Athletic. Cometemos muitos erros e precisamos reduzir isso. O Madrid é uma das melhores equipes em transição, e precisamos ter cuidado com isso”

“É um El Clásico, é a Supercopa. Se vencermos este jogo, podemos nos sentir mais confiantes. Será uma vitória massiva para o clube”, concluiu.

“Dani Olmo pode jogar. Não é um problema e ele está muito feliz com a oportunidade. Gavi teve uma grande atuação contra o Athletic; jogou bem, mostrou confiança e contribuiu significativamente para a equipe. Ele é muito importante para nós. Acredito que será Gavi a jogar, mas ainda preciso refletir sobre isso”

O treinador falou ainda sobre a situação do zagueiro Ronald Araujo antes de finalizar a coletiva: “Ronald se recuperou de uma lesão terrível e agora está forte o suficiente para jogar. Ele é uma boa opção e muito profissional. Para mim, não há nada a discutir; eu o quero na minha equipe porque ele é um dos melhores defensores.”

“Meus jogadores precisam esquecer o barulho que acontece ao redor deles, nós mesmos temos que ser fortes. A maneira como queremos jogar é a maneira do Barça, que nos fez tão bem no último Clássico. Não faremos nada diferente. Mas um Clássico não pode ser comparado ao outro. Amanhã começaremos do 0 a 0 e só queremos jogar bem e vencer.”

Provável escalação do Barcelona: Szczesny; Kounde, Cubarsi, Martinez, Balde; Casado, Pedri; Yamal, Gavi, Raphinha; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

Retrospecto de Real Madrid x Barcelona

Real Madrid e Barcelona já se enfrentaram 258 vezes na história e o histórico é equilibrado. São 105 vitórias do Real Madrid contra 101 do Barcelona e 52 empates.

Em Supercopas são  17 jogos entre as duas equipes, com cinco vitórias do Barcelona, dois empates e 10 vitórias do Real Madrid. As equipes decidem o confronto pela terceira vez consecutiva, com uma vitória para cada lado. Na Supercopa de 2023, o Barcelona venceu por 3 a 1, já na seguinte e mais recente, em 2024, o Real Madrid foi quem levou a melhor e venceu por 4 a 1.

Ao todo, as equipes se encontraram em nove finais de Supercopa e em uma semifinal, em finais são sete conquistas para o Madrid e apenas duas para o Barcelona, e na ocasião em que se encontraram na semifinal, o Real levou a melhor, sagrando-se ainda campeão ao final da competição.

Essa será a 18ª final na história entre os eternos rivais, e o histórico favorece os merengues, em 17 finais contra o Barcelona, o Real venceu 11 e perdeu seis.

A sequência atual de jogos favorece o Real Madrid, que vinha de quatro vitórias seguidas, mas a sequência foi quebrada no último jogo, vencido pelo Barcelona por 4 a 0 em confronto válido pela 11ª rodada da atual temoporada de LaLiga.

Onde assistir Real Madrid x Barcelona

A partida será transmitida pela ESPN, na TV Fechada e no streaming pela plataforma do Disney+ às 16h (Horário de Brasília)

Ficha técnica

  • Jogo: Real Madrid x Barcelona
  • Competição: Supercopa da Espanha – Final
  • Estádio: King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita.
  • Horário: 16h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP)