Neste domingo (15), a Roma recebeu a Fiorentina pela 18ª rodada da Serie A TIM e, diante de sua torcida, conquistou três pontos importantes para as pretensões do time de José Mourinho na temporada.
O treinador português escalou o time no 3-4-1-2 que tem utilizado ao longo da temporada. No gol, o titular incontestável manteve sua posição: Rui Patrício. Com Ibañez cumprindo suspensão, Mourinho optou por escalar Kumbulla para formar a linha defensiva com Smalling e Mancini.
No meio campo, Calik, Bove, Cristante e Zalewski com Pellegrini mais avançado, mais uma vez com o papel de ser o articulador do time. Por fim, no ataque, Mourinho optou por Dybala e Abraham.
A Fiorentina, por sua vez, foi escalada por Vincenzo Italiano no 4-2-3-1, começando pelo goleiro Pietro Terracciano e com uma defesa com dois brasileiros: Dodô na lateral direita e Igor no miolo da zaga. Junto deles, Milenkovic, dupla de Igor, e Biraghi pela esquerda.
Uma das sensações marroquinas da Copa, Amrabat formou a primeira linha de campo junto com Duncan. Mais a frente, Kouame, Bonaventura e Ikoné e para fechar Luka Jovic como comandante do ataque.
Il nostro XI contro la Roma⚜️
Powered by @EA_FIFA_Italia #ForzaViola💜 #RomaFiorentina #ACFFiorentina pic.twitter.com/wCttJTIYrD— ACF Fiorentina (@acffiorentina) January 15, 2023
Primeiro tempo
É possível dizer que etapa inicial teve duas etapas dentro de si. Os primeiros 22 minutos foram marcados por um amplo domínio da Fiorentina em termos de posse de bola e controle do ritmo da partida.
Porém, aos 24 minutos o lateral brasileiro Dodô, que defende a Fiorentina, foi expulso por uma falta dura em cima de Nicola Zalewski. Com isso, o jogo mudou completamente. Com a vantagem numérica, o jogo virou para o lado dos donos da casa.
Logo, os 20 minutos finais do primeiro tempo viram a Roma tomar o controle do jogo e equilibrar a partida em termos de posse. Além disso, os Giallorossi começaram a atuar mais no campo de ataque. Enfim, Paulo Dybala apareceu para abrir o placar. O camisa 21 recebeu de Tammy Abraham e finalizou de fora da área para colocar a Roma na frente.
E assim terminou o primeiro tempo: Roma 1-0 Fiorentina.
Segundo tempo
A Fiorentina voltou com duas mudanças para os 45 minutos finais: Antonín Barak entrou no lugar de Luka Jovic e Nicolás Gonzaléz substituiu Ikoné. Sendo assim, a Viola ganhou poder ofensivo apesar de ter um jogador a menos e isso se mostrou evidente nos primeiros minutos depois do intervalo. Porém, a Roma também respondia ofensivamente. Ambos os times sem sorte nas finalizações.
Lesionado, Zalewski deixou o campo para a entrada de Leonardo Spinazzola e Edoardo Bove deixou o campo para a entrada de Matic e assim os Giallorossi ganharam ainda mais força para o meio campo. Pouco depois, Tahirovic substituiu Pellegrini.
Nos 20 minutos finais, o jogo se tornou bastante disputado, com muitas faltas, e bastante concentrado no setor central do campo até que a oito minutos do fim do jogo a dupla Abraham e Dybala combinou novamente para ampliar o placar. Mais uma vez, o camisa 9 passou para o camisa 21 marcar e basicamente selar a vitória romana.
Vincenzo Italiano colocou Castrovilli no lugar de Bonaventura e José Mourinho mandou Solbakken e Belotti no lugar de Abraham e Dybala, só que o placar se manteve inalterado. Fim de jogo: Roma 2-0 Fiorentina.
Próximos compromissos
Tanto Roma como Fiorentina voltam a campo apenas no próximo final de semana. O time de José Mourinho vai para a Ligúria enfrentar o Spezia no Estádio Alberto Picco no domingo (22) às 14h (horário de Brasília) enquanto a Viola recebe o Torino no Artemio Franchi no sábado (21) às 16h45 (horário de Brasília).