Com gol de Zaccagni, Lazio vence a Roma no 180º Derby della Capitale

Pela primeira vez desde 2012, a Roma é derrotada pela grande rival nos dois turnos da Serie A

Pela primeira vez em mais de uma década, a Lazio conseguiu vencer a Roma no turno e no returno da temporada na Serie A. Como Derby della Capitale do campeonato, pela 13ª rodada, em novembro de 2022, o jogo terminou com a vitória Biancocelesti pelo placar de 1 a 0.

Para o jogo, a Lazio retomou sua formação clássica do 4-3-3 com Provedel no gol e a linha defensiva formada por Marusic na direita, Hysaj na esquerda e a dupla Casale e Romagnaoli no miolo da zaga.

No meio campo, Maurizio Sarri optou por Cataldi no lugar do suspenso Matias Vencino. Ao lado do camisa 32, Milinkovic-Savic e Luis Alberto também atuaram no setor. Por fim, Pedro, Zaccagni e o brasileiro Felipe Anderson formaram o ataque dos Águias.

A Roma não surpreendeu na escalação mantendo o desenho do 3-4-2-1 e Rui Patrício como titular na meta Giallorossa. Por sua vez, a linha defensiva titular contou mais uma vez com Ibañez, Smalling e Mancini.

Na primeira linha do meio campo, a opção foi por Spinazzola pela esquerda e Zalewski pela direita com Cristante e Wijnaldum atuando na faixa central. Como meias ofensivos, atuou a dupla Pellegrini e Dybala. Enfim, Andrea Belotti foi o escolhido para comandar o ataque.

Vale lembrar que a Corte Desportiva de Apelação negou o recurso pedido pela Roma e José Mourinho teve que cumprir seu segundo jogo de suspensão. Logo, o comandante da Roma na partida foi o auxiliar Salvatore Foti.

Image
Escalação Giallorossa. Foto – AS Roma/Twitter

Primeiro tempo

Os minutos iniciais da partida ilustraram o que era esperado: a Lazio manteve a de bola para construir seus ataques enquanto a Roma, nos momentos em que tinha a posse, buscava construir de forma rápida suas jogadas ofensivas.

Porém, ambas as estratégias funcionou de forma objetiva. O primeiro chute no gol da partida veio aos 20 minutos: Felipe Anderson girou bonito para sair do marcador, mas finalizou fraco e facilitou para Rui Patrício.

Quase 10 minutos depois, veio a segunda finalização ao gol do jogo. Novamente do lado da Lazio, dessa vez com Zaccagni que chutou forte, de longe, parando na boa defesa do goleiro rival.

Pouco depois, a Roma tentou sair ao ataque, porém, Ibañez acabou se atrapalhando e perdendo a bola, dando a chance de Milinkovic-Savic escapar. O zagueiro brasileiro tentou parar a escapada do jogador rival, mas acabou cometendo a falta que lhe rendeu o segundo amarelo.

Assim, ainda aos 30 minutos de jogo, os Giallorossi ficaram com um jogador a menos em campo, tornando a missão de segurar a pressão da Lazio ainda mais complicada.

A expulsão deixou o jogo ainda mais quente dentro e fora de campo. Com o jogo ficando ainda mais picotado por conta de faltas e discussões, mesmo assim, o árbitro soube controlar bem os ânimos.

A Roma conseguiu um escanteio, o primeiro do jogo, já nos acréscimos. Porém, não se aproveitou da oportunidade.

Após três minutos extras de uma etapa inicial disputada e sem chances claras para os dois lados, o árbitro Davide Massa apitou o fim do primeiro tempo com o empate sem gols persistindo no placar.

Segundo tempo

Para a etapa complementar, a Roma voltou com uma mudança: Llorente entrou no lugar de Dybala, em uma clara tentativa de recompor a defesa que já não contava mais com Ibañez.

O ritmo da partida se manteve o mesmo da etapa inicial, com um jogo bastante disputado entre uma Lazio que controlava a posse de bola e de uma Roma que se defendia e apostava em contra-ataques e eventuais jogadas de bola parada.

Os Biancocelesti empilharam boas chances, obrigando Rui Patrício a fazer grandes defesas. Até que enfim a Lazio foi recompensada.

Aos 20 minutos, Felipe Anderson recebeu de costas para a marcação e basicamente escorou para Zaccagni que bateu a marcação e bateu no cantinho para abrir o placar no Estádio Olímpico.

Foti resolveu fazer mais duas mudanças do lado Giallorossi após o gol dos rivais: Abraham e Matic substituíram Belotti e Wijnaldum.

Logo na sequência, Mancini, em cobrança de falta, levantou a bola dentro da área. Smalling escorou buscando Abraham, mas Casale cortou a trajetória e empurrou a bola para o fundo das redes marcando contra sua própria meta.

No entanto, Smalling foi pego em posição irregular e o gol foi corretamente anulado.

Pouco do cenário mudou no restante do jogo: a Lazio, com a superioridade numérica e na posse, criava mais e melhor. Contudo, não se aproveitou das chances para ampliar a vantagem e matar o jogo. Logo, ficando sempre no risco de tomar o empate.

El Shaarawy e Solbakken entraram do lado Giallorossi substituindo Llorente e Pellegrini já nos minutos finais na tentativa de garantir mais ofensividade aos Giallorossi.

Sarri, por sua vez, respondeu renovando o gás no ataque com a entrada do jovem Cancellieri no lugar do artilheiro da partida Zaccagni. Alguns minutos depois, Pedro foi substituído por Toma Basic, em busca do controle da posse no meio campo por parte da Lazio para segurar a vitória simples.

E assim aconteceu. Mas o clássico ainda deu o que falar.

Para além da expulsão de Ibañez e dos inúmeros cartões amarelos ao longo da partida, uma confusão entre Marusic, da Lazio, e Cristante, da Roma, aconteceu já após o apito final. Ambos acabaram expulsos.

Saldo dos cartões

8/1T: Ibañez (amarelo)

25/1T: Luis Alberto (amarelo)

32/1T: Ibañez (segundo amarelo/expulso)

14/2T: Romagnoli (amarelo)

26/2T: Cristante (amarelo)

35/2T: Mancini (amarelo)

44/2T: Cancellieri (amarelo)

45+2/2T: Basic (amarelo)

Após o apito final: Cristante (vermelho direto)

Após o apito final: Marusic (vermelho direto)

Próximos compromissos

Os rivais romanos voltam a campo no próximo domingo para disputar a 28ª rodada da Serie A TIM. A Lazio vai até o Estádio Brianteo para enfrentar o Monza em confronto marado para as 10h (horário de Brasília).

Os Giallorossi, por sua vez, recebem a Sampdoria no Estádio Olímpico às 13h (horário de Brasília).

você pode gostar também