A Roma recebeu o Genoa nesta quinta-feira (12) para disputar uma vaga nas quartas de final da Coppa Italia. O domínio dos donos da casa foi amplo, mas a vitória não foi tão fácil assim. No fim das contas, o favoritismo do papel se confirmou em campo e o único gol do jogo, marcado por Paulo Dybala, garantiu a vitória e a classificação do time da capital.
Como esperado, José Mourinho mandou a campo um time bastante modificado em relação àquele que vem sendo utilizado na Serie A e na Europa League. Rui Patrício foi um dos nomes que se manteve, já que o português é titular incontestável na meta e está saudável.
Kumbulla se juntou aos titulares Ibañez e Mancini na linha defensiva. Por sua vez, o meio campo teve bastante modificações com Zalewski pela direita, Bove e Matic na faixa central e El Shaarawy pela esquerda. Zaniolo e Pellegrini foram mantidos na escalação como meias atacantes e Abraham seguiu como o comandante do ataque.
Por sua vez, o Genoa de Alberto Gilardino veio com Josep Martínez no gol e também optou por uma linha defensiva de três jogadores com Vogliacco, Bani e Dragusin. Apostando na redução de espaços no meio campo, o Genoa entrou com cinco jogadores no setor: Czyborra, Sturaro, Badelj, Galdames e Sabelli.
Fechando a escalação, Coda e Yalcin eram os homens mais avançados.
Primeiro tempo
O domínio Giallorossi foi evidente desde o apito inicial. O time de José Mourinho controlou a posse de bola e criou a maior parte das chances no primeiro tempo. No entanto, o time foi pouquíssimo efetivo: foram 14 finalizações, mas apenas uma no alvo.
Porque conseguiu muitas finalizações, a Roma também teve um bom volume de escanteios a seu favor (9). Enquanto o Genoa teve apenas um escanteio durante os primeiros 45 minutos.
Nesse sentido, o plano dos dois lados ficou evidente desde o início. Mas a Roma falou em capitalizar nas chances que teve, muito mais do que por mérito da defesa dos Rossoblu. A etapa inicial, portanto, terminou empatada sem gols.
Segundo tempo
A Roma voltou para a etapa complementar com uma mudança: Dybala entrou no lugar de Pellegrini. O ritmo, por sua vez, seguiu o mesmo. Porém, os jogadores voltaram com os pés mais calibrados.
Logo nos primeiros 10 minutos depois do intervalo, foram três finalizações sendo duas no alvo. A pressão do clube da capital seguiu com mais uma forte sequência de finalizações até que aos 19 minutos os donos da casa finalmente abriram o placar.
Mancini passou para Dybala que conduziu limpando a jogada até achar o espaço para bater de perna direita, sem chances de defesa para Martinez. Com isso, os Giallorossi tiraram um grande peso das costas e isso ficou evidente na sequência da partida.
O domínio da Roma seguiu com o time buscando ampliar o placar. Por sua vez, o Genoa procurou o empate, mas o domínio dos adversários era evidente. Com isso, os Rossoblu não conseguiam criar o suficiente ou levar perigo a Rui Patrício.
Enfim, a partida terminou em 1-0 para a Roma que avança para as quartas de final da Coppa Italia.
Próximos compromissos
A Roma volta a campo já no domingo (15) para enfrentar a Fiorentina no Estádio Olímpico de Roma. O confronto, válido pela 18ª rodada da Serie A tem início previsto para as 16h45 (horário de Brasília). O Genoa, por sua vez, recebe o Venezia no Estádio Luigi Ferraris na segunda-feira (16) às 14h45 (horário de Brasília) em confronto válido pela 20ª rodada da Serie B.