Em Bergamo, Roma é derrotada pela Atalanta e deixa o G4 da Serie A TIM

Resultado da partida deixa a briga pelas vagas restantes nas competições europeias ainda mais apertada neste fim de temporada

A Roma foi à Lombardia na tentativa de chegar à terceira vitória consecutiva no Campeonato Italiano. No entanto, seus planos foram frustrados pela Atalanta que, ainda sonhando com uma vaga em competições continentais na próxima temporada e diante de sua torcida, venceu a partida desta segunda-feira.

A vitória levou a Atalanta aos 52 pontos, dois a menos que a Inter de Milão que ocupa a 6ª colocação da Serie A TIM e garante vaga para a próxima edição da Conference League. Por outro lado, a Roma seguiu estacionada nos 56 pontos, empatada com o Milan, porém perdendo nos critérios de desempate. Por isso, os Giallorossi caíram uma posição na tabela, de forma que saem da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões – que é o objetivo primário de José Mourinho.

Escalações

Gian Piero Gasperini escalou a Atalanta com Sportiello no gol e à frente dele uma linha de três defensores com Tolói, Djimsiti e Scalvini. No meio campo, a opção foi por Zappacosta e Maehle atuando pelas alas com de Roon e Ederson pela faixa central.

Um pouco mais avançada estava a dupla Koopmeiners e Pasalic, com a grande missão de municiar Zapata no comando do ataque.

José Mourinho, por sua vez, realizou mudanças no time titular e até na formação tática, optando por dois homens de frente para enfrentar a equipe de Bergamo. Porém, nada de novo na opção foi Rui Patrício como titular na meta.

A linha defensiva contou com Llorente no lugar de Smalling, que está lesionado, além de Mancini e Ibañez. Da mesma forma, o setor de meio campo veio com algumas mudanças em relação ao time que vem sendo titular com maior frequência. Celik foi novidade pela direita, com Zalewski mantendo sua posição pelo lado oposto.

Na faixa central, atuaram Bove e Cristante com Pellegrini e Solbakken um pouco mais a frente. Por fim, Abraham foi o escolhido para comandar o ataque Giallorossi.

Image
Escalação da Roma. Foto – AS Roma/Twitter

Primeiro tempo

Image
Koopmeiners e Mancini disputam a bola. Foto – AS Roma

 

Os 45 minutos iniciais da partida no Gewiss Stadium foram marcados por intensas disputas em ambos os lados. Em grande parte, o jogo ficou concentrado no setor de meio campo. Mais ainda, por conta da intensidade nas disputas, a etapa inicial não foi tão fluida, com o árbitro parando o jogo sucessivamente por conta de faltas.

Nesse sentido, as chegadas de ambos os lados eram poucas, com a Roma conseguindo aparecer mais no seu terço ofensivo em condições de finalização. Contudo, os Giallorossi foram nada objetivos e, apesar de terem mais chances, quem abriu o placar foi a Atalanta e já no final do primeiro tempo.

Aos 38 minutos, os Nerazzurri conseguiram uma roubada de bola em área bem próxima à sua área de ataque. Zapata recebeu a bola e abriu na esquerda, cruzando a bola na área. Pasalic percebeu a movimentação do companheiro, deu dois passos para trás e ajeitou o corpo para receber o cruzamento e bater de primeira na meta defendida por Rui Patrício e abrir o placar.

Já nos acréscimos, Solbakken acionou Abraham que tentou a finalização de pé direito, porém, errando o alvo. Assim, a primeira etapa da partida terminou com os donos da casa liderando o placar pela vantagem simples.

Segundo tempo

Na etapa complementar, a Atalanta conseguiu chegar mais ao seu ataque, mesmo que em menor número se comparado aos adversários. Enquanto os Romanistas finalizavam com certo volume, mas, sem conseguir aproveitar suas chances – poucas das finalizações do time de José Mourinho levaram perigo efetivo a Sportiello no gol de La Dea.

Perto da metade da etapa complementar, Mourinho realizou uma mudança quadrupla em seu time a fim de garantir mais ofensividade e objetividade. Porém, pouco mudou para o ataque Romanista que seguiu desperdiçando suas chances. A Atalanta, na primeira chance clara que teve na segunda etapa, por outro lado, ampliou a vantagem.

Aos 29 minutos, Koopmeiners cobrou o escanteio para dentro da área defensiva da Roma e a bola foi bem cabeceada por Palomino, contudo, Rui Patrício foi ainda melhor na defesa à queima roupa. No entanto, o rebote do goleiro sobrou para Rafael Tolói que pegou firme com o pé direito para marcar o segundo gol da Atalanta no jogo.

Restou aos Romanistas, enfim, sair ao ataque. Aos 35, Celik cruzou na pequena área e Abraham ajeitou para Dybala que, da entrada da pequena área, bateu de primeira. De Roon bloqueou a finalização e garantiu escanteio para a  Roma. Aos 37, enfim, os Giallorossi conseguiram ser objetivos: Celik passou de primeira para Belotti que, também de primeira, ajeitou para Pellegrini. O capitão da Roma adiantou a bola e bateu da entrada da área para diminuir a desvantagem Romanista.

Contudo, a esperança durou pouco. No minuto seguinte ao gol de Pellegrini, a Atalanta tentou sair da marcação em seu campo de defesa com uma bola esticada. Rui Patrício percebeu a trajetória da bola e saiu para ficar com ela em mãos e retomar a posse para a Roma. Contudo, o goleiro Romanista soltou a bola que sobrou nos pés de Koopmeiners que marcou o terceiro da Atalanta.

Ainda houve uma última ação que poderia recolocar a Roma no jogo. Em cobrança de falta, de longe, Pellegrini arriscou a cobrança direta, parando na trave. Assim, após oito minutos de acréscimo, o árbitro apitou o fim do jogo que terminou com a vitória de La Dea opor 3 a 1.

Próximos compromissos

As equipes que se enfrentaram no Gewiss Stadium nesta segunda-feira retornam aos gramados no sábado (29). Em confronto direto por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, a Roma recebe o Milan no Estádio Olímpico da capital italiana às 13h (horário de Brasília). Por sua vez, às 15h45, a Atalanta enfrenta o Torino no Estádio Olímpico Grande Torino, em Turim.

você pode gostar também