No retorno da data FIFA, Roma vence e volta ao G4 do Campeonato Italiano

Com um a mais por basicamente todo o segundo tempo, o time de José Mourinho se aproveitou e garantiu os três pontos diante da sua torcida

De volta ao Estádio Olímpico depois da pausa para o futebol de seleções, a Roma venceu a Sampdoria por 3 a 0 neste domingo e dá início a reta decisiva da temporada com o pé direito.

Escalações

Com muitas ausências por conta das expulsões durante o Derby della Capitale, mas com José Mourinho de volta à área técnica após cumprir suspensão, a Roma veio com mudanças consideráveis no time titular.

Ainda assim, dois fatores centrais se mantiveram: o esquema de 3-4-2-1 e Rui Patrício na titularidade na meta.

Na linha defensiva, com Mancini e Ibañez suspensos, Smalling atuou ao lado de Llorente e de Spinazzola, improvisado na zaga. Por sua vez, na primeira linha de meio campo, Zalewski e El Shaarawy atuaram pelas alas, com a faixa central sendo ocupada pela dupla Matic e Wijnaldum.

A dupla de meias Dybala e Pellegrini se manteve um pouco mais avançada com Abraham escolhido para comandar o ataque.

Image
Escalação Giallorossa. Foto – AS Roma/Twitter

 

Dejan Stanković escalou seu time em um esquema espelhado aos adversários com Ravaglia no gol e a linha defensiva sendo formada por Murillo, Amione e Augello.

Na primeira linha de meio campo, Winks e Rincón formaram a dupla central, com Zanoli e Duricic pelas alas direita e esquerda respectivamente. Um pouco mais a frente, Léris e Cuisance e, por fim, o goleador Gabbiadini mais uma vez foi o escolhido para comandar o ataque.

Image
Escalação da Samp. Foto – UC Sampdoria/Twitter

Primeiro tempo

Image
Zalewski e Djuricic disputam a bola. Foto – AS Roma

 

A partida começou bastante acelerada, com a Roma tendo a posse de bola e conseguindo chegar ao ataque. Nos primeiros seis minutos, foram três finalizações da Roma com El Shaarawy, duas vezes, e Dybala, porém, sem sucesso na conversão.

Em disputa de bola, ainda nos minutos iniciais, Abraham chegou forte em Rincón e acabou amarelado. Pouco depois, o camisa 9 da Roma sofreu uma falta na intermediária que levou perigo. Por sorte da Sampdoria, a cabeçada de Smalling foi para fora.

Aos 10 minutos, Dybala tentou puxar um contra-ataque mas acabou sendo parado por Murillo que recebeu o segundo cartão amarelo do jogo, o primeiro para a Samp.

O jogo ficou disputado com as equipes tendo bastante dificuldade em chegar ao terço final de ataque, até os 19 minutos quando os visitantes conseguiram sua primeira finalização na partida.

Cuisance finalizou da entrada da pequena área, parando na boa defesa de Rui Patrício. Ainda assim, a Sampdoria pareceu acordar depois do tento e procurou trabalhar mais a bola quando tinha a posse ao seu favor.

Aos 25 minutos, Winks tentou um passe na entrada da pequena área mas a bola bateu no braço de Llorente. Com isso, a Samp conseguiu uma falta perigosa e uma grande oportunidade.

Gabbiadini foi para a cobrança e bateu bem, mas melhor ainda foi Rui Patrício para fazer a defesa sem deixar chances para rebotes.

Enfim, aos 30 minutos, a Roma voltou a chegar bem no seu campo de ataque. Llorente cabeceou bem após cobrança de escanteio, porém, a defesa conseguiu o desvio salvando a Samp do gol.

Os romanistas conseguiram uma sequência de escanteios nos minutos seguintes que terminou com mais um lance perigoso de um defensor na pequena área. Desta vez, com Smalling que cabeceou para fora dando apenas um tiro de meta para Ravaglia.

Aos 36, Wijnaldum teve a melhor chance do jogo até então: o meia recebeu dentro e bateu colocado buscando tirar a bola do goleiro. A bola, no entanto, parou na trave. Pouco depois, El Shaarawy finalizou de fora da área mas parou na defesa do goleiro adversário.

A pressão romanista seguiu até o final do primeiro tempo. Zalewski, Pellegrini e Abraham chegaram perto de abrir o placar. Contudo, Ravaglia e o azar impediram que a bola entrasse no gol. Sendo assim, a partida foi para o intervalo empatada sem gols.

Segundo tempo

Dybala basicamente matou o jogo para a Roma já nos minutos finais. Foto – Fabio Rossi/AS Roma

 

Na volta do intervalo, o jogo ficou mais disputado e logo no início isso se traduziu em expulsão. Em uma tentativa de descida da Roma com Abraham, Murillo parou o atacante adversário com uma falta dura e tomou seu segundo amarelo na partida.

Na cobrança de falta, Pellegrini levantou na área e Smalling apareceu para cabecear. Abraham vinha fechando no rebote, porém, a defesa conseguiu afastar o perigo.

Com um a menos, Stanković fez a primeira mudança no seu time no jogo: Murru entrou no lugar de Cuisance, o que levou à Sampdoria a adotar uma formação com quatro defensores.

Porém, não demorou muito para a Roma se aproveitar da vantagem. Perto dos 15 minutos, Matic levantou a bola na área e Wijnaldum, de cabeça, de muito perto, acertou o centro do gol para abrir o placar. Mesmo com o gol, Mourinho fez uma mudança: Abraham deixou o campo para a entrada de Belotti.

Os donos da casa seguiram pressionando em busca do segundo gol para matar a partida. Contudo, sem sucesso.

Precisando de pontos no campeonato, em desvantagem numérica e no placar, Stanković promoveu mais duas mudanças na Samp: Tomás Rincón e Manolo Gabbiadini deixaram o campo par as entradas de Paolette e Lammers.

O domínio da Roma seguiu com os comandados de José Mourinho conseguindo boas chegadas e também tendo oportunidades em bolas paradas. A melhor chance veio com Dybala já aos 33 minutos – o argentino pegou com categoria da entrada da área, mas a bola acabou passando perto do travessão e saindo.

Para os 10 minutos finais, mais uma mudança nos donos da casa: Pellegrini deixou o campo para a entrada de Solbakken. Pouco depois, Celik foi para jogo, entrando no lugar de Zalewski.

Spinazzola entrou bem na área e finalizou com Ravaglia mais uma vez salvando e cedendo escanteio à Roma. A cobrança foi direto na cabeça de Smalling que cabeceou muito bem, mas também parou no goleiro da Sampdoria.

Na jogada que se sucedeu, Wijnaldum apareceu bem dentro da área mais uma vez. O holandês driblou Ravaglia, que acabou cometendo o pênalti. Dybala foi para a cobrança e, com categoria, converteu. No último minuto do tempo regulamentar, enfim, os Giallorossi mataram a partida.

Após o segundo gol dos adversários, Malagrida entrou no lugar de Winks do lado da Samp em um jogo que não parecia trazer mais surpresas. Porém, Solbakkern viu El Shaarawy passando livre pela esquerda e virou muito bem a bola buscando o camisa 92, que bateu de primeira para fazer o terceiro gol romanista.

Assim, o jogo acabou com a vitória da Roma por 3 a 0. Resultado que colocou os donos da casa de novo no G4 da Serie A TIM e dificultou ainda mais a caminhada da Sampdoria pela permanência na primeira divisão do futebol italiano.

Próximos Compromissos

Ambas as equipes voltam a campo apenas no próximo sábado (8) para disputar a 29ª rodada da Serie A TIM.

ÀS 11h30 (horário de Brasília) a Sampdoria recebe a Cremonese no Luigi Ferraris enquanto às 13h30 (horário de Brasília), a Roma enfrenta o Torino no Estádio Olímpico de Turim.

você pode gostar também