Apesar do susto inicial e da grande tensão até os últimos minutos, a Roma fez bonito diante de sua torcida e venceu o Spezia, de virada, no Estádio Olímpico em jogo válido pela última rodada do Campeonato Italiano.
Escalação
Para a última partida da temporada, Mourinho promoveu algumas mudanças. Começando por Svilar sendo titular na meta. Na defesa, a opção foi por Mancini, Smalling e Celik. El Shaarawy e Zalewski foram os escolhidos para começar nas alas com Cristante e Bove pela faixa central no setor. Como meias atacantes, a opção foi por Dybala e Pellegrini com Belotti no comando do ataque.
Em busca da escapada do rebaixamento, Leonardo Semplici escalou o Spezia no 3-5-2 com Zoet no gol e a defesa escalada com Nikolaou, Ampadu e Wisniewski. No meio campo, Reca e Adou pelas alas com Zurkowski, Esposito e Bourabia pelo cento. Enfim, o ataque foi escalado com a dupla Gyasi e Nzola.
Primeiro tempo
Mesmo em casa, ressaca da Roma após a derrota na decisão da Europa League e o mau momento na reta final do campeonato pareceram seguir afetando o time da capital. Logo aos seis minutos de jogo, Nikolaou abriu o placar para o Spezia. Após cobrança de falta, a bola sobrou na entrada da área para Bourabia, a finalização do camisa 6 acabou virando um levantamento para o meia grego que cabeceou para abrir o placar.
Em desvantagem no placar, a Roma se lançou ao jogo e empilhou boas chances ao longo da primeira etapa. Porém, grande parte das vezes não tendo objetividade. No entanto, aos 43 minutos, os Romanistas foram recompensados pela sua insistência. Zalewski recebeu pela esquerda e finalizou com categoria, de fora da área e com bastante efeito, para emptatar. Assim, a partida foi para o intervalo com o empate em 1 a 1 no placar.
Segundo tempo
A etapa complementar começou de forma muito parecida com a história de grande parte dos 45 minutos iniciais, com o time de José Mourinho criando boas jogadas e chegando com certa frequência ao seu terço ofensivo. Porém, a falta de objetividade se manteve e as chances, apesar de promissoras, não eram aproveitadas. Perto dos 15 minutos, Dybala recebeu e conduziu, entrando na pequena área do Spezia. O argentino tentou a finalização, no entanto, a bola quicou algumas vezes no chão antes de sair raspando a trave direita da meta defendida por Zoet.
Com o jogo se encaminhando para o fim e apenas a vitória interessando aos dois lados, a partida ficou quente e bastante disputada. Em um lance de disputa no ataque, Abraham, que entrou no lugar de Belotti na segunda etapa, acabou pisando estranho e a lesão no joelho pareceu bem séria. O camisa 9 da Roma acabou não ficando nem 20 minutos em campo.
Aos 43, mais uma vez, os Giallorossi geraram a chance que os colocou na frente do placar. El Shaarawy foi derrubado na área e o árbitro marcou a penalidade. Dybala cobrou muito bem e colocou a Roma na frente do placar. Com as paralizações longas na etapa complementar, o jogo teve, ainda, oito minutos de acréscimo e no último minuto o Spezia, lutando pela permanência, tentou uma última vez. Porém, Svilar saiu bem do gol para evitar o gol de empate do time da Ligúria. Sendo assim, a partida terminou com a vitória Romanista por 2 a 1.
O play-off de manutenção
A temporada da Roma terminou oficialmente com a vitória deste domingo, no entanto, o Spezia ainda terá mais um jogo e será uma verdadeira decisão.
Pela primeira vez na história da Serie A, a última equipe rebaixada será confirmada após uma partida de play-offs, em campo neutro. O Spezia, portanto, disputará a permanência com o Hellas Verona, já que as duas equipes terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos.