Roma e Bologna se enfrentaram na capital italiana na tarde desta quarta-feira (4). No Estádio Olímpico, os donos da casa marcaram logo no início da partida, de pênalti, e conseguiram sustentar o resultado para garantir os três pontos. Com isso, a Roma chega aos 30 pontos e se reaproxima da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa.
José Mourinho escalou seu time com a tradicional linha de três defensores e dando preferência a nomes mais experientes no meio de campo. Depois de voltar de lesão e conquistar a Copa do Mundo, Dybala voltou à titularidade dos Giallorossi.
Thiago Motta, por sua vez, optou por manter o esquema e grande parte dos nomes que foram titulares nas últimas partidas antes da parada para a Copa do Mundo, com destaque para Marko Arnautovic, vice-artilheiro da Serie A, no comando de ataque.
Primeiro tempo
Logo aos quatro minutos de jogo, Dybala sofreu falta dentro da área e conquistou um pênalti a favor da Roma. Pellegrini bateu e converteu, colocando os donos da casa em uma situação confortável para o restante do jogo.
Com isso, o Bologna buscou tomar iniciativa e o fez controlando a posse de bola. Porém, a posse de bola foi pouco objetiva, com os Rossiblu criando poucas chances ofensivas que oferecessem perigo real à meta de Rui Patrício.
A Roma, por sua vez, não deixou que o controle dos adversários fosse tão amplo. Ou seja, teve menos a posse de bola, mas, quando a teve, trabalhou bem para chegar ao ataque. Inclusive, chegando mais e levando mais perigo que o Bologna.
Apesar das chegadas, os comandados de José Mourinho não conseguiram ampliar a vantagem no placar. Portanto, a partida foi para o intervalo com a Roma na frente por 1-0.
Segundo tempo
O mesmo cenário dos 45 minutos iniciais se manteve na etapa complementar. Ou seja, os visitantes tinham o controle da bola, porém, não conseguiam se aproveitar disso para empatar a partida.
Inclusive, o Bologna conseguiu ampliar seu controle de posse sobre a Roma. Ainda assim, os Giallorossi chegavam mais e com mais perigo ao gol. Nesse sentido, ambos os treinadores fizeram mudanças na tentativa de mudar o panorama. O Bologna, visando aumentar o poder ofensivo, e a Roma buscando mais controle no meio de campo sobretudo a partir da entrada de Matic.
Contudo, apesar dos seis minutos de acréscimo devido as paralizações por faltas ao longo do segundo tempo, o cenário e o placar permaneceram os mesmos até o apito final.
Próximos compromissos
Roma e Bologna voltam a campo para a disputa da 17ª rodada da Serie A TIM já no fim de semana. No domingo (8), a Roma vai ao San Siro enfrentar o Milan, com o confronto tendo início às 16h45 (horário de Brasília). Por sua vez, o Bologna recebe a Atalanta no Renato Dall’Ara na segunda-feira (9) às 16h45 (de Brasília).