Após a derrota na final da Europa League no último meio de semana, a Roma tem um último compromisso na temporada, contra o Spezia, e precisa vencer para se garantir na próxima edição da competição da qual foi vice-campeã na temporada. Por sua vez, o Spezia segue na batalha pela permanência na Serie A e depende apenas de si para isso.
Roma
Depois de sair na frente do placar em Budapeste no meio da semana, grande parte da Europa esperava que José Mourinho e seus comandados seguiriam firmes para reivindicar o segundo título continental consecutivo para a Roma. No entanto, o gol contra de Gianluca Mancini mudou tudo e o Sevilla entrou na partida, apesar do título dos espanhóis ter sido decidido nos pênaltis (com Mancini perdendo sua cobrança).
Devido à centralidade da Europa League, Mourinho basicamente desistiu da liga doméstica para se concentrar exclusivamente na competição continental, porém, o tiro saiu pela culatra. Com exceção da Napoli, todos os rivais dos Giallorossi em busca do G4 da Serie A passaram por momentos ruins, sempre dando possibilidades para a Roma terminar a campanha com uma na próxima Liga dos Campeões. Porém, os romanistas não se aproveitaram das oportunidades, emendando uma péssima sequência no campeonato e, agora, não tem mais chances de voltar à Champions na próxima temporada.
Apesar disso, o Spezia é um adversário favorável, historicamente, assim como a força do Olímpico tem feito a diferença para os Giallorossi ao longo de toda a temporada. Em termos de plantel, é bem possível que Mourinho não promova as alterações que promoveu nas últimas semanas, afinal, a Roma ainda tem o que disputar no campeonato. As únicas ausências para a partida são Karsdorp e Kumbulla.
Provável escalação da Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling e Ibañez; Celik, Wijnaldum, Cristante e Zalewski; El Shaarawy e Pellegrini; Belotti.
Spezia
Os comandados de Leonardo Semplici começam o dia fora da zona de rebaixamento, mas curiosamente a segurança ainda está fora de controle já que, se o Spezia permanecer empatado em pontos com o Hellas Verona, independente de qualquer critério de desempate, os dois times disputaram um playout de rebaixamento em campo neutro para decidir quem permanecerá na Serie A em 2023/24.
Além de não depender apenas de si, a perspectivas para o Spezia não são das melhores: nos 19 jogos no campeonato desde meados de janeiro, ou seja, neste segundo turno, a equipe tem apenas duas vitórias, contra as duas equipes de Milão, é verdade, porém, chama mais atenção as 10 derrotas no período. Por ironia do destino, agora, Spezia precisa queo Milan lhes faça um favor e vença o Hellas Verona para que o time da Ligúria dependa apenas de si para se garantir na elite do futebol italiano na próxima temporada.
Para o embate na capital italiana, são apenas três desfalques para o time de Semplici: Holm, João Moutinho e Zovko, todos desfalques por lesão e que já .
Provável escalação do Spezia: Dragowski; Wisniewski, Ampadu e Nikolaou; Amian, Ekdal, Esposito, Bourabia e Reca; Gyasi e Nzola.
Retrospecto Roma x Spezia
O histórico entre os adversários deste domingo não é extenso, sendo apenas sete confrontos disputados até aqui, com a vantagem estando do lado do time da capital. A Roma, portanto, tem quatro vitórias contra duas do Spezia e o confronto restante terminou em empate.
No primeiro turno desta temporada da Serie A, os Giallorossi venceram no Alberto Pico pelo placar de 2 a 0 com os gols sendo marcados por El Shaarawy e Abraham sendo os dois tentos assistidos por Dybala.
Onde assistir Roma x Spezia
A partida será transmitida ao vivo na ESPN 4 (TV fechada) e no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Roma x Spezia
Data: 4 de junho de 2023
Competição: Serie A TIM – 38ª rodada
Local: Estádio Olímpico – Roma, Itália
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Fabio Maresca