José Mourinho assumiu a Roma na última temporada e, como é comum em seus trabalhos, precisou de pouco tempo para deixar sua marca. Em pouco menos de um ano no comando, comandou a equipe ao título histórico dos Giallorossi na UEFA Conference League.
A conquista não representou apenas o primeiro título continental expressivo do clube romano. Mas também um feito inédito na história do futebol: Mourinho é o único treinador do mundo a ter conquistas dos três troféus principais do futebol de clubes europeu.
Foco no longo prazo
Apesar de as campanhas da Roma não serem desastrosas até aqui, é fato que estão aquém do esperado. No momento, ocupa apenas a sexta colocação da Serie A e na Europa League está em terceiro do grupo, correndo riscos de não avançar na competição.
Em ambas as campanhas, no entanto, é possível reverter a situação com tranquilidade. Principalmente no campeonato italiano que ainda tem 30 rodadas pela frente. Logo, não há motivo de desespero para os torcedores da Loba, muito menos existem motivos para querer a saída de Mourinho do clube – tanto torcida quanto diretoria entendem isso.
Sendo assim, mesmo com o treinador português tendo contrato até 2024, segundo o jornal ‘Reppublica’, a diretoria do clube italiano planeja uma oferta para ampliar o vínculo de José. Os executivos romanistas querem impedir que cheguem ofertas externas que possam tirar Mourinho do clube em um futuro não tão distante.
É evidente a fé que a Roma deposita no trabalho de seu treinador que, até aqui, comandou a equipe em 66 partidas, somando 35 vitórias, 13 empates e 18 derrotas. Além é claro, da conquista da Conference League.
Como o mundo do futebol bem conhece, se tem alguém capaz de elevar o clube da capital italiana a outro patamar, esse alguém é José Mourinho. Na última janela de verão, a Roma fez ótimas contratações que trazem mais qualidade e experiência para um time que conta com muitos jovens talentos. Com um plantel equilibrado e um treinador brilhante na beira do campo, as perspectivas para os Giallorossi são as melhores possíveis.