Com a liberação do São Paulo, Athletico acertou a contratação de Nikão por empréstimo até o fim deste ano, quando também acaba o contrato com o clube paulista. O meia está de volta ao Furacão após duas temporadas rodando pelo Brasil. Uma atuando pelo Tricolor Paulista e a outra pelo Cruzeiro.
O acerto foi feito de maneira repentina. Isso porque a janela de transferências no Brasil para jogadores que atuaram nos Estaduais fecha nesta sexta-feira. Ele deve chegar a Curitiba já neste fim de semana e deve acompanhar o duelo entre Athletico e Internacional de dentro do Estádio.
Segundo o GE, Nikão foi um pedido de Cuca ao departamento de futebol do Furacão. Ele já havia entrado na mira da equipe catarinense no início do ano, mas o técnico Thiago Carpini, demitido nesta quinta-feira, optou por utilizá-lo.
Sem jogar desde fevereiro, Nikão fez apenas seis partidas no ano. Em março, teve uma tendinite de Aquiles bilateral e perdeu alguns jogos da equipe. Porém, ele já vinha treinando no CT e não deve ser um problema para o Athletico.
Comprado em 2022 por cerca de R$ 10 milhões, quando assinou um contrato de três temporadas, Nikão ficou um ano no MorumBIS, com 32 partidas, quatro gols e quatro assistências. No Cruzeiro, em 2023, fez 31 jogos, com quatro gols e três passes. Neste ano, foram seis jogos no time paulista.