Um dos destaques da base do Flamengo nos últimos anos, ainda em janeiro o atacante Petterson foi emprestado ao Athletico-PR. O jogador ficaria por um ano no Furacão, com direitos econômicos fixados em três milhões de euros (R$16 milhões na cotação do momento da transição).
Pelo Athletico, Petterson participou de apenas um jogo contra o Londrina, pelo Campeonato Paranaense. Ele entrou no segundo tempo da partida e acabou marcando o gol da vitória do Rubro-Negro. Isso pois, pouco depois de sua estreia, o jogador cometeu um ato de indisciplina e foi afastado das atividades com a equipe profissional há cerca de dois meses.
Mesmo com a mudança de comando na equipe, com a chegada de Cuca no início de março, a situação do atacante não mudou. De acordo com os setoristas Heitor Machado e Rodrigo Faraco do ge, o treinador do Furacão chegou a ser procurado pelo staff de Petterson pouco depois de sua chegada. Mas, o staff foi informado pelo clube que a decisão de mantê-lo afastado era institucional e não seria alterada.
Diante dessa situação, o Avaí, que disputará a Série B do Brasileirão nesta temporada, manifestou o interesse em contar com o atleta e o Athletico não se opôs. O clube catarinense já chegou a um acordo com o Flamengo para realizar uma composição salarial e, agora, corre contra o tempo para finalizar os trâmites nesta sexta-feira (19), prazo para a inscrição de novos atletas.