Atlético Mineiro vence o Cruzeiro, no Mineirão, e conquista o Campeonato Mineiro de 2024

Em uma partida eletrizante, o Galo conquista a taça pelo quinto ano consecutivo.

Nesse domingo (07), o Cruzeiro recebeu o Atlético Mineiro, no Mineirão, para a final do Campeonato Mineiro de 2024. Ambos os times pouparam jogadores em suas respectivas partidas nas competições continentais, na quinta-feira (04), para chegarem com força total para a partida. A equipe celeste tinha a vantagem do empate, mas o Galo conseguiu uma excelente virada para garantir o título de campeão mineiro pela 49ª vez em sua história.

Primeiro Tempo

A primeira etapa foi equilibrada e terminou empatada por 0x0. Foto: Pedro Souza / Atlético

 

O primeiro tempo da partida foi equilibrado e nenhuma das equipes conseguiu uma vantagem no placar. O Atlético Mineiro apostou em lançamentos longos e, assim, criaram as melhores oportunidades. Em duas oportunidades, Paulinho recebeu lançamentos dos zagueiro e ficou cara-a-cara com Rafael Cabral. Na primeira, chutou por cima do travessão e na outra, finalizou fraco e para fora do gol.

O lance que marcou a etapa aconteceu nos acréscimos. Hulk recebeu uma bola em profundidade e o zagueiro Neris, do Cruzeiro, segurou o braço do atacante e o derrubou na entrada da área. O árbitro não marcou nenhuma irregularidade no lance, o que deixou os jogadores e a comissão atleticana revoltados. O jogador saiu para o intervalo com dores no pescoço, após o lance.

O empate momentâneo dava vantagem para o Cruzeiro, que com 2×2 no agregado, estava conquistando o título por fazer a melhor campanha da primeira fase.

Segundo Tempo

Hulk converteu o pênalti que colocou o Atlético Mineiro na liderança. Foto: Pedro Souza / Atlético

 

Logo no início da segunda etapa, o Atlético Mineiro teve uma excelente oportunidade com Paulinho, mas Neris bloqueou a finalização com um carrinho. Após o lance, o Cruzeiro construiu um ataque que, com um cruzamento de Matheus Pereira na segunda trave, Mateus Vital subiu de cabeça para concluir e abrir o placar para a equipe celeste, aos 10 minutos.

Em apenas 25 minutos, a equipe atleticana mudou o rumo da partida. O meia Otávio recebeu a bola pela esquerda e acertou um excelente cruzamento para Saravia, que subiu sozinho para cabecear e encobrir o goleiro, trazendo o Atlético de volta para a disputa aos 20 minutos. Pouco tempo depois, Lucas Silva, do Cruzeiro, impediu um cruzamento do Galo com a mão e, após análise do VAR, foi marcado pênalti. O atacante Hulk converteu a cobrança, com frieza, virando o jogo e deixando o Atlético Mineiro com uma mão no troféu.

No final do tempo regulamentar, o atacante Dinenno, do Cruzeiro, recebeu um cruzamento da área, dominou e marcou o gol, porém, foi corretamente anulado, por impedimento, pela assistente. Após o árbitro adicionar 8 minutos de acréscimos, a Raposa foi para tudo ou nada para tentar marcar o gol do título. Com a defesa vulnerável, Paulinho encontrou Gustavo Scarpa, desmarcado, em profundidade, que fez um belo drible em Cabral, marcando o terceiro gol do Galo e garantindo a vitória, por 3×1, e o título de campeão Mineiro pelo quinto ano consecutivo, o 49° de sua história.

Destaque da Partida

O lateral Renzo Saravia foi o destaque da partida. O jogador teve uma excelente performance defensiva, marcou presença em todo o campo e fez o primeiro gol do Atlético Mineiro, sendo crucial para a conquista do campeonato.

Próximos confrontos de Cruzeiro e Atlético Mineiro

O campeão Atlético Mineiro retorna ao campo na quarta-feira (10), às 19:00 (horário de Brasília), para enfrentar o Rosario Central pela Copa Libertadores. Já o Cruzeiro, enfrentará o Alianza Petrolera na quinta-feira (11), às 21:00 (horário de Brasília), pela Copa Sul-Americana.

 

você pode gostar também