Neste sábado (20), às 21h00 (horário de Brasília), o Atlético Mineiro recebe o Cruzeiro, na Arena MRV, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Apenas duas semanas após o último Atlético Mineiro x Cruzeiro, com a vitória do Galo na final do Campeonato Mineiro, os times voltam a se enfrentar nas competições nacionais.
Atlético Mineiro
O Atlético Mineiro chega para o confronto após empatar com o Criciúma, na última quarta-feira (17), por 1 x 1. A equipe liderava até os 40 minutos do segundo tempo, quando Matheusinho igualou para o Carvoeiro. No momento, o Galo ocupa a 14ª posição do campeonato, com 2 pontos, tendo empatado ambas as partidas que disputou.
Para o clássico de sábado, o Atlético Mineiro tem a pressão de vencer a Raposa, no seu novo estádio, pela primeira vez. Em três confrontos contra o rival na Arena MRV, o Galo empatou uma vez, após ter uma liderança de 2 gols, e perdeu duas. Caso não vença no fim de semana, igualará a pior marca, desde 2016, de jogos consecutivos sem vencer o Cruzeiro como mandante.
O técnico Gabriel Milito precisará modificar sua escalação pela 7ª vez em 7 jogos no comando do clube. O meia Rubens sofreu uma lesão contra o Criciúma e aguarda o resultado de exames, mas é certo que não jogará no clássico. Por outro lado, o zagueiro Jemerson não participou da última partida e pode atuar no fim de semana, disputando a titularidade com Igor Rabello e Bruno Fuchs. Milito pode contar, também, com o volante Battaglia. O argentino cumpriu suspensão na rodada passada e é opção para o treinador.
Provável escalação do Atlético Mineiro: Everson; Saravia, Lemos, Jemerson (Fuchs) e Arana; Battaglia, Franco, Scarpa (Igor Gomes) e Zaracho; Paulinho e Hulk.
Cruzeiro
O Cruzeiro vem de um empate com o Fortaleza por 1 x 1, também na quarta-feira, na Arena Castelão. Após sair atrás no placar e perder Lucas Romero, expulso, já na reta final da partida, Robert conseguiu uma excelente jogada individual pela direita e encontrou Matheus Vital na área, que marcou o gol do empate aos 44 minutos da segunda etapa. O Cabuloso ocupa a 5ª posição, com 4 pontos marcados em um empate e uma vitória.
No último treino antes da partida, a equipe contou com o retorno de Japa, que não atua desde fevereiro, quando sofreu uma lesão no pé direito. Na temporada anterior, o jovem jogador atuou em 4 partidas com Fernando Seabra, no final do campeonato, sendo titular nos jogos contra Botafogo e Palmeiras. Além do volante, o Cruzeiro também contou com a presença de Rafael Bilu, liberado para iniciar sua preparação física após romper o Tendão de Aquiles em maio de 2023.
O treinador Fernando Seabra terá alguns desfalques para a partida. O atacante Juan Dinenno ainda se recupera de lesão e não estará disponível para a partida. Além do argentino, o volante Lucas Romero foi expulso na última partida e está suspenso. Seabra tem utilizado três meias com características defensivas para liberar a atuação ofensiva de Matheus Pereira, então, sem Romero, é esperado que José Cifuentes ou Felipe Machado ocupem a posição.
Provável escalação do Cruzeiro: Anderson; Marlon, Zé Ivaldo (João Marcelo), Neris e William; Lucas Silva, Machado (Cifuentes) e Ramiro; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva.
Retrospecto de Atlético Mineiro x Cruzeiro
Ao longo da história do clássico, as equipes se enfrentaram 390 vezes. O Atlético leva a vantagem com 154 vitórias, contra 130 do Cruzeiro, com o duelo terminando empatado em 106 ocasiões. No último jogo, o Galo venceu no Mineirão, por 3 x 1, para conquistar o Campeonato Mineiro de 2024.
Onde assistir Atlético Mineiro x Cruzeiro
A partida será transmitida no SporTV (TV fechada) e no Premiere (pay-per-view).
Ficha técnica
- Jogo: Atlético Mineiro x Cruzeiro
- Competição: Campeonato Brasileiro – 3ª rodada
- Estádio: Arena MRV – Belo Horizonte
- Horário: 21h00 (horário de Brasília)
Arbitragem de Atlético Mineiro x Cruzeiro
- Árbitro: Ramon Abatti Abel – SC (FIFA)
- Assistente 1: Rafael da Silva Alves – RS (FIFA)
- Assistente 2: Alex dos Santos – SC
- Quarto árbitro: Sávio Pereira Sampaio – DF
- VAR: Wagner Rewey – ES (VAR-FIFA)
- Assistente do VAR: Helton Nunes – SC