Após empate, fora de casa, contra o Corinthians, o Atlético volta à Arena MRV para o confronto que antecede o clássico do próximo sábado (20). Nesta quarta-feira (17), o alvinegro enfrenta o Criciúma, recém promovido para a primeira divisão. A última partida entre os dois times aconteceu uma década atrás, no Brasileirão 2014. Na primeira rodada, a equipe catarinense tropeçou e somou apenas um ponto no Heriberto Hülse. No elenco, estão o lateral-direito Claudinho, com passagem pela categoria de base do Galo, e o atacante Yannick Bolasie.
Atlético
Com cinco jogos de invencibilidade, o Atlético se prepara para a estreia em casa no Campeonato Brasileiro. Para o duelo contra o Criciúma, Gabriel Milito não terá os jovens Vitor Gabriel e Paulo Vitor, no Departamento Médico, além do zagueiro Bruno Fuchs, que trata um edema na coxa. Suspenso, Rodrigo Battaglia também é desfalque. Edenilson e Patrick, que negociam com outros clubes, estão fora. Brahian Palacios iniciou o processo final de transição e pode retornar aos relacionados.
Provável escalação do Atlético: Everson; Renzo Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Matías Zaracho e Gustavo Scarpa (Igor Gomes); Paulinho e Hulk.
Criciúma
Campeão catarinense em 2024, o Criciúma retorna à primeira divisão após dez anos. Na última semana, a equipe perdeu o artilheiro Renato Kayzer, que estava emprestado pelo Fortaleza. O clube cearense solicitou o retorno do jogador, que passará a integrar o elenco do Leão. Em contrapartida, o zagueiro Wilker Ángel e o atacante Felipe Vizeu estão recuperados e voltam ao time. Gustavo, Jonathan e Tobias Figueiredo continuam fora.
Provável escalação do Criciúma: Alisson; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel (Walisson) e Miguel Trauco; Barreto, Higor Meritão e Marquinhos Gabriel; Fellipe Mateus, Marcelo Hermes e Arthur Caike (Eder).
Restrospecto entre as equipes
Pelo histórico entre as equipes, pode-se considerar o Criciúma como um algoz atleticano. O retrospecto é amplamente favorável ao tricolor, com dez triunfos em 21 jogos. O alvinegro, por sua vez, venceu apenas cinco vezes, e outros seis confrontos terminaram empatados.
Em 1991, durante a campanha de seu maior título nacional, a Copa do Brasil, o Tigre, comandado por Felipão, eliminou o Galo nas oitavas-de-final. No último encontro entre ambos, no Majestoso, pelo Campeonato Brasileiro de 2014, vitória do time mandante por 3×1.
Onde assistir Atlético x Criciúma?
A partida terá transmissão exclusiva do Premiere.
Ficha técnica
- Atlético x Criciúma
- Competição: 2ª rodada do Brasileirão.
- Estádio: Arena MRV.
- Horário: 20h (horário de Brasília).
Arbitragem
- Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE).
- Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA).
- Assistente 2: Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE).
- Quarto Árbitro: Artur de Morais Fernandes (GO).
- Árbitro VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).