Classificados às semifinais do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Athletic Club tomaram decisões quanto a seus mandos de campo na fase de mata-mata.
A Raposa receberá o América-MG, pelo jogo de ida, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Segundo informação do jornalista Samuel Venâncio, o América estaria impedido por contrato de atuar no Independência como visitante, o que inviabilizou um acordo com o Cruzeiro. Além disso, o Mineirão estará indisponível na data da partida.
O Athletic Club, por sua vez, receberá o Atlético-MG. E o clube de São João Del Rei foi firme na sua posição: mandará o jogo de ida na sua cidade, sem vender o mando de campo.
Athletic quebra “tradição maldita”
O atual bicampeão do interior tem investido fortemente na estrutura de seu estádio, a Arena Unimed. Mais recentemente instalou quatro refletores para poder realizar jogos no período noturno. No ano passado, devido à falta dos refletores, o Esquadrão realocou seu mando de campo do mata-mata, contra o Cruzeiro, para o Mineirão.
Também é preciso citar que o Athletic quebrará uma tradição incômoda dos clubes do interior: a venda de mandos de campo nas semifinais. Nos últimos 6 anos, todas as equipes do interior realocavam seus mandos de campo para Mineirão ou o Independência. A exceção foi o Boa Esporte, em 2019, e o Tupi, em 2018.
A Regra é clara
A regra das semifinais do Campeonato Mineiro é bem clara: jogos de ida e volta, e a equipe de melhor campanha na fase de grupos decidirá sempre em casa. Em 2023, Atlético-MG e América-MG terão o mando de campo dos jogos de volta, diante de Athletic e Cruzeiro, respectivamente.
Além disso, Galo e Coelho terão a vantagem de se classificar com empates no saldo de gols. Isso significa, por exemplo, que se o Atlético perder para o Athletic por 2 a 0 na ida, mas vencer por dois gols de diferença na volta, estará classificado. Por conseguinte, dois empates também darão a vaga para Atlético e América.