Um dos melhores jogadores do futebol brasileiro nos últimos anos é o atacante Hulk, que fez história por muitos clubes na Europa, e chegou ao Galo em 2021, com 36 anos. Atualmente com 38, o camisa 7 alvinegro segue sendo referência e foi peça fundamental na vitória do Galo diante o Goiás, pela 34º rodada do Brasileirão 2023, por 2×1, no último domingo (12).
Autor do primeiro gol do jogo, Hulk chegou a marca expressiva de 400 gols em sua carreira, um feito histórico para o atleta e para o futebol brasileiro. Pelo Galo, o atacante tem 93 gols e buscar atingir o 100º em breve.
JAPÃO
A carreira de Hulk começou no sub-20 do Vitória, mas ainda jovem, o jogador foi vendido ao futebol japonês onde atuou por algumas equipes da segunda divisão da J-League. Por lá, Hulk marcou 74 gols por três equipes diferentes, o Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e o Tokyo Verdy. Apenas o primeiro time é da elite da J-League.
- Kawasaki Frontale: 3 gols
- Consadole Sapporo: 26 gols
- Tokyo Verdy: 45 gols
PORTUGAL
Porém, o destaque mundial do atacante veio mesmo no Porto, onde ficou por 4 anos e se tornou um dos maiores ídolos da história do Porto. Por lá, Hulk defendeu as cores dos dragões em 169 jogos, com direito a 78 gols. Foi multicampeão, conquistando a Liga Europa de 2010/11, 4 títulos portugueses seguidos e três taças de Portugal, além de 4 supertaças de Portugal.
RÚSSIA
Com destaque mundial e grandes atuações pelo Porto, Hulk chamou a atenção de gigantes da Europa, como o Chelsea e outras equipes, mas acabou escolhendo o Zenit, da Rússia, como o próximo passo de sua carreira. Com atuações magistrais em solo europeu com a camisa azul, Hulk ficou no clube russo por 4 anos, e marcou 77 gols por lá. Conquistando algumas taças como um campeonato russo, uma copa da Rússia e uma supercopa.
CHINA
Com uma passagem estrelada após a Rússia, saindo do mundo europeu, Hulk chegou ao Shangai Sipg da China em 2016, e ficou até o fim de 2020, quando quebrou seu vínculo com o clube devido à atrasos salariais. Pelas cores vermelhas e pretas, Hulk marcou 77 gols, assim como no Zenit, e conquistou poucos títulos, como a liga Chinesa e a Supercopa Chinesa.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Sendo um dos principais nomes do ciclo entre as Copas de 2010 e 2014, o jogador foi convocado e vestiu a camisa 7 no Mundial do Brasil, onde saiu sem marcar gols. Porém, com a amarelinha, Hulk foi destaque em Londres 2012, nas Olímpiadas, quando saiu com a prata, e vencedor da Copa das Confederações de 2013, aqui no Brasil. Pela Canarinho, Hulk marcou apenas um gol oficial. Além disso, marcou outros 10 gols em amistosos.
ATLÉTICO
Por fim, no Galo, onde defende as cores desde 2021 e se sagrou campeão da Copa do Brasil, Brasileirão, Supercopa do Brasil, e três títulos Mineiros, Hulk está perto de bater os 100 gols, chegando à 93 no duelo diante o Goiás, no fim de semana. Porém, o gol marcado foi o de número 400 na carreira do atleta, que tem contrato até o fim de 2025 e planeja se aposentar no clube alvinegro, onde é ídolo máximo e busca novos títulos, como a Copa Libertadores da América.
CONTAGEM FINAL DE HULK
- Kawasaki Frontale: 3 gols
- Consadole Sapporo: 26 gols
- Tokyo Verdy: 45 gols
- Porto: 78 gols
- Zenit: 77 gols
- Shanghai SIPG: 77 gols
- Atlético: 93 gols
- Seleção: 1 gol
- 766 jogos/400 gols