Quem é Gabriel Milito, novo comandante do Galo?

Treinado por Bielsa e Guardiola, Milito iniciou a carreira 3 anos após pendurar as chuteiras.

O Atlético agiu rápido no mercado e acertou a contratação de Gabriel Milito, ex-Argentinos Jrs. O treinador chega para substituir Luiz Felipe Scolari, cujo contrato foi encerrado na última quarta-feira (20).

Nascido em Bernal, na Argentina, El Mariscal, como ficou conhecido, começou a carreira profissional no Independiente. Aos 22 anos, se mudou para a Espanha, onde defendeu o Zaragoza por quatro temporadas.

O então zagueiro ganhou protagonismo no futebol europeu, e foi comprado pelo Barcelona, na época treinado por Frank Rijkard. Na temporada seguinte, porém, se encontraria com Pep Guardiola, com quem conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol, uma Supercopa da Espanha, Champions League e Mundial de Clubes.

Em 2011, Milito volta ao Rey de Copas e decide se aposentar no ano seguinte, após uma série de problemas físicos.

Como jogador, defendeu a Seleção Argentina no período 2000-2011, que inclui participações na Copa das Confederações de 2005, na Copa do Mundo de 2006 e na Copa América, em 2007 e 2011. Na Albiceleste, conviveu com Marcelo Bielsa e Diego Armando Maradona.

Gabriel Milito em sua passagem pelo Barcelona.

 

Gabriel Milito como treinador

Em abril de 2015, retorna ao futebol para dirigir o Estudiantes, onde permaneceu até o fim da temporada. Passaria também pelo Independiente, O’Higgins, e novamente por La Plata, até chegar ao Argentinos Jrs. em 2021.

Gabriel Milito disputou a Copa Libertadores em duas temporadas. Foto: Divulgação/Argentinos Jrs.

No clube de La Paternal, Milito atinge o auge da carreira. Com um modelo de jogo agressivo, alcançou a semifinal da Copa da Argentina e as oitavas da Libertadores em sua primeira temporada. No ano passado, disputou a primeira fase do mata-mata com o Fluminense, quando foi superado por Fernando Diniz.

 

Desempenho no Argentinos Jrs.

Gabriel Milito se destaca por sua energia à beira do campo. Foto: Rodrigo Buendía/AFP.

Foram 135 jogos entre 2021 e 2023, com 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas. 50.9% de aproveitamento.

 

De volta ao trabalho!

Apresentação do técnico ao elenco. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.

Gabriel Milito decidiu afastar-se do banco de reservas em agosto para descansar. Nesse período, recebeu consultas de Cruzeiro, Universidad Católica, do Chile, e Belgrano, da Argentina; mas aceitou apenas o projeto alvinegro.

“Senti que a minha cabeça tinha explodido um pouco e que aqueles jogadores já tinham dado tudo. Nós, como comissão técnica, também lhes demos tudo. Foi algo mútuo. Foram momentos maravilhosos em um clube lindo (…).”

O novo comandante estreia sábado (30), na Arena MRV, contra o Cruzeiro, pela decisão do Campeonato Mineiro. Na sequência, o time segue para a Venezuela, onde enfrentará o Caracas, pela Copa Libertadores. Milito, que cumpre suspensão antiga, será desfalque. O segundo jogo da final do Estadual acontece no domingo (07).

você pode gostar também