Neste domingo(07), em jogo realizado na Arena Fonte Nova, o Bahia recebeu o Vitória para o segundo jogo da decisão do Campeonato Baiano que terminou empatado. Wagner Leonardo marcou para o rubro-negro, enquanto Everton Ribeiro fez o gol para o lado tricolor. Com o resultado, o colossal se sagrou campeão pela trigésima vez e volta a vencer o campeonato depois de sete anos.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter e no Instagram
Primeiro tempo
O Primeiro tempo foi repleto de emoções, teve os 2 gols da partida, expulsão, bola na trave, confusão. Logo aos 3 minutos, em uma tentativa de pressão tricolor no ínicio de jogo, Thaciano na sobra chuta para a defesa de Lucas Arcanjo. Depois disso, só deu Vitória com uma sequências de escanteios que culminou no gol do Leão, aos 13 minutos, Wagner Leonardo pega sobra de chute do Alerrandro e empurra para o fundo do gol abrindo o placar na Fonte Nova.
Após o gol, que aumentou a vantagem do Vitória para 2 gols de diferença, o Bahia saiu mais pro jogo tentando reverter o placar, já o colossal continuou jogando com toques rápidos e congestionando o meio campo tendo mais jogadores naquela região. No entanto, em um contra-ataque puxado por Jean Lucas e Biel que levou até a linha de fundo e cruzou para o tapa de Lucas e no rebote Everton Ribeiro pegou em cheio para estufar a rede e empatar o jogo.
O que se viu depois que o gol tricolor veio foi uma trocação direta entre 2 estilos de jogos, o Bahia com a posse de bola e o Vitória com toques rápidos e contra-ataques. Foi assim que aos 27 minutos, Thaciano limpa 2 jogadores após boa jogada de Cauly e chuta para defesa do goleiro e na sobra Caio Alexandre estava lá para chutar a queima roupa em cima de Lucas.
Aos 29 minutos, Osvaldo saiu na cara do gol e foi derrubado por Rezende na entrada da grande área, no primeiro instante o juiz Emerson Ricardo não marcou nada, mas com auxílio do Var expulsou o jogador do esquadrão deixando o Bahia com 1 a menos ainda no primeiro tempo.
No fim do primeiro tempo, em uma bola tabelada entre PK e Dudu, PK chega cruzando para Rodrigo Andrade vir de trás e chutar exigindo uma ótima defesa de Marcos Felipe.
Segundo tempo
Na segunda metade, os primeiros 15 minutos foram de estudo por parte das 2 equipes. Aos 13 minutos, Matheusinho encontra Iury Castilho na marca do pênalti que pega mal e a bola vai para fora, logo na sequência, em uma saída de bola ruim do Bahia, Alerrandro rouba a bola e manda a esquerda do goleiro do esquadrão.
Depois disso, o jogo se configurou com um Vitória se aproveitando da expulsão e controlando o jogo e um Bahia sem alternativa e ansioso, errando passes e não conseguindo criar jogadas que levassem perigo ao goleiro rubro-negro.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Matheusinho lança a bola para Alerrandro que sai na cara com Marcos Felipe e chuta na trave tricolor. Mais uma vez com Matheusinho, aos 33, em uma bola cruzada por ele, Caio Vinícius mete uma casquinha na bola exigindo a defesa do goleiro tricolor, na sobra William Oliveira de voleio mete a bola na trave esquerda do goleiro.
E assim foi até o final do jogo, com um Vitória valorizando a posse de bola, jogando com tranquilidade e controlando a partida da forma que quer e um Bahia que, diante da expulsão, se viu sem alternativa e errando muitos cruzamentos e passe que acabaram matando a chance tricolor de levar para os pênaltis ou até de virar a partida.
Melhor da partida
Com grande atuação do meio campo rubro-negro, o destaque fica por conta de Rodrigo Andrade que ajudou bastante na marcação e principalmente teve uma grande atuação ofensivamente aparecendo bastante no ataque com tabelas, criação de jogadas e definição delas.
Próximos compromissos de Bahia e Vitória
O Bahia muda de direção e foca na Copa do Nordeste, tricolor joga pelas quartas de finais da copa na quarta(10) contra o Náutico ás 21h30 na Arena Fonte Nova. Já o Vitória volta a jogar apenas no próximo domingo(14) na estreia do Brasileirão contra o Palmeiras, o atual campeão, no Estádio Barradão ás 18h30.