Depois de disputar os dois primeiros jogos do Baianão com uma equipe alternativa por conta da ausência do time principal, que realizava pré temporada na Inglaterra, o Bahia venceu o Jacobina por 5-0 com gols de Rezende; Everton Ribeiro; Everaldo; Kanu e Jean Lucas. A partida realizada na Arena Fonte Nova nesta quarta-feira (24) marcou as estreias de Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas pelo tricolor. Esta foi a primeira vitória do Bahia no Campeonato Baiano depois de um empate e uma derrota.
Primeiro tempo
O cenário do jogo foi como esperado na primeira etapa, com o Bahia dominando a posse de bola e marcando a equipe do Jacobina com linhas altas. O ataque do time de Rogério Ceni foi focado pelos lados do campo, principalmente com apoio do ala Gilberto pela direita, que funcionou bem quando somado à qualidade dos meio-campistas do Bahia. O Jacobina, apesar de ser dominado pelo adversário, teve duas chances para bater pra gol no primeiro tempo, mas ambas sem sucesso.
O Bahia abriu o placar aos nove minutos após um cruzamento de Gilberto que passou direto pela área e sobrou na intermediária para Rezende finalizar forte no canto do goleiro Matheus Cabral. Após o primeiro gol, o Esquadrão não deixou baixar o ritmo e se manteve em cima do Jacobina, quando aos 28 minutos foi marcado um pênalti após Jean Lucas ser derrubado na pequena área – Everaldo foi para a marca da cal, mas desperdiçou a cobrança.
Poucos minutos depois do pênalti perdido, o Bahia contou com dois estreantes para chegar ao segundo gol: Caio Alexandre deu um belo passe de cavadinha para Everton Ribeiro receber a bola livre de marcação dentro da grande área e rematar para o gol. O ala Gilberto vinha causando problemas para a defesa do Jacobina, e aos quarenta e cinco minutos depois de uma jogada individual na linha de fundo, cruzou para o meio da área para Everaldo marcar de cabeça e levar o Bahia para o intervalo com três gols de vantagem.
Segundo tempo
O segundo tempo não diferiu muito do primeiro na questão da posse de bola e do domínio, mas Rogério Ceni efetuou alterações no time com o decorrer da etapa e usou todas as cinco substituições. Porém, mesmo com a equipe alterada quase pela metade, o Bahia seguiu em cima do Jacobina e buscou esticar o placar.
Aos 28 minutos, Cauly bateu escanteio e assistiu Kanu para marcar de cabeça e amplicar o placar para 4-0.Buscando poupar seus reforços fisicamente, Ceni não esperou muito para substituir Everton Ribeiro e Caio Alexandre, que deram lugar à Yago Felipe e Sidney. As mudanças não demoraram pra surtir efeito: aos trinta e um minutos, Yago Felipe recebeu a bola em velocidade e cruzou para Jean Lucas marcar na sua estreia.
Após o quinto gol, o Bahia seguiu controlando as ações e criando oportunidades de gol. Jogadores como Rafael Ratão, Gilberto e Ademir tiveram ocasiões para marcar, mas não sem sucesso.
Melhor da partida
Everton Ribeiro foi eleito o craque do jogo com um gol e sendo um dos responsáveis por grande parte das chances de perigo do Bahia enquanto esteve em campo. Menções honrosas para Gilberto e Kanu que também foram destaques no jogo.
Próximos compromissos de Bahia e Jacobina
Ambas equipes retornam a campo no próximo sábado (27) ainda pelo Campeonato Baiano. O Bahia vai à Feira de Santana enfrentar o Bahia de Feira, enquanto o Jacobina recebe o Barcelona de Ilhéus em sua casa. As duas partidas contarão para a quarta rodada do Baianão.