Em jogo realizado na Arena Fonte Nova, na noite deste domingo(16), Bahia e Vitória se enfrentaram no jogo de ida válido pela final do Campeonato Baiano, com o placar final de 2×0 para o tricolor Baiano. Os gols da partida foram marcado por Gabriel Xavier de cabeça e por Erick Pulga.
Primeiro tempo

O clássico começou elétrico, com o Bahia pressionando em cima o Vitória e não deixando a defesa rubro-negra relaxar. Logo aos 6 minutos, Everton cobrou falta pela esquerda do campo, Gabriel Xavier subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o funda rede, para abrir a decisão na Fonte Nova. Bahia 1×0 Vitória. Logo depois, aos 7 minutos foi a vez de Jean Lucas chutar para fora e assustar o goleiro Lucas Arcanjo.
Em sequência, aos 8 minutos, depois de Fabrício brigar pela bola dentro da área, ela sobrou para William Oliveira chegar batendo com a perna esquerda e mandar para fora. Depois disso, o jogo seguiu em alta voltagem, com muita disputa e correria, mas com menos oportunidades claras de gols. Em uma das confusões, os jogadores visitantes pediram expulsão após cabeçada de Everton Ribeiro em Neris.
Aos 34 minutos, Jean Lucas recebe livre no centro da grande área, demora para definir e William Oliveira aparece para bloquear o chute e salvar o Leão. Já aos 46 minutos, Arias faz lançamento na direita e não encontra ninguém, porém Pulga foi mais rápido que Neris, roubou a bola e bateu cruzado na saída do goleiro rubro-negro. Bahia 2×0 Vitória.
Segundo tempo

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, eletrizante e muito rápido. Logo no primeiro minuto de jogo, mais uma vez, Neris derruba Pulga dentro da área e é marcado pênalti para o Esquadrão. Depois de algumas confusões e bolinhos em volta do árbitro, Lucho foi para cobrança e Lucas Arcanjo defende bem o pênalti acertando o canto e pulando bem na hora.
Depois disso, o jogo se tornou monótono e truncado sem nenhum grande lance por parte dos dois lados, apenas chegadas e chutes distantes do gol. Aos 15 minutos, Everton cobra falta de longe nos pés de Cauly, que domina girando e chuta para fora.
Após isso, mais um período de substituições com muitos poucos lances criativos e de perigos para os dois lados. Só no final do jogo, aos 43 minutos, Nestor recebeu livre dentro da área e bate forte de esquerda, mas Arcanjo faz bela intervenção. Já aos 46 minutos, Erick Pulga subiu livre e cabeceou para fora assustando o arqueiro rubro-negro. O Bahia dominou completamente o Vitória no jogo, tanto defensivamente com pressão na saída de bola e roubos importantes, quanto ofensivamente sendo eficiente e perigoso quando chegava. Final de jogo: Bahia 2×0 Vitória.
Melhor da partida
O melhor jogador da partida foi o atacante Erick Pulga que buscou jogo o tempo todo, fez gol e foi o jogador que mais levou perigo para a defesa adversária, além disso está fazendo uma excelente temporada de estreia com a camisa tricolor e claro, provocou os rubro-negros.
Próximos compromissos de Bahia e Vitória
O Bahia entra em campo nesta próxima quarta(19), desta vez no estádio Rei Pelé, às 19h00 (Horário de Brasília), pra enfrentar o Csa pela Copa do Nordeste, time que lidera o grupo b, 3 pontos a frente do tricolor baiano que está na vice-liderança. Já o Vitória também voltará a campo pela Copa do Nordeste, também na quarta(19), às 21h30 (Horário de Brasília) para jogar dentro de seus domínios, no Barradão, contra a Sport, um clássico nordestino de peso.