O Bahia recebeu o Barcelona de Ilhéus na Arena Fonte Nova nesta quarta-feira (31) pela sexta rodada do Campeonato Baiano e venceu por 2 a 0. O treinador Rogério Ceni optou por começar com uma escalação mais variada, usando alguns jogadores que ainda não haviam sido titulares, como: Gabriel Xavier, Ryan, Yago Felipe, Thaciano e Ademir. Com essa vitória, o tricolor assume de forma momentânea a liderança do Baiano e conta com tropeço do Vitória para não cair para a segunda colocação.
Primeiro tempo
Logo nos primeiros instantes de bola rolando, o Barcelona levou perigo ao gol do Bahia. No primeiro minuto de jogo, o atacante Natan Andre teve duas oportunidades claras de gol na pequena área, mas parando no goleiro Adriel. O Bahia encontrou algumas dificuldades para construir seu ataque de forma perigosa por conta da intensidade que o Barcelona apresentou. Até que aos dezesseis minutos, depois de um cruzamento de Gilberto, Cauly finalizou de primeira, obrigando o goleiro Thiago Passos a fazer uma boa defesa e mandar a bola para escanteio.
Aos dezenove minutos, mais uma finalização de Cauly, dessa vez para fora. No minuto vinte e três foi a vez de Gilberto tentar, e ao receber cruzamento de Cauly, o lateral cabeceou a bola na trave dando susto à defesa do Barcelona. Com vinte e oito minutos, Thaciano recebeu cruzamento dentro da grande área, porém finalizou com pouca força nas mãos do goleiro Thiago Passos. No minuto seguinte, Thaciano tem mais uma oportunidade de finalizar dentro da área, mas foi impedido pelo defensor do Barcelona, que tirou a bola quase que em cima da linha do gol.
Os momentos de perigo do Bahia no jogo foram se sucedendo, enquanto o volume de jogo do Barcelona apenas diminuía com o passar do tempo. Contudo, apesar de ter bem menos posse da bola, o time do treinador Betinho soube chegar ao ataque por via de transições rápidas e pôde finalizar algumas vezes. A mais perigosa das finalizações do time de Ilhéus foi um chute de fora da área do atacante Dionas Bruno que foi parado por uma boa defesa do goleiro Adriel.
Segundo tempo
Depois de um primeiro tempo dominante, porém com algumas brechas cedidas para o Barcelona atacar, o Bahia voltou para o segundo tempo com a mesma proposta de jogo. O tricolor se mantinha em cima com boa parte das suas jogadas sendo criadas pelo lado direito do ataque, Gilberto era a principal peça acionada por este lado.
Com oito minutos, Yago Felipe aproveita bola sobrada na frente da área e finaliza de fora com perigo – a bola passou ao lado da trave. Aos onze minutos, Everaldo cruzou para a área e Everton Ribeiro apareceu de surpresa para finalizar de cabeça no canto e abrir o placar para o Bahia. Com o decorrer do segundo tempo, Rogério Ceni foi efetuando alterações na sua equipe, e por volta dos vinte e cinco minutos já havia utilizado 4/5 substituições que tinha à disposição.
Mesmo atrás do placar e jogando fora de casa, o Barcelona não se acovardou e seguiu tentando propor seu jogo ao mandante. O time visitante teve lances de perigo em jogadas de transição rápida para o ataque, mas pecou nas finalizações e perdeu chances de empatar o placar. Até que aos trinta e nove minutos, Rafael Ratão recebeu um belo passe em profundidade de Thaciano e invadiu a grande área, finalizando por baixo do goleiro Thiago Passos e ampliando para o tricolor.
Melhor da partida
Éverton Ribeiro foi eleito o melhor em campo pela segunda vez na temporada. Autor do gol que abriu o placar, o camisa 10 da Esquadrão foi o destaque do jogo. Menções honrosas para Gilberto e Yago Felipe que também fizeram um excelente jogo.
Leia também: Bahia anuncia Santiago Arias como 6˚reforço da temporada
Próximos compromissos de Bahia e Barcelona
O Bahia volta a campo no próximo domingo (4) em seu primeiro jogo na Copa do Nordeste neste ano. O tricolor enfrentará o Sport Recife na Arena Fonte Novo. Também no domingo, o Barcelona receberá o Jacuipense em casa pela sexta rodada do Campeonato Baiano.