Neste sábado (21), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo de tricolores, o Bahia recebeu o Fortaleza na Arena Fonte Nova. Pressionado pela proximidade da zona de rebaixamento, o Esquadrão de Aço iniciou o jogo atacando o Leão do Pici até conseguir abrir o placar com o zagueiro Kanu. No final, Ratão fechou o placar que garantiu a vitória e a distância de 4 pontos para o Z-4. O Fortaleza, apesar de viver a segunda derrota consecutiva, mantém o foco na final da Copa Sul-Americana.
Com a vitória, o Bahia chega na décima segunda (12º) colocação com 34 pontos e se afasta do Vasco, primeira equipe dentro da zona. Já o Fortaleza, estaciona nos 42 pontos e permanece na oitava posição (8º).
Primeiro tempo
A primeira etapa começou sem muita animação, as duas equipes se estudavam enquanto controlavam a posse de bola. Aos 20 minutos, o jogo esquentou. Em cobrança perfeita de escanteio feita pelo atacante Biel, Kanu subiu mais que todo mundo e testou para o fundo das redes. O Leão do Pici, em desvantagem, se lançou ao ataque com Marinho, que apesar de tentar, não foi efetivo. A partir dos 36 minutos, o Fortaleza passou a levar perigo ao gol defendido por Marcos Felipe. Marinho cobrou falta que passou raspando pela trave. Na jogada seguinte, o lateral Dudu cruzou para área e Thiago Galhardo cabeceou para fora. O Bahia não conseguia criar oportunidades e acabou se fechando para segurar o empate no primeiro tempo
Segundo tempo
A segunda etapa se iniciou com a mesma velocidade do fim da primeira. O Fortaleza passou a dominar a posse de bola e encurralava o Bahia em seu campo de defesa, porém desta vez, a equipe mandante conseguia aproveitar os contra-ataques para levar perigo. Aos nove minutos, Machuca, que havia entrado no lugar de Guilherme, driblou dois jogadores e quase igualou o placar. Prontamente o Bahia respondeu com Cauly e Biel, mas esbarram na pontaria. Aos 25 minutos, Lucero perdeu chance clara de empatar o jogo, o argentino bateu fraco para fora do gol.
Já no final do jogo, a equipe visitante diminuiu o ritmo e permitiu que o Esquadrão colecionasse chances de matar o jogo, até que aos 50 minutos, em lançamento de Marcos Felipe, a zaga do Fortaleza se atrapalhou e Rafael Ratão fechou o placar. 2 a 0 Bahia e alguns dias tranquilos para Rogério Ceni comandar os treinos.
Destaque da partida
Com o ótimo desempenho defensivo, ganhando três duelos aéreos e dois desarmes, o zagueiro Kanu ainda fez o primeiro gol da partida e foi eleito o destaque do jogo entre Bahia x Fortaleza.
Próximos compromissos de Bahia e Fortaleza
Pela 29ª rodada, o Bahia viaja para Minas Gerais, onde enfrenta a equipe do Cruzeiro no Mineirão, às 20h desta quarta-feira. O Fortaleza recebe o Botafogo em casa, na partida que antecede a final da Copa Sul-Americana. O confronto com o líder será na terça-feira (22), às 19h.