Bahia x Fluminense: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

O duelo de tricolores será o encontro de dois times que não conseguiram vencer na estreia do Brasileirão e agora terão a chance de mudar esse cenário

Bahia x Fluminense acontece nesta terça-feira (16), em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, que oficialmente se iniciou neste sábado (13). O jogo será na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, às 21h30.

O Bahia não vem de um retrospecto muito legal para essa sua primeira partida dentro de casa no Brasileirão, já que no sábado estreou com derrota diante do Internacional por 2 a 1, e no início do mês foi vice para o seu maior rival – o Vitória – no Campeonato Baiano. Entretanto, conseguiu avançar para a semifinal Copa do Nordeste, depois de uma vitória bem sólida contra o Náutico nas quartas de final.

O Fluminense – o atual campeão da Libertadores – vinha numa sequência de quatro jogos sem vencer, entre eles três clássicos – 2 derrotas (Flamengo e Botafogo) e 1 empate (Flamengo), tendo sido eliminado no Campeonato Carioca antes da final. Entretanto, na última terça-feira enfrentou o Colo-Colo pelo 2ª rodada da Libertadores, onde finalmente conseguiu sua primeira vitória na competição – apesar de uma atuação apática, sofrida e com alguns pontos negativos -, depois de ter empatado na estreia da competição c0m o Alianza Lima.

Já se tratando de Brasileirão e sua respectiva estreia, o Tricolor das Laranjeiras fez, para muitos, a sua melhor partida nesta temporada de 2024, que até o momento vinha de muitas dúvidas e indignações – com razão – dos torcedores, que julgavam bastante algumas decisões e posturas questionáveis de Fernando Diniz e companhia. Neste sábado, o Flu empatou com o RB Bragantino dentro de casa, com um Maracanã – infelizmente – vazio, mas com um time bem dedicado e que mostrou um bom futebol, ou melhor, mostrou uma notória evolução, ao contrário do Massa Bruta, que fez mais uma péssima atuação.

Bahia

Bahia x Fluminense
Imagens do treino do Bahia, que teve a presença de Dorival Júnior. – Foto: EC Bahia Twitter (X)

O Bahia criou bastante expectativas no torcedor e naqueles que acompanham futebol, devido a todas suas contratações de peso que foram anunciadas para essa temporada, com reforços bem renomados e que já se provaram anteriormente, mas até o momento o Tricolor Baiano não tem mostrado todo esse futebol que se esperava, ou melhor, há uma discordância entre o que se esperava dessa equipe e o que ela vem apresentando.

Claro que é muito cedo – e desnecessário – crucificar uma equipe com tanto potencial como essa, mas até o momento, Rogério Ceni tem passado por muitas turbulência sob o comando do Esquadrão de Aço. No mês passado, foi eliminado pelo Vitória na final do Campeonato Baiano – e pensa numa vitória que amarga o ambiente do Bahia -, enquanto no Campeonato Brasileiro teve uma estreia com derrota, após ficar ter aberto o placar aos 25 do segundo tempo, mas sofrer o empate 2 minutos depois e a virada logo em seguida.

Com boas novas para essa partida, o técnico Rogério Ceni deve optar por não fazer grandes mudanças na equipe em relação ao jogo contra o Inter, visto que não teve muito tempo de treino, entretanto uma volta à equipe titular pode soar especial: Cauly deve iniciar no Esquadrão, enquanto Estupiñan ficará no banco de reservas.

O provável time do Bahia deve ter: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly e Juba; Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.

Fluminense

Bahia x Fluminense
Germán Cano e Jhon Árias, os gringos do Fluzão, no treino pré-jogo. – Foto: Fluminense FC Twitter (X)

Enquanto isso o Tricolor carioca volta a campo depois de uma das suas melhores – quiçá a melhor – partidas do seu ano, já que demonstrou uma melhora num problema frequente da equipe, que era seu meio de campo bem instável. A ‘evolução’ da equipe se dá muito pela volta do Ganso após sua lesão, que vem achando bons passes no trabalho que vem executando por ali.

Outro problema que o Diniz enfrentava na equipe era a falta de velocidade dos dois zagueiros, Felipe Melo e Thiago Santos, na hora da recomposição rápida ou transição defensiva, se preferir. Tanto que o Fluminense estava sofrendo bastante com contra ataques infantis, os quais não podem ser cedidos com tanta facilidade. Uma ‘solução’ – porque não parece ser algo definitivo – de Fernando Diniz foi a utilização de Martinelli como zagueiro, o que deu uma velocidade a mais nessa marcação lá atrás, porém o Flu perdeu o talento do jogador que faz falta no meio de campo com sua atuação de segundo volante.

Então o Fluminense fica nesse paradoxo, não sabe se usa o Martinelli como zagueiro para resolver o problema defensivo, porém deixando a ‘desejar’ no meio de campo, ou continua com ele sobrando (já que está em ótima fase) no volância e sofre um pouquinho na defesa. Para não ser injusto, o Lima, que é meia, tem atuado no lugar de Martinelli no meio de campo e fez os dois gols do Tricolor no último jogo.

Sobre a partida, tem uma informação importante dada pelo jornalista José Ilan em seu canal do YouTube, na qual ele informou que o Felipe Melo, zagueiro, e o Marcelo, lateral-esquerdo, nem viajaram com a delegação do time e não estarão disponíveis para a partida. Ainda salientou que não há lesões nos atletas, mas que a decisão é para poupá-los.

Chama atenção, talvez, um equívoco no planejamento da temporada 2024 de futebol do Fluminense, já que o começo foi dado por um início ‘brusco’ depois de uma espécie de férias reduzidas da equipe, graças ao Mundial de Clubes em que o Tricolor foi até a final. Em seguida, jogadores desgastados e sem ‘reposição’, como é o caso do Felipe Melo que atua sem um substituto para o Nino. E agora, atletas sofrendo problemas frequentes com lesão, tendo estreado na Libertadores com 8 desfalques na equipe, e agora já tendo que poupar jogadores titulares com apenas 2 rodadas de Campeonato Brasileiro. Preocupa bastante sobre o futuro da equipe no Brasileirão.

Vale lembrar, que no final de semana o Fluminense terá um clássico contra o Vasco, talvez até por isso os veteranos da equipe estejam sendo poupados.

O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Samuel Xavier, Manoel (Felipe Andrade), Martinelli e Diogo Barbosa (Guga); André, Lima e Ganso; Marquinhos, Jhon Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Retrospecto Bahia x Fluminense

Bahia x Fluminense já aconteceu, oficialmente, cinquenta e quatro vezes na história, com ampla vantagem para o Tricolor das Laranjeiras, que possui 25 vitórias, enquanto o Tricolor de Aço leva a pior no confronto com 12 vitórias. 17 empates marcam esse duelo entre tricolores.

Onde assistir Bahia x Fluminense

A partida entre Bahia x Fluminense terá transmissão ao vivo e oficial do Premiere (pay-per-view/TV Fechada do Grupo Globo) e do SporTV (TV Fechada).

Ficha técnica

  • Bahia x Fluminense
  • Competição: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
  • Estádio: Maracanã
  • Horário: 21h30 (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
  • Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
  • Quarto Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
  • Árbitro VAR: Daiane Muniz (SP)
você pode gostar também