Em jogo realizado no Barradão , na tarde deste domingo(23), Vitória e Bahia se enfrentaram no jogo de volta da final do Campeonato Baiano, com o placar final de 1×1, o que consagrou o Bahia o grande campeão baiano de 2025, já que tinha a vantagem do jogo de ida que terminou com o placar de 2×0 para o esquadrão. Os gols da partida foram marcado por Claudinho, pela lado rubro-negro, e Kayky pelo lado do tricolor.
Primeiro tempo

O jogo começou com algumas surpresas já nas escalações, enquanto o Vitória veio a campo com 3 volantes em busca de maior poder defensivo no meio e rápidas recuperações da bola. O Bahia trouxe ao time titular o Ademir para jogar na ponta e voltar ao esquema tradicional de Rogério. Já com a bola rolando, logo aos 7 minutos, Lucas Arcanjo divide com Ademir, cara a cara, e bola sobra pra Willian José. Sem goleiro, camisa 12 devolve para Ademir, que bate para fora e perde uma chance incrível, mas estava impedido.
Depois dessa chance, o jogo permaneceu truncado e sem grandes ataque durante um bom tempo. O Esquadrão fazia de tudo para passar o tempo e tentar nas bolas roubadas e nos erros rubro-negros construir boas chances. Já o Leão tentava trocar passes e criar jogadas, mas sem efetividade. Aos 23 minutos, Rato cobrou escanteio e Halter subiu mais que todo mundo para cabecear por cima do gol e assustar Marcos Felipe.
Aos 31 minutos, depois de bate e rebate na área tricolor, a bola sobrou para Rato que bate forte, mas defesa rebate. Já no fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, Rato cobra escanteio no primeiro pau, e Matheusinho sobe para desviar de cabeça. Bola viaja para o outro lado do gol e bate no travessão. Foi a melhor chance do primeiro tempo. Vitória 0x0 Bahia.
Segundo tempo

Segundo tempo começou com uma pressão do Vitória e o Bahia se abstendo de jogar. Aos 11 minutos, Fabri recebe de costas dentro da área, gira para a esquerda e bate, mas Marcos Felipe cai e faz a defesa. Já aos 13 minutos, Jamerson cruza para Janderson dentro da área, e camisa 9 solta uma bomba de cabeça. Marcos Felipe salta e fecha o gol para a chance mais perigosa do jogo. Aos 16 minutos, Janderson recebe mais um bom cruzamento e cabeceia bem, dessa vez no chão, e Marcos Felipe volta a fazer uma grande defesa.
Após isso, veio o período de substituições e o jogo mais uma vez ficou truncado, com muitos desarmes dos dois lados, um perde e ganha gigantesco. Apenas aos 35 minutos que voltamos a ter lances de perigo, Carlinhos faz pivô e passa para Baralhas, que bate forte de longe e erra por pouco. Aos 38 minutos, Claudinho corta para a esquerda e cruza em direção a Carlinhos, que passa perto dela, mas não desvia. A bola viaja e estufa a rede tricolor. Vitória 1×0 Bahia.
O Barradão virou um caldeirão após o gol e inflamou o time rubro-negro que foi para cima, obrigando o tricolor a se defender e ficar mais atrás. Para piorar, aos 47 minutos, cartão vermelho para Cauly por braço no rosto de Lucas Halter sem a bola. Com 49 minutos, Depois de escanteio, bola sobra para Baralhas, que pega bonito de voleio, mas a bola passa raspando a trave apenas. Quase o empate. Aos 51 minutos, mais uma confusão, dessa vez envolvendo os dois banco de reservas, com troca de socos e empurrões.
O tricolor triunfa! Aos 62 minutos, já no finalzinho, depois de contra-ataque, Juba passa para Kayky, que conduz para dentro da área, corta e bate para o gol. Bola desvia, encobre Lucas Arcanjo e encontra a rede. Vitória 1×1 Bahia. Bahia 51 vezes Campeão Baiano. E também foi o primeiro título de Rogério Ceni sob o comando do Esquadrão, tomara que seja o primeiro de muitos nessa nova era do tricolor.
Melhor da partida
O melhor jogador da partida foi o goleiro Marcos Felipe, que foi fundamental para segurar o adversário com ótimas defesas no segundo tempo e utilizando bem do nervosismo do Vitória controlou o tempo da partida. Além dele, toda a defesa tricolor e o sistema defensivo montado por Rogério Ceni foram muito bem na partida e souberam jogar com a vantagem.
Próximos compromissos de Bahia e Vitória
O Bahia entra em campo nesta próxima quarta(26), desta vez na Arena Fonte Nova, às 19h00 (Horário de Brasília), pra enfrentar o Ceará pela Copa do Nordeste, time que está na terceira colocação do grupo, mas está com a mesma pontuação do Bahia que lidera o grupo, duelo importante na disputa pela liderança. Já o Vitória também voltará a campo pela Copa do Nordeste, também na quarta(26), às 21h30 (Horário de Brasília) para jogar fora de seus domínios, no estádio Governador João Castelo, em São Luiz contra a Moto Club, um duelo do líder do grupo a, o Vitória, contra o lanterna, o time maranhense.