Em jogo de cinco gols, Flamengo vence Bahia na Arena Fonte Nova

Além dos gols, a partida foi marcada por mais duas expulsões do árbitro Paulo César Zanovelli

Em jogo movimentado e marcado por expulsão polêmica, o Flamengo venceu o Bahia por 3 a 2 na Arena Fonte Nova. Matheus França, Gabriel e David Luiz marcaram para o Rubro-Negro, enquanto os gols do Tricolor foram marcados por Biel e Ademir.

Mais uma vez, a performance do time carioca deixou a desejar. Porém, o time comandado por Jorge Sampaoli fez o suficiente, mesmo que com dificuldades evidentes, para conseguir três pontos importantes neste início de Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Esquadrão de Aço fez uma partida segura diante de um time que, no papel, leva vantagem pela técnica e demonstra que ainda pode surpreender na temporada.

Escalações

Renato Paiva escalou o Bahia no  3-4-1-2 com Marcos Felipe como titular na meta. Na frente do goleiro, o trio defensivo preferido para começar a partida contra o Flamengo foi formado por Kanu, Victor Hugo e Rezende. No meio campo, Vítor Jacaré começou pela ala direita e Matheus Bahia pela ala oposta. Pelo centro, a opção foi por Thaciano e Yago Felipe. Mais à frente, Cauly atuou como o elo entre o setor de meio campo e os homens de frente: Biel e Arthur Sales.

Image
Escalação do Bahia. Foto – EC Bahia

 

Jorge Sampaoli optou pelo retorno ao esquema de três zagueiros, continuando com Matheus Cunha como titular na meta. Na zaga, a opção foi pelo trio Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira. No meio campo, Ayrton Lucas e Matheus França atuaram pelas faixas laterais com uma primeira linha de contenção sendo formada por Thiago Maia e Victor Hugo. Cebolinha e Arrascaeta formaram a dupla de meias ofensivos com Gabriel, retornando ao time titular após cumprir suspensão na última rodada, no comando do ataque.

Image
Escalação do Flamengo. Foto – Flamengo

Primeiro tempo

Image
Garoto do Ninho: Matheus França abriu o placar em Salvador. Foto – Gilvan de Souza/CRF

 

O início de jogo do Flamengo foi melhor na Fonte Nova, contudo, o Bahia não deixou que o domínio Rubro-Negro fosse total e também buscou o ataque quando possível e assim cresceram no jogo. Sendo assim, a equipe carioca se adaptou ao jogo fazendo algo que não é muito comum para o Mengo: jogando no contra-ataque.

A primeira grande chance do Fla foi com Ayrton Lucas em cobrança de falta aos seis minutos. Pouco depois, um revés para o time de Renato Paiva: Matheus Bahia sentiu e precisou ser substituído. Com isso, Ryan entrou no lugar do ala, o que não alterou a configuração ou a tática do Bahia na partida.

A grande chance seguinte da partida veio apenas aos 23 minutos e nela saiu o primeiro gol. Em cobrança de falta, Arrascaeta levantou na área buscando David Luiz. O zagueiro ajeitou para Matheus França que botou a bola no fundo da rede. Minutos depois, Arrascaeta apareceu novamente. Desta vez em jogada individual. O camisa 14 só foi parado depois de ser puxado por Victor Hugo dentro da área e sofrer o pênalti. Gabriel foi para a cobrança e dobrou a vantagem do Flamengo na Fonte Nova.

Apesar da desvantagem no placar, o Bahia seguiu trabalhando a bola e buscando o ataque e, aos 35 minutos, o Tricolor conseguiu fazer seu primeiro gol. Cauly e Thaciano combinam bem antes do camisa 16 servir Biel que bateu com categoria, sem chances para Matheus Cunha.

O cenário do jogo não mudou muito, mas ainda deu tempo do placar ser alterado mais uma vez antes da saída para o vestiário. Em cobrança de falta, Cebolinha achou David Luiz que, enfim, marcou seu primeiro gol pelo Flamengo, o terceiro dos cariocas na Arena Fonte Nova. E assim terminou o primeiro tempo: 3 a 1 para o Rubro-Negro.

Segundo tempo

Em jogo de expulsões, Flamengo bate o Bahia, entra no G4 e vence a primeira  fora de casa no Brasileirão
Segundo tempo foi marcado pela atuação da arbitragem que promoveu duas expulsões, ambas do lado do Bahia. Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

 

Para a volta do intervalo, Sampaoli promoveu cinco mudanças: Matheus Cunha, David Luiz, Matheus França, Thiago Maia e Everton Cebolinha deixaram o campo para as entradas de Santos, Wesley, Vidal, Erick Pulgar e Bruno Henrique. As cinco mudanças ao mesmo tempo alteraram bastante o ritmo do Flamengo, que já não era dos melhores na primeira etapa.

Por sua vez, o Bahia voltou mais equilibrado e mantendo a postura mais ofensiva, conseguindo marcar seu segundo gol logo após a volta do intervalo em jogada que começou em lance de falta cometida por Arturo Vidal. Após a cobrança, a bola foi levantada na área buscando Thaciano. O meia do Bahia desviou e a bola sobrou para Ademir que estava livre no setor direito da pequena área e marcou para botar fogo no jogo.

O gol de Ademir deu fôlego ao Bahia que se aproveitou do controle da posse de bola para trabalhar ofensivamente. No entanto, aos 29 minutos um primeiro baque para o Tricolor baiano: Rezende tomou o segundo amarelo e foi expulso. Três minutos depois, em lance polêmico entre Kanu e Gabigol, o zagueiro do Bahia levou seu segundo amarelo e também acabou sendo expulso.

Ao contrário do que se espera nessas situações, o Flamengo não aproveitou a vantagem numérica, enquanto o Bahia seguiu a crescente que vinha tendo desde o início da etapa complementar. Os minutos finais foram de sufoco para o Rubro-Negro carioca que, por sorte, conseguiram se safar de tomar o empate. O Fla teve suas chances, porém, foi displicente nas finalizações e precisou atuar o tempo regulamentar e mais oito minutos de acréscimo antes de poder ter certeza do alívio da vitória.

 

 

Próximos compromissos

Ambas as equipes tem compromissos pelas oitavas de final da Copa do Brasil no meio de semana. O Flamengo enfrenta o Fluminense, como visitante no jogo de ida, no Maracanã na terça-feira às 21h (horário de Brasília). O Bahia, por sua vez, volta a campo na quarta-feira, quando visita o Santos. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

você pode gostar também