Pular para o conteúdo

Joia uruguaia marca e coloca o Bahia nas quartas da Copa do Brasil

Em jogo realizado no Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira(07), BahiaBotafogo se enfrentaram em jogo válido pela oitavas de final da Copa do Brasil com vitória tricolor por placar mínimo e vaga na próxima fase. O gol foi marcado pela contratação mais cara da história do Bahia, Lucho Rodríguez.

Primeiro tempo

Primeiro tempo terminou sem gols na Fonte Nova. (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)

O primeiro tempo começou com o Bahia tentando progredir com toque de bola pelo campo, mas com forte marcação do time carioca que aproveitava os espaços para sair em velocidade. Logo no segundo minuto de jogo, Cauly toca para Arias livre que tenta cruzar, mas acaba bloqueado. Aos 4 minutos, Igor Jesus faz pivô para Luiz Henrique que dispara, fica cara a cara com Marcos Felipe mas manda para fora o chute.

Depois dos primeiros minutos, o jogo ficou controlado pelo Botafogo com sua forte marcação, enquanto o Bahia não consegue trocar muitos passes, muito menos progredir para o campo de ataque. Aos 22 minutos, Everton Ribeiro erra o passe, a bola sobre para o Botafogo e Luiz Henrique sai na cara  do gol mais uma vez e chuta cruzado para fora. Aos 23 minutos, Almada lança para Savarino cruzar para Luiz Henrique, de novo ele, entrar sozinho e cabecear para defesa de Marcos Felipe.

Aos 33 minutos, Almada toca de calcanhar, Cuiabano cruza na medida para Igor Jesus, mas Marcos Felipe salva outra. Com 46 minutos, Gregore foi expulso por atingir, segundo interpretação do árbitro, o rosto de Arias. O Bahia nesse primeiro tempo parecia perdido, atordoado e amedrontado em campo, errava muitos passes bobos na saída de bola e oferecia espaços para o Botafogo. Mais um péssimo primeiro tempo do Bahia sob o comando de Rogério Ceni e dessa vez repetindo a escalação que deu mais certo nessa temporada.

Segundo tempo

Bahia
Depois da expulsão de Gregore, as rédeas do jogo passaram para mão do Bahia que não desperdiçou. (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro com o Botafogo melhor e o Bahia ainda estudando o jogo. Aos 7 minutos, Luiz Henrique encontra Savarino, que cruza para a área. Igor Jesus domina, recebe pressão da marcação e chuta torto. Com 13 no relógio finalmente o Bahia chegou, Depois de bate e rebate na frente da área, Biel se desmarca e chuta forte. John defende de forma milagrosa.

O jogo parece que está 11 contra 11. Tricolor não consegue transformar a vantagem numérica em volume ofensivo e oferece muitos espaços para o Botafogo na defesa. Aos 18 minutos, Arias chega bem na ponta, depois de receber de Thaciano, cruza na medida. Biel bate truncado, e John defende com tranquilidade. Aos 26 minutos, Juba cruza com perfeição para Everton Ribeiro. Ele arruma de peito para Thaciano, que toca nela. Mas John salva o Botafogo.

O Botafogo até tentava se arriscar, mas deixava muitos espaços atrás por tá com 1 a menos. Enquanto o Bahia, mesmo com 1 mais não chegava com tanta constância e perigo para conseguir se aproximar do primeiro gol do jogo. Aos 31 minutos em boa jogada ensaiada na cobrança de falta, Everaldo cabeceia para o chão, Bastos tira antes da bola chegar no gol. Aos 41 minutos, em bola recuperada no meio campo, Everton Ribeiro domina na frente da última linha do Botafogo. Toca para o Lucho Rodríguez que bate de direita cruzado para abrir o placar e eliminar o Fogão da Copa do Brasil. A maior contratação da história do Esquadrão decidiu o jogo.

Melhor da partida

O primeiro tempo foi inteiro do Botafogo que mostrou superioridade no confronto, mas não conseguiu sair com o melhor resultado possível. Já no segundo tempo, com 1 a menos, o Bahia foi superior e conseguiu o resultado necessário para classificar, apesar do jogo ruim do time tricolor. O melhor jogador da partida, até pela vitória, foi Everton Ribeiro que deu assistência para o gol da joia uruguaia. Além disso, o meia fez um bom jogo criando jogadas e distribuindo a bola.

Próximos compromissos de Bahia e Botafogo

O Bahia entra a campo no domingo (11), às 16h00 (Horário de Brasília), pro clássico contra o Vitória na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. O Esquadrão se encontra na sétima posição com 32 pontos e precisa vencer para entrar dentro da zona de classificação á Libertadores da próxima temporada, o G6. Já o Botafogo voltará a campo também no domingo (11), às 11h00 (Horário de Brasília) para jogar fora de casa contra o Juventude no Alfredo Jaconi, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão, o Fogão se encontra na liderança da competição, com 43 pontos e precisa vencer se quiser manter a liderança do campeonato.