Nesta sexta-feira (28), o Bahia anunciou a contratação de Léo Cittadini, meia ex-Athlético. O atleta assinou contrato de duas temporadas com o clube baiano, e dentro do vínculo, ainda existe uma cláusula de renovação automática por mais um ano. O jogador começa a treinar com o resto da equipe na próxima segunda-feira.
Negociação
Após receber propostas do Vasco, Cruzeiro e Santos, o meio campista decidiu por acertar com o Bahia. Léo Cittadini já estava no final de seu vínculo com o Furacão, podendo assinar um pré-contrato com qualquer clube em 2024. Apesar da pouca vontade do Athletico em liberar o atleta, após conversas, o clube decidiu aceitar o pedido do atleta e o cedeu sem compensação financeira. O Esquadrão obteve 80% dos direitos econômicos do jogador.
Sucesso no Athletico
Cittadini chega ao Bahia em seguida de uma passagem gloriosa pelo Furacão. Comprado em 2019, o meia chegou do Santos em um processo de reformulação do clube. Com a camisa Rubro-Negra, ele contabilizou 180 partidas. Entre elas, foram 16 gols, 5 assistências e 6 títulos. A partir de 2022, o meia começou a conviver com diversas lesões, fazendo com que o atleta perdesse espaço no Athletico. Neste ano, Léo Cittadini entrou em campo apenas 14 vezes, sendo 4 como titular.
Nota Oficial do Bahia
O Esporte Clube Bahia informa que o meia Léo Cittadini também está fechado com o Esquadrão.
O atleta de 29 anos chega em definitivo do Athletico-PR e assinou contrato até junho de 2025.
O diretor de futebol Carlos Santoro comentou:
“Um jogador que pode jogar de 10, de 8, também já atuou aberto no meio, e vem como reposição à saída de Daniel. Nível técnico alto, inteligência, controle de posse, manutenção, nível mental alto, muito profissionalismo e bastante experiência na Série A”.
Multicampeão no rubro-negro paranaense, Cittadini conquistou a Copa do Brasil de 2019, a Copa Sul-Americana de 2021 e três estaduais – incluindo em 2023. Ao todo disputou 180 jogos e marcou 16 gols.
Profissionalizado no Santos, faturou o bicampeonato paulista entre 2015 e 2016 e ficou até o fim da temporada 2018. Pelo Peixe ganhou ainda a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013.
As outras experiências de Léo aconteceram na divisão de base do Guarani (2011) e emprestado à Ponte Preta (2014).
Leonardo Cittadini, natural de Rio Claro-SP a 27 de fevereiro de 1994, também com cidadania italiana, já está em Salvador.
Seja muito bem-vindo! #BahiaÉOMundo