Nesta quarta-feira (26), o Bahia anunciou a contratação de Rafael Ratão. O atacante de 27 anos firmou contrato com o Tricolor Baiano até o final da temporada de 2026. O atleta foi autorizado pelo seu ex-clube, Toulouse da França, para realizar exames médicos no centro de treinamento do Manchester City, na Inglaterra.
Sobre Rafael
Rafael Ratão foi formado em Cotia, na base do São Paulo, porém teve seu destaque inicial na Ponte Preta. O atacante está na Europa desde 2018, quando saiu do Oeste-SP para atuar pelo Zorya da Ucrânia. Depois, foi para a Eslováquia jogar pelo Slovan Bratislava, onde atuou por 3 temporadas. Ratão evidenciou que nesta época teve muita dificuldade de se adaptar e não conseguia dormir.
Após a terceira temporada, o atleta foi comprado pelo Toulouse da França, onde teve um papel fundamental, ajudando o clube a voltar para a primeira divisão. Em sua passagem, Rafael Ratão atuou em 62 oportunidades, fez 19 gols e ajudou a equipe com 6 assistências.
O jogador chega para atuar em uma posição carente no clube baiano. Isto porque, o Bahia é o terceiro pior ataque do Campeonato Brasileiro com apenas 15 gols marcados.
Nota Oficial do Bahia
O Esporte Clube Bahia informa que finalizou os entendimentos junto ao Toulouse para a aquisição do atacante Rafael Ratão, campeão da Copa da França há três meses.
O atleta de 27 anos assinou contrato até dezembro de 2026 e o diretor de futebol Carlos Santoro comentou:
“Um jogador que pode atuar nas três posições do ataque e que demonstrou nível de performance alto numa das cinco maiores ligas da Europa. Muita experiência internacional, nível mental positivo, atleta de força, velocidade, potência e capacidade de atacar espaço, além de correr na última linha”.
Rafael foi um dos destaques da equipe francesa na campanha de título e acesso à primeira divisão local, em 2022, e repetiu a dose na elite do país, em 2023, ganhando o apelido de ‘Neymar do Toulouse’.
Ao todo somou 19 gols e 6 assistências em 62 partidas, assim como dois troféus nacionais.
Já estava no Velho Continente desde 2018, com passagens de sucesso na Ucrânia e na Eslováquia.
Formado na divisão de base do São Paulo, despontou na Ponte Preta e defendeu times como Náutico e Novorizontino.
Rafael Rogério da Silva, natural de Sumaré-SP, a 30 de novembro de 1995, inicia amanhã os treinamentos no CT Evaristo de Macedo.
Seja muito bem-vindo! #BahiaÉOMundo