Na tarde dessa sexta (14/03), a Seleção Angolana anunciou o corte do zagueiro do Botafogo, Bastos por conta de sua lesão no joelho esquerdo ocorrido na partida contra o Nova Iguaçu, válido pelo Campeonato Carioca
Nessa última semana, o zagueiro do time carioca tinha voltado a treinar com o elenco após 1 mês de recuperação de um trauma sofrido no joelho esquerdo. Sua lesão ocorreu na vitória do Glorioso por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, jogo este que marcava sua estreia pelo clube carioca em 2025. Na partida, o atleta se lesionou ainda no primeiro tempo sendo substituído por Serafim.

Ele tinha iniciado a recuperação para o conseguir estar pronto para o início do Campeonato Brasileiro, em que o Botafogo vai estrear diante do Palmeiras. Mesmo 1 mês lesionado, o jogador foi convocado pela Seleção Angolada para as rodadas válidas pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. O país irá enfrentar Líbia e Cabo Verde pelo próxima Data Fifa.
A convocação só aconteceu porque a recuperação de Bastos avançou nessa última semana, com a presença do atleta no treino com uma proteção na perna. A federação angolana checou a situação com o Botafogo antes de anunciar o nome do zagueiro. Em nota, porém, a seleção africana explicou que o Alvinegro pediu a permanência dele no clube.
Lembremos que o clube em si não tem autoridade para vetar a liberação de jogadores convocados na Data Fifa. Entretanto, pode conversar com as com as federações nacionais.
Comunicado da federação angolana sobre corte de Bastos
“Para o devido esclarecimento dos adeptos do futebol e da opinião pública em geral, informamos que o defesa BASTOS QUISSANGA foi dispensado da convocatória da selecção nacional, devido a lesão, e vai falhar os jogos com a Líbia e Cabo Verde, a contar para a fase de apuramento para o Mundial 2026.
O jogador, que sofreu uma lesão no joelho, em 6 de Fevereiro de 2025, retomou os treinos esta quarta-feira, de forma condicionada, e ainda não está em condições de dar o seu contributo aos PALANCAS NEGRAS.
A decisão de dispensar o atleta, a pedido do Botafogo, clube a que está vinculado, foi tomada em conjunto com o técnico nacional e visa salvaguardar a total recuperação física de BASTOS, a quem desejamos um rápido retorno aos relvados.”