Botafogo vence Palmeiras e se consolida na liderança do Brasileirão 2024

O Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0 com gol de Tiquinho Soares em jogo equilibrado e frenético

Botafogo e Palmeiras se enfrentaram pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024 na última quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A partida marcou um confronto direto entre equipes que estão disputando o título este ano, protagonizaram o Brasileirão 2023 ainda disputam as oitavas de final da Libertadores 2024 em Agosto.

O Botafogo venceu a partida por 1 a 0 com gol de Tiquinho Soares aos dez minutos do segundo tempo e se consolida na liderança do campeonato até o momento com 36 pontos, três a mais que o Palmeiras, atual vice.

Siga o Na Beira do Campo no Twitter 

Primeiro tempo

Botafogo x Palmeiras
Jogadores de Botafogo e Palmeiras em disputa de bola durante o primeiro tempo da partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão Betano/Twitter)

O primeiro tempo começou bastante equilibrado e com um lance polêmico: antes dos cinco minutos de partida, Alexander Barboza, do Botafogo, impede o atacante palmeirense de finalizar uma jogada sozinho em frente ao gol e leva apenas um cartão amarelo, o que gerou revolta na equipe e na comissão técnica alviverde que acreditava ser lance para cartão vermelho.

O Palmeiras foi levemente superior na primeira etapa e foi o responsável pelas melhores chances de gol até o final dos primeiros 45 minutos de uma partida frenética entre os dois líderes do Campeonato Brasileiro, com jogadas de Estevão e Flaco Lopez, que teve a melhor chance do jogo até aqui: esteve de frente para o goleiro botafoguense John e ao tentar encobrir ele, deixou que o mesmo fizesse a defesa. Apesar de ter sido superior na partida, não foi suficiente para abrir o placar no Nilton Santos, com o primeiro tempo acabando em 0 a 0.

Segundo tempo

Botafogo x Palmeiras
Tiquinho Soares comemorando seu gol diante do Palmeiras (Brasileirão Betano/Twitter)

O segundo tempo foi marcado pela estreia de duas das novas contratações do Palmeiras: Felipe Anderson e Maurício entraram em campo na busca da equipe alviverde pela virada da partida, embalada pelo famoso “O Palmeiras é time da virada, o Palmeiras é o time do amor”, cantado pela torcida. Mesmo com tudo isso, a equipe paulistana não conseguiu virar a partida e assim como no primeiro turno do Brasileirão de 2023, perdeu para o Botafogo por 1 a 0 com gol de Tiquinho Soares e se vê com três pontos a menos que o atual líder do campeonato – o Botafogo tem 36 pontos e o Palmeiras 33.

Melhor da partida

Weverton foi eleito o melhor jogador da partida em votação popular promovida na transmissão do jogo pelo Grupo Globo.

Próximos compromissos de Botafogo e Palmeiras

O Botafogo tem pela frente um confronto diante do Internacional, válido também pelo Campeonato Brasileiro de 2024,  no próximo sábado (20), mais uma vez em casa, no Estádio Nilton Santos, às 18h30 (horário de Brasília), buscando mais três pontos na luta pelo título do campeonato nesta temporada.

O Palmeiras tem pela frente uma partida diante do Cruzeiro, válida pela décima oitava rodada do Brasileirão, em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, também no próximo sábado (20), mas às 21h (horário de Brasília). Assim como o Botafogo, a equipe busca mais três pontos na luta pelo título do campeonato nesta temporada, podendo ser tricampeão – 2022, 2023 e o sonhado 2024 – completando 13 títulos do campeonato nacional.

Ficha técnica 

Botafogo x Palmeiras – Décima sétima rodada do Brasileirão 2024

Estádio: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Data: quarta-feira, 17 de julho de 2024

Horário: 21h30 (horário de Brasília)

Transmissão: TV Globo como opção na TV aberta e Premiere como opção na TV por assinatura e por streaming

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

Assistente 1: Lucio Beiersdorf Flor (RS)

Assistente 2: Michael Stanislau (RS)

Quarto árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)

Cartões amarelos: Alexander Barboza (BFR), Damián Suárez (BFR)

Gols: Tiquinho Soares (BFR) 10′ 2ºT

Botafogo: John; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza, Marçal, Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Luiz Henrique (Kauê), Savarino, Júnior Santos (Igor Jesus) e Tiquinho Soares (Tchê Tchê). Técnico: Artur Jorge.

Palmeiras: Weverton; Murilo, Gustavo Gomez, Marcos Rocha (Mayke), Joaquin Piquerez, Gabriel Menino (Felipe Anderson), Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Caio Paulista), Estevão (Maurício), Flaco Lopez e Rony (Dudu). Técnico: Abel Ferreira.

você pode gostar também