Ceará bate Sport nos pênaltis e é campeão da Copa do Nordeste

Alvinegro faz jogo bem ruim, mas segura Sport e vence nos pênaltis por 4x2

O Ceará é campeão da Copa do Nordeste! Depois da derrota no tempo normal por 1×0 para o Sport, na Ilha do Retiro, 2×2 no agregado, o Alvinegro venceu os pernambucanos por 4×2 nos pênaltis e conquistou o terceiro Nordestão de sua história. O Ceará já havia vencido a Copa do Nordeste em 2015 e 2020.

Escalações

Eduardo Barroca escalou o time num 4-3-3, com Richardson sendo o protetor à frente da zaga e Guilherme Castilho e Arthur Rezende um pouco mais avançados. Com a bola, o time tentava sair por baixo, sem forçar chutões, mas passou muito sufoco com a pressão adversária. Sem ela, o Ceará se defendia num 4-5-1, com Vitor Gabriel isolado na frente e Erick e Janderson baixando na linha de meio de campo. Danilo Barcelos substituiu Willian Formiga ainda no primeiro tempo, depois do lateral sair lesionado.

 

Enderson Moreira repetiu o mesmo esquema da partida de ida, com o Sport variando do 4-2-3-1 pra um 3-2-5 com a bola. Igor Cariús e Edinho davam amplitude pelas pontas, com Ronaldo sendo um “terceiro zagueiro”. Ewerthon afunilava com Fabinho e Jorginho e Luciano Juba se aproximavam de Vágner Love. Sem a bola, o time voltava pro 4-4-2, com Juba e Edinho fechando a segunda linha de quatro e Jorginho e Vágner Love pressionando a saída de bola do Ceará.

Primeiro tempo

Com sete minutos, o Sport assustou pela primeira vez. Richard saiu mal e entregou a bola nos pés de Jorginho Pra sorte Alvinegra, Richard se recuperou e fez ótima defesa antes da bola tocar no travessão. Os pernambucanos chegaram de novo aos 10, com Vágner Love. O centroavante tentou duas vezes, mas parou em Luiz Otávio e em Richard. Aos 26 minutos, a pressão do Sport deu resultado. Igor Carius bateu cruzado, Danilo Barcelos rebateu muito mal e deu nos pés de Luciano Juba, que não perdoou.

 

Luciano Juba abriu o placar pro Sport na Ilha. Foto: Marlon Costa

 

A primeira chance do Ceará saiu de uma jogada de escanteio aos 31 minutos. Erick tentou surpreender Renan e bateu direto pro gol, mas jogou na rede pelo lado de fora. Aos 34, o Sport quase ampliou numa confusão da defesa do Ceará. Richard e Luiz Otávio bateram cabeça depois do cruzamento vindo da esquerda e Danilo Barcelos evitou o gol de Jorginho dividindo de cabeça com o meia do time pernambucano quase em cima da linha. Aos 42, foi Ronaldo quem assustou num chute de primeira de fora da área, que passou perto da trave de Richard.

Segundo tempo

Com um minuto, o Sport quase virou no agregado. Edinho disparou pela direita e cruzou pra trás. Jorginho fez um corta-luz pra Luciano Juba, que só não fez o segundo gol da partida porque Richard fez grande defesa. Aos 12 minutos, Edinho bateu uma falta da intermediária direto pro gol e Richard espalmou pra escanteio. O Ceará chegou bem depois de um escanteio. A cobrança de Castilho passou por toda a área e chegou em Erick, que ajeitou pra Jean Carlos bater forte, mas a defesa do Sport desviou pra outro escanteio.

 

Segundo tempo foi mais morno e Ceará não conseguiu o empate. Foto: Felipe Santos

 

Aos 24, o Sport acertou a trave duas vezes. Wanderson cruzou pra Filipinho, que bateu com o desvio de Warley e acertou o travessão. Wanderson pegou o rebote, quase sem ângulo e acertou a trave. Aos 43, o Ceará tentou uma última estocada no contra-ataque. Erick partiu em velocidade e achou Chay, que cortou pro meio e bateu, mas a bola saiu ao lado do gol de Renan. O resultado levou a disputa pros pênaltis.

Nas penalidades, Richard pegou o pênalti de Luciano Juba e de Gabriel Santos, enquanto Renan defendeu o pênalti de Guilherme Castilho, mas Erick cobrou muito bem o último pênalti e deu o título pro Ceará.

Análise

O título não esconde a atuação ruim na final, mas premia o ótimo jogo que o time fez na partida de ida. No fim das contas, o título Alvinegro é justo. Barroca vai ter muito trabalho, o sistema de jogo é complexo e vai requerer paciência de todo mundo pra dar certo, mas começar com um título, no seu segundo jogo no comando Alvinegro, dá muito respaldo e mais tranquilidade pra desenvolver esse elenco. Barroca deve tirar o jogo de hoje como laboratório pra resolver todos os problemas que o time apresentou, mas agora, pouco importa. O Ceará só quer comemorar.

Próximos compromissos

O Ceará volta a campo contra a Ponte Preta, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, fora de casa, no domingo, 07. O Sport também joga pela competição nacional e enfrenta o Guarani, em casa, também no domingo.

 

você pode gostar também