O Ceará segue seu calvário na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de uma 24ª rodada favorável, o Alvinegro precisava vencer a Ponte Preta, no Castelão, neste domingo (20), pra cortar a diferença pro G4 pra seis pontos, mas não conseguiu. Chrystian Barletta abriu o placar pro Ceará, mas Eliel empatou pouco depois. O resultado mantém o time de Guto Ferreira na 10ª posição, com 34 pontos. A Ponte comemora o ponto conquistado fora de casa e é 14ª colocada, com 28 pontos, seis à frente do primeiro time do Z4.
Primeiro tempo
O jogo começou com a Ponte surpreendentemente ofensiva. Paulo Baya, com pouco mais de um minuto de jogo arriscou de fora da área e obrigou linda defesa de Bruno Ferreira. O Ceará respondeu com Jean Carlos, aos cinco minutos, mas o chute do meia foi pra fora, com pouco perigo. A Macaca só voltou a assustar aos 20, quando André recebeu em posição legal, por trás da defesa do Vovô, mas finalizou mal, desequilibrado, e a bola foi por cima do gol.
O Ceará chegou com mais perigo aos 32 minutos, com Saulo Mineiro. Breno roubou a bola no meio de campo e serviu o atacante, que tentou bater colocado, à meia altura, quase da meia-lua da área, mas Caíque França fez boa defesa. Jean Carlos arriscou outro chute de fora da área aos 40, mas a bola foi pra muito longe. No último lance da primeira etapa, Jean Carlos bateu falta de longa distância, aos 50 minutos, mas Caíque França encaixou sem muitas dificuldades, apesar do quique da bola.
Segundo tempo
O segundo tempo não poderia começar melhor por time da casa. Aos 40 segundos, Saulo Mineiro tentou cruzamento pelo lado esquerdo e a bola chegou ao outro lado da área, em Barletta. O atacante dominou, ajeitou o corpo e bateu com muita curva no ângulo contrário pra marcar um belíssimo gol no Castelão. O Ceará tentou imprimir uma pressão e, após o cruzamento de Warley, Saulo Mineiro acabou cabeceando com muita força e a bola foi pra fora, aos sete.
Aos 18, Saulo acertou. Jean Carlos cobrou escanteio da direita e o atacante tentou de cabeça na primeira, dividindo com o goleiro, e colocou a bola pro fundo da rede com a perna direita, na sobra. O VAR encontrou uma irregularidade no lance, já que Saulo acabou tocando com a mão na bola e o gol foi anulado. Aos 24, veio o castigo. Paulo Baya arriscou chute da entrada da área, Bruno Ferreira rebateu mal e a bola sobrou pra Eliel empatar o jogo, de cabeça.
O gol desestabilizou o Ceará, que quase tomou a virada dois minutos depois. Igor Torres saiu cara a cara com Bruno Ferreira, mas finalizou em cima do goleiro. Aos 29, Cléber perdeu a melhor chance do Ceará. Paulo Victor deu ótimo cruzamento e o centroavante, completamente livre, finalizou pra fora. O Vovô voltou a ameaçar aos 44 minutos. Janderson fez boa jogada, trazendo da direita pro meio, e tocou pra Erick. O artilheiro driblou o zagueiro e bateu colocado, de direita, pra grande defesa de Caíque.
Já desorganizado, o Ceará deu muitos espaços. Mailton recebeu perto da área aos 46, driblou três, mas quase caindo pra trás, finalizou pra fora. Os visitantes ainda ficaram com um a menos, quando Artur fez falta em Warley e tomou o segundo cartão amarelo, aos 49, mas tiveram a grande chance da virada aos 51. Igor Torres ligou Mailton, que encontrou Léo Naldi livre dentro da área. O volante bateu muito mal, por cima do gol, e desperdiçou a virada.
Melhor da partida
Filipinho foi muito bem em todos os aspectos do jogo, dando muita segurança ao meio de campo da Ponte Preta e iniciando algumas das jogadas paulistas.
Próximos compromissos de Ceará e Ponte Preta
Os dois voltam a campo pela 25ª rodada da Série B contra times da zona de rebaixamento. O Ceará enfrenta o Tombense, em Minas Gerais, no próximo sábado (26), enquanto a Ponte recebe o Londrina, na sexta (25), em Campinas.