O Ceará enfrentou o Iguatu-CE, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Cearense, neste domingo, 12, e ficou apenas no empate. O resultado manteve o confronto aberto e os dois times voltam a se enfrentar no sábado que vem, no Castelão. Quem ganhar o jogo, avança pra final do estadual. Um empate leva a disputa para os pênaltis.
Primeiro tempo
O campo do Morenão já costuma ser bastante irregular. Com a chuva que caiu no fim da noite anterior e no início da manhã do domingo, ficou ainda mais difícil jogar futebol em Iguatu. Ainda assim, o time da casa ameaçou logo aos dois minutos. Caxito bateu cruzado e Richard espalmou pro meio da área. O rebote ficou com Leonardo Reis, que só não fez o gol porque Warley salvou o time Alvinegro.
Pra se recupera do susto, Guilherme Castilho botou o Ceará na frente aos seis minutos. Talisson Calcinha se atrapalhou no domínio depois do quique da bola e ela sobrou à feição pra Castilho encher o pé da entrada da área, sem chances pro goleiro Marcelo. O goleiro do Iguatu ainda trabalhou no lance seguinte, quando Erick bateu do bico da área com perigo e o arqueiro do Azulão espalmou com dificuldade.
Ainda no primeiro tempo, o Iguatu chegou ao empate num lance curioso. Caxito cruzou, a bola ficou presa nos pés de Leonardo Reis e Warley e o atacante do Iguatu caiu no chão. Sentado, Leonardo levantou a bola e, num movimento acrobático, marcou um gol de bicicleta sentado.
Segundo tempo
Por conta do calor, crescente na manhã do centro sul do Ceará, o ritmo diminuiu bastante dos dois lados. Caíque Gonçalves arriscou de longe, aos 21, e obrigou Marcelo a fazer sua única grande defesa na etapa final. Thiaguinho tentou nos acréscimos pro time da casa, mas o chute fraco parou em Richard. Empate que deixa tudo aberto pra volta.
Análise
Pouco a se tirar de um jogo com condições tão adversas. O campo do Morenão é muito ruim, com diversas irregularidades e a chuva, empoçando boa parte do gramado, não ajudou em nada. Contando ainda com o horário nada convencional, o calor do sertão do Ceará matou os dois times na segunda etapa. Não dá pra ter um jogo às 9h da manhã. O empate sai de bom tamanho num jogo que não deveria ter acontecido nessas condições. O Ceará vai ter apenas a vantagem de jogar em casa na partida de volta e segue como favorito à vaga na final.
Se dá pra tirar alguma coisa de boa nesse jogo atípico é Erick. O atacante segue sendo o destaque do time, sendo muito agudo na ponta direita e participando cada vez mais da criação das jogadas. Guilherme Castilho achou seu lado artilheiro e vem sendo muito importante no ano Alvinegro, marcando mais uma vez, o sétimo em 2023.
Próximos compromissos
O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira, 15, contra o Ituano-SP, fora de casa, pela Copa do Brasil. O jogo é eliminatório e o Vovô precisa vencer pra seguir na competição. O Iguatu só volta a jogar na partida de volta da semifinal do Cearense, no próximo sábado.