Ceará perde para o Vitória, mas segue líder do grupo B do Nordestão

Vovô joga mal, perde depois de 10 jogos e vai precisar da última rodada pra se classificar pras quartas de final do Nordestão

O Ceará foi até Salvador pra garantir a classificação nas quartas de final da Copa do Nordeste, mas perdeu para o Vitória, já eliminado, por 2×0. A partida desta quarta-feira, 8, foi válida pela sétima rodada do Nordestão e foi a segunda derrota do Ceará no ano, a primeira depois de 10 jogos invicto. O Vovô não perdia para os baianos desde 2018. O Ceará segue líder do grupo B, com 13 pontos, mas teve a sua classificação pra fase seguinte adiada. O Vitória apenas cumpre tabela na Lampions é o sétimo colocado do grupo A, com seis pontos.

Primeiro tempo

Time reserva do Ceará fez muito pouco no Barradão. Foto: Israel Simonton

 

Depois do desgaste no Clássico-Rei, Gustavo Morínigo escalou um time completamente reserva no Barradão e os 11 em campo não corresponderam. Luvannor até ameaçou o gol de Lucas Arcanjo aos oito minutos numa cabeçada, mas o Ceará não fez mais nada no primeiro tempo. O time da casa também tinha muita dificuldade pra criar, mas num lance despretensioso, ganhou um pênalti.

A bola veio cruzada da direita e Wellington Nem mergulhou pra cabecear. Com o braço aberto dentro da área, Igor evitou a chance de gol do Vitória e nem reclamou quando o juiz apontou a marca da cal. Trellez bateu bem, deslocando Aguilar e abriu o placar pro Leão. Primeiro tempo bem frio em Salvador.

 

Segundo tempo

Vitória venceu, mas não tem chances de classificação. Foto: Pietro Carpi

 

A etapa final começou mais animada. Aos cinco minutos, Caíque Gonçalves dormiu com a bola no pé, o Vitória tomou e chegou até a área. Wellington Nem deixou Trellez na cara de Aguilar, que fez um defesaça pra evitar o segundo gol rubro-negro. No minuto seguinte, foi a vez do Ceará chegar perto. Luvannor bateu pro meio da área, Lucas Arcanjo defendeu, mas a bola sobrou pra Jean Carlos, com o gol vazio. O meia finalizou mal e João Lucas salvou o Vitória em cima da linha.

O Ceará tentou ainda com Chay e Igor, parando no goleiro do Vitória, mas Diego Torres garantiu o resultado pros mandantes. Aos 40 minutos, o meia do time baiano arriscou de fora da área e contou com a falha de Aguilar pra fazer o segundo. Gegê ainda acertou um balaço no travessão e a derrota Alvinegra não foi pior por sorte.

Análise

Precisando de um desastre pra ficar fora da Copa do Nordeste precocemente e tendo uma semifinal de estadual à frente, é compreensível que Morínigo tenha optado por um time bastante mexido. Não deu certo, mas o treinador pode tirar boas coisas do resultado negativo. Alguns jogadores podem ajudar na temporada, como Willian Formiga, Caíque Gonçalves, Jean Carlos e até mesmo Luvannor.

Apesar de muitas contratações na temporada, talvez algumas posições ainda precisam de reforços. Igor foi mal mais uma vez na lateral direita e Aguilar não passou segurança alguma, falhando em lances simples. A derrota não deve influenciar no momento Alvinegro, mas pode servir como alerta.

Próximos compromissos

O Ceará tem decisão no próximo domingo, 12, pelo Campeonato Cearense. O Vovô enfrenta o Iguatu-CE pela partida de ida da semifinal do estadual. O Vitória vai ficar um tempo parado depois da eliminação no Campeonato Baiano e só volta a jogar na última rodada da Copa do Nordeste, contra o Campinense-PB, no dia 22, fora de casa.

você pode gostar também