Ceará vence Atlético de Alagoinhas e fica em primeiro no grupo B

Alvinegro toma susto, mas consegue vencer diante de sua torcida e decide em casa até a final

O Ceará precisava de uma vitória contra o Atlético de Alagoinhas-BA pra garantir a liderança do grupo B da Copa do Nordeste e sofreu mais do que esperava. O jogo nesta quarta-feira, 22, valia pela última rodada da primeira fase do Nordestão e com a vitória por 3×1, o Ceará cumpriu o primeiro objetivo na competição, que era ficar em primeiro no grupo B. O Vovô terminou com 16 pontos. O Atlético já estava eliminado e terminou sua participação no torneio na sexta posição do grupo A, com seis pontos.

 

Primeiro tempo

Álvaro marcou seu primeiro gol pelo Ceará. Foto: Davi Rocha

 

Mesmo com o time reserva, o Ceará pressionou o Atlético desde o início, mas a primeira boa chance só saiu aos 15 minutos. Luvannor recebeu cruzamento, dominou e bateu forte. O goleiro Lee Oliveira fez boa defesa e Jean Carlos isolou no rebote, sendo pressionado pelo defensor. O Ceará chegou novamente aos 21 minutos, mas em bola aérea. No escanteio que veio da esquerda, Gabriel Lacerda subiu mais alto que a defesa e cabeceou pra defesa difícil de Lee.

Com a pressão, o gol parecia questão de tempo e saiu aos 44 minutos. Depois da bola entrar e sair da área baiana, Caíque Gonçalves ganhou da defesa e bateu pro meio da pequena área, onde Álvaro esperava, apenas pra empurrar a bola pro fundo do gol. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa Alvinegra.

 

Segundo tempo

Goleiro Lee segurou o Ceará até o fim do jogo. Foto: Thiago Gadelha

 

Desligado no início do segundo tempo e com uma chuva torrencial no Estádio Presidente Vargas, o Ceará tomou o empate aos cinco minutos. A defesa Alvinegra rebateu mal e Athirson acertou um belo chute da entrada da área, sem chances pra Alfredo Aguillar. O Ceará até teve uma boa chance aos sete minutos, com Léo Rafael, mas o jovem meia finalizou por cima e o Vovô só voltou a dominar o jogo com a entrada de alguns titulares.

Arthur Rezende, aos 31 minutos, e Erick, aos 37, tiveram boas chances, mas pararam no goleiro Lee. O gol do alívio só foi sair aos 43 minutos, quando Janderson cruzou pra área e Vitor Gabriel desviou pra superar Lee. Aos 50, foi a vez de Vitor Gabriel devolver o presente. O centroavante fugiu da falta, entrou na área e só rolou pra Janderson bater no contrapé do goleiro e garantir os três pontos pro Ceará.

 

Análise 

Mais um jogo pra Gustavo Morínigo usar como argumento pra diretoria de que precisa de reforços. O Ceará até teve controle do jogo com o time reserva, mas faltou força ofensiva e a diferença com a entrada do ataque titular foi absurda, mesmo com Álvaro marcando no primeiro tempo. Garantir a liderança do grupo foi importante pra fugir de um confronto mais pesado nas quartas contra o Náutico-PE, mas jogo de mata-mata é sempre bastante traiçoeiro e a vida não deve ser fácil contra o Sergipe-SE.

 

Próximos compromissos

O Ceará enfrenta o Sergipe-SE em casa, no fim de semana, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, mas até a publicação deste texto, a CBF não divulgou a data e o horário da partida. O Atlético de Alagoinhas só volta a campo no dia 06/05, pela primeira rodada da Série D, contra Cruzeiro Arapiraca-AL.

 

você pode gostar também