O Ceará conseguiu uma vitória importantíssima nesta sexta-feira, 07, no Castelão. O Alvinegro recebeu o Botafogo-SP, pela 16ª rodada da Série B e venceu por 3×0, com gols de Nicolas, Léo Santos e David Ricardo. A vitória colocou o Ceará na oitava posição, com 24 pontos. Mesma pontuação do Botafogo, que acabou caindo pra nona colocação. O resultado encerrou a sequência de quatro jogos sem partida do Vovô e marcou a primeira vitória de Guto Ferreira na segunda passagem pelo clube.
Escalações
Guto promoveu algumas mudanças depois da derrota pro Sport na última rodada, mas manteve a estrutura do time em um 4-2-3-1. Warley voltou à lateral direita, Richardson recuperou a titularidade e Nicolas foi o comandante do ataque. Saindo num 3-2-5, com Warley sustentando com os zagueiros na primeira linha, Willian Formiga virava um ponta pela esquerda. Sem a bola, o time se fechava no 4-4-2, com Erick e Janderson fechando a segunda linha de quatro.
A estratégia de Marcelo Chamusca era bem parecida com a de Guto. A diferença na saída com três jogadores era que o volante Tárik voltava entre os dois zagueiros pra ajudar nessa saída de bola, espetando os laterais Thassio e Patrick Brey. Osman era o responsável pra criar as chances do time paulista e, na fase defensiva, ficava mais avançado com Salatiel, enquanto Edson e Luiz Henrique fechavam a segunda linha do 4-4-2.
Primeiro tempo
A primeira finalização da partida saiu aos 11 minutos, pelo lado do Ceará. Janderson recebeu no bico da grande área e tentou achar o canto do goleiro Matheus, mas a bola saiu ao lado do gol. Aos 23, Chay teve uma grande chance, mas depois de receber no meio da área e ter tempo pra girar o corpo, acabou chutando em cima de Matheus. Zé Ricardo fez boa tabela com Erick aos 23 minutos, mas a finalização cruzada do volante acabou saindo sem perigo. A primeira chegada do Botafogo foi só aos 26 minutos, quando Guilherme Madruga aproveitou sobra depois de uma falta e isolou.
O Ceará conseguiu abrir o placar numa linda jogada de Janderson. O Vovô recuperou a bola no meio de campo, Nicolas lançou o ponta na esquerda, que costurou a defesa e serviu Erick. O artilheiro do Ceará na temporada bateu rasteiro, no canto, mas Matheus conseguiu tocar na bola antes dela bater na trave. Sem entrar, ela sobrou na pequena área e Lucas Dias tentou afastar o perigo, mas Nicolas, com muita vontade, travou o chutão e colocou a bola pra dentro do gol.
Segundo tempo
O segundo tempo foi bastante frio. O Botafogo precisava sair pra buscar o empate, mas a finalização de mais perigo saiu aos 13 minutos. Salatiel aproveitou a sobra dentro da área, mas atrapalhando por Bruno Ferreira e por Tiago Pagnussat, acabou chutando por cima do gol. A primeira finalização do Ceará só saiu aos 25 minutos, num chute de longe de Guilherme Castilho, que passou longe da meta de Matheus. Guto então usou o banco, mais precisamente, os zagueiros, pra matar o jogo pro Alvinegro.
Aos 34 minutos, o Ceará teve um escanteio do lado direito, cobrado curto. A bola rodou até o lado esquerdo, onde chegou em Janderson. O atacante cruzou fechado e, antes de Matheus dar um soco na bola, Léo Santos se antecipou e cabeceou forte por gol vazio. Foi o primeiro gol do zagueiro pelo Ceará. Já com o time paulista sem muitos recursos, o Ceará ainda deixou o placar mais elástico. Transição rápida da defesa por ataque e Erick, de dentro da área, forçou ótima defesa de Matheus. No entanto, David Ricardo, como um centroavante, apareceu dentro da pequena área pra aproveitar o rebote e fechar o placar.
Próximos compromissos
Os dois times só voltam a campo no próximo fim de semana. O Ceará vai visitar o Mirassol, no domingo, 16, e o Botafogo recebe a Chapecoense na sexta, 14.