Ceará vence Iguatu e se classifica pra final do Campeonato Cearense

Com um gol em cada tempo, Vovô espanta fantasma do Iguatu e segue na briga pelo título

O Ceará enfrentou o Iguatu pela partida de volta da semifinal do Campeonato Cearense neste sábado, 18, e espantou o fantasma de 2022. A vitória por 2×0 garantiu o Alvinegro na final do campeonato estadual e tirou o peso da eliminação nos pênaltis no Cearense do ano passado, pro próprio Iguatu. O Ceará espera o vencedor de Fortaleza e Ferroviário pra saber o seu rival na final do “Manjadinho”.

 

Primeiro tempo

Vitor Gabriel marcou o primeiro gol do Ceará no Castelão. Foto: Fernanda Campos

 

O primeiro tempo foi quase inteiro controlado pela equipe de Gustavo Morínigo. Logo aos três minutos, Arthur Rezende arriscou de fora da área e a bola passou com muito perigo por cima do gol do goleiro Marcelo. Aos 10 minutos, o Ceará abriu o placar. Na jogada que começou na própria linha de fundo com Michel Macedo, a bola passou por meio time até chegar em Erick. O melhor jogador do Alvinegro na temporada botou a bola na cabeça de Vitor Gabriel, que cabeceou pra baixo e superou o goleiro do Iguatu.

O jogo seguiu do jeito que o Ceará queria até os 43 minutos. O Iguatu chegou pela primeira vez com Dedeco, que bateu colocado e forçou uma grande defesa de Richard. Em desatenção do lado direito, aos 44, foi Luis Soares que teve a chance pra empatar, mas finalizou pra fora.

 

Segundo tempo

Léo Rafael garantiu a vaga Alvinegra pra final. Foto: Fernanda Campos

 

No segundo tempo, o Ceará teve uma chance logo aos nove minutos, mas Arthur Rezende não acertou o gol depois de boa jogada de Janderson. O Iguatu teve uma boa chance com Caxito, de falta e Vitor Gabriel perdeu, dentro da pequena área, a chance de fazer o seu segundo gol na partida. Sem conseguir matar o jogo nos contra-ataques e chamando o Iguatu pro seu campo, o jogo ficou tenso e a torcida impaciente.

O alívio só veio aos 46 minutos. Erick deu belo passe pra Léo Rafael, que tocou na saída de Marcelo pra matar o jogo. O assistente apontou impedimento, mas o VAR confirmou o gol da classificação Alvinegra. Foi o primeiro gol de Léo pelo profissional no Ceará. Jean Carlos ainda teve uma boa chance aos 51 minutos, mas acabou finalizando pra fora. Nada que atrapalhasse a festa Alvinegra na arquibancada.

 

Análise

O jogo tinha um peso. A eliminação pro Ituano no meio de semana podia destruir o aspecto mental do elenco e a pressão pra devolver a eliminação pro Iguatu era grande, tanto que a torcida Alvinegra no estádio comemorou a vitória contra um time inferior mais do que o normal. Ainda assim, o Ceará precisava mostrar mais. O primeiro tempo foi bom, com a bola, com o controle do jogo e com um time jogando bons 40 minutos.

O fim do primeiro tempo e o segundo tempo inteiro são pontos a serem avaliados pela comissão técnica de Gustavo Morínigo. O Ceará recuou muito mais uma vez, deu espaços pro Iguatu e poderia ter tomado o empate. Brincou com o perigo.

Erick, apesar das duas assistências, e Castilho fizeram jogos mais apagados, com o ponta errando muitos dribles. Richardson foi muito bem no meio campo e a dupla de zaga se mostrou bem segura. A lateral direita segue sendo uma incógnita, com Michel Macedo bem no ataque, mas deixando buracos na defesa.

 

Próximos compromissos

O Ceará tem o encerramento da primeira fase de Copa do Nordeste na próxima quarta-feira, 22, em casa, contra o Atlético de Alagoinhas-BA. O Iguatu “hiberna” por um período e só volta a campo na estreia da Série D do Brasileirão no dia 06/05, contra o Santa Cruz, fora de casa.

você pode gostar também