O Ceará conseguiu um resultado bastante expressivo nesta quarta-feira, 19. Jogando contra o líder do campeonato, Vila Nova, o Alvinegro venceu por 1×0 com o gol do capitão Luiz Otávio nos acréscimos do segundo tempo. A vitória fez o Ceará ganhar algumas posições na tabela, chegando ao oitavo lugar, com 28 pontos. O Vila perdeu a liderança, mas com 34 pontos, perde apenas nos critérios de desempate pro Vitória, que assumiu a ponta da Série B.
Escalações
Guto mexeu bastante no time desde o último jogo. Do empate contra o Mirassol pra escalação desta quarta, o treinador fez sete alterações. André Luiz assumiu o gol com Bruno Ferreira suspenso, Luiz Otávio e David Ricardo substituíram Tiago Pagnussat e Gabriel Lacerda e Paulo Victor fez sua estreia na lateral esquerda. No setor ofensivo, Chay, Janderson e Bissoli ganharam outra oportunidade ao lado de Erick. Estruturalmente, o Ceará jogou da mesma forma, com Warley fazendo uma linha de três na saída de bola, espetando Paulo Victor como um ala, numa espécie de 3-2-5. Defensivamente, o time se fechava no 4-4-2.
Claudinei Oliveira, diferente do adversário, não fez mudanças bruscas na sua equipe. Sousa voltou ao meio de campo depois de suspensão e cuidava da contenção com Ralf, mas com mais liberdade pra se aproximar do ataque. Escalado no 4-4-2, o Vila marcava o Ceará de uma forma meio “torta”. Como Guilherme Parede e Éverton Brito marcavam os laterais do Ceará de forma individual, o Vila aparecia em muitas vezes disposto num 4-3-3. Éverton batia de frente com Paulo Victor do lado direito, enquanto Parede marcava Warley na linha do meio campo.
Primeiro tempo
A primeira boa chance do jogo foi dos visitantes. Num escanteio pelo lado esquerdo, aos 13 minutos, Sousa se antecipou a defesa Alvinegra e cabeceou firme pra boa defesa de André Luiz. Aos 18, o Ceará chegou com bastante perigo. Depois de um cruzamento impreciso, a defesa do Vila afastou pra frente da área. Willian Maranhão arriscou de longe e a bola explodiu no travessão. Três minutos depois, Bissoli aproveitou erro na saída de bola do Vila e tentou de fora da área, mas a bola foi ao lado esquerdo da meta.
Neto Pessoa aproveitou indecisão da defesa Alvinegra, mas mesmo com algum espaço, finalizou cruzado pra fora, aos 24 minutos. O Ceará ainda teve mais duas oportunidades, mas sem grande perigo na primeira etapa. Aos 27, Janderson fez jogada individual, mas chutou fraco de fora da área pra defesa tranquila de Dênis. Aos 40, Luiz Otávio subiu mais alto que a defesa goiana depois do cruzamento de Chay, mas a cabeçada foi muito por cima do gol.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Ceará em cima. Logo aos três minutos, o time teve uma boa trama e Janderson deixou Paulo Victor livre pela esquerda, cara a cara com Dênis, mas o lateral finalizou em cima do goleiro do Tigre. Aos 26 minutos, Sousa assustou de novo pelo alto. Lourenço cobrou falta da intermediária e o volante cabeceou com muito perigo. Aos 29 minutos, Bissoli brigou pela bola com a defesa, mas o chute de fora da área foi por cima do gol.
Aos 31 minutos, Ronald deu um susto na torcida Alvinegra. Willian Formiga errou o domínio no meio de campo, o Vila aproveitou a defesa desorganizada e Ronald saiu livre e finalizou na saída de André Luiz. O goleiro do Ceará desviou a bola, que só não entrou porque Warley impediu pouco antes da linha do gol. O gol salvador só saiu nos acréscimos. Jean Carlos cruzou pra área, Bissoli e Luiz Otávio disputaram a bola com a defesa do Vila e ela sobrou no pé de Luiz, que finalizou como conseguiu e garantiu a vitória Alvinegra.
Próximos compromissos
O Ceará enfrenta o Juventude, fora de casa, no encerramento do primeiro turno da Série B, no próximo domingo, 23, em Caxias do Sul. O Vila Nova recebe o ABC, no sábado, 22, pra tentar recuperar a liderança do campeonato.