Com atuação gigante do menino Wesley, Corinthians bate o Fluminense por 3 a 0 em casa

O Timão recebeu o Fluminense em casa e deu um show de futebol para mais de 40 mil torcedores fiéis presentes na Neo Química Arena

Nesta tarde de domingo (28), o Corinthians encerrou um jejum de 4 jogos sem conseguir marcar gols – não havia marcado no Brasileirão ainda -, com uma atuação maiúscula, com excelentes atuações individuais, principalmente dos jovens Wesley e Bidon. A coletividade do Corinthians se sobressaiu e, mesmo que uma vitória não fosse um resultado inesperado antes da partida, não imaginava-se que o Timão teria tamanha superioridade.

Antes da partida palpitava-se que o confronto seria bastante equilibrado, até pela fase dos dois times, mas o Timão deu um show de futebol, com um excelente desempenho coletivo – importante para afastar uma sequência de maus resultados -, diante de sua poderosíssima torcida, a Fiel.

Por outro lado, o Fluminense se encontrou bastante incomoda com o jogo de alta intensidade e pressão que o Corinthians fazia, não dando oportunidade para trabalhar a bola como gosta de fazer a equipe de Fernando Diniz. O Tricolor das Laranjeiras teve a bola a grande maior parte do tempo, mas em grande maioria tocando passes curtos (muitas vezes perigosos, que originaram lanceis cruciais) no setor defensivo e no meio de campo, sempre sem objetividade.

Primeiro tempo

Corinthians
A nova promessa do Timão, Wesley, comemorando ao lado da Fiel. – Foto: Aren Fontes/ISHOOT

Começo de primeira etapa bem movimentado, com os dois times, a princípio, apresentando proposta ofensivas e disposição para ir atrás dos 3 pontos no Brasileirão. Entretanto, conforme foi se desdobrando o jogo, o Corinthians ia cada vez mais controlando o jogo, apesar de não ter tido a posse de bola no final das contas.

Fluminense possuía sim a posse de bola – terminada em 69% contra 31% do Corinthians -, porém, essa posse era, majoritariamente, no seu campo defensivo, já que o Timão fazia uma excelente marcação pressão em bloco alto, não dando liberdade pro Tricolor sair jogando com facilidade. E por falar nisso, impressionante como mesmo tendo bastante dificuldades em sair jogando, o técnico Fernando Diniz não abria mão de ver seu time forçando a saída de bola construída a partir da defesa, que é uma marca registrada de seus trabalhos.

Importante ressaltar que a tensão do jogo era bem alta, também, com muitas faltas nesse primeiro tempo, bastante discussão entre os jogadores – com direito a dedo na cara, gritaria e xingamentos -, bem característica de duelos entre cariocas e paulistas, mas principalmente em confrontos dentro da Neo Química Arena, que mais uma vez estava cheia de torcedores apoiando o Timão dar um show no primeiro tempo.

Em mais uma tentativa do Fluminense sair jogando, Germán Cano – que por algum motivo desconhecido estava na zaga fazendo essa saída de bola – errou um passe crucial, que deu margem pro Corinthians abrir o placar, com um golaço do Wesley, driblando dos dois zagueiros adversários, Manoel e Felipe Melo, dentro da área, com ambos no chão assistindo o menino marcar esse golaço.

Dito isso, essa marcação pressão e bastante intensa do Fluminense começou a trazer resultados, já que o Corinthians conseguiu roubar algumas bolas. Até que, um nome até então não muito popular no futebol brasileiro, o garoto Wesley (de 19 anos), perfilava o corpo como de quem fosse acertar um potente chute contra a meta do Fluminense, e dito e feito, o Corinthians abriu o placar com uma baita jogada individual. Golaço.

Ainda depois, em mais uma tentativa do Fluminense sair jogando, Germán Cano – que por algum motivo desconhecido estava na zaga fazendo essa saída de bola – errou um passe crucial, que deu margem pro Corinthians abrir mais um no placar, com um golaço do Wesley, driblando dos dois zagueiros adversários, Manoel e Felipe Melo, dentro da área, com ambos no chão assistindo o menino marcar esse golaço.

Primeira etapa bem superior da equipe do Corinthians, que mesmo tendo apenas 31% de posse de bola, soube o que fazer – ainda teve um lance ‘perdido’ por um erro de passe do Romero -, com 9 finalizações na partida (4 no gol), contra 3 finalizações do Fluminense, sendo nenhuma do gol. Tricolor das Laranjeiras bem apático até o momento.

Segundo tempo

Corinthians
Cacá marcou para o Corinthians com apenas 2 minutos do segundo tempo. – Foto: Everton Okubo/Agência F8/Gazeta Press

No vestiário o Fluminense provavelmente conversou sobre tudo que deveria ser corrigido para voltarem melhor e aptos a, no mínimo, empatarem a partida. Entretanto, já aos 2 minutos do segundo tempo, em uma bola parada, o Corinthians resolveu cruzar na área para o zagueiro Cacá subir sozinho e colocar 3×0 de vantagem no placar. Tudo que o Diniz havia conversado com os seus atletas no intervalo ia por água abaixo.

Partida continuou bastante truncada, com muitas faltas de ambas as equipes, mas ainda assim um Corinthians controlando o jogo, tendo bastante opções de finalização de fora da área e chegando com perigo em várias oportunidades.

Vale destacar a excelente partida do Timão na âmbito físico, com seus atletas surpreendendo muito com uma vasta aptidão física, além de uma intensidade incrível que colocava o Fluminense em saia justa sempre que tentava sair jogando com qualidade, o que é de costume do Tricolor. Colocando o adversário desconfortável com seu próprio estilo de jogo, o Corinthians utilizava-se da vitalidade de jogadores jovens como Breno Bidon – que fez uma partidaça neste domingo -, além de Wesley, que marcou dois golaços e contribuiu o tempo todo para a equipe.

O Fluminense ainda fez alterações que vieram a dar um pouquinho mais de criatividade no time, como Renato Augusto – que não jogava contra o Corinthians desde 2007, quando ainda defendia a camisa do Flamengo -, que entrou no lugar do Ganso e fez uma boa partida. Além de Douglas Costa, que entrou colocando uma intensidade maior no time e forçando jogadas de 1 contra 1, mas sem sucesso na maioria das vezes.

Partida apática do Fluminense, cujo meio de campo chama muita atenção há alguns jogos por sua ausência de criatividade e controle, hoje mais ainda devido à ausência do seu principal jogador, o André, que está lesionado e sem data prevista para voltar ainda.

No mais, excelente resultado pro Corinthians, que conquista sua primeira vitória no Brasileirão e fez seu primeiro gol nesse campeonato, mas o que vai levar de melhor com certeza é o desempenho coletivo e tático que a equipe demonstrou diante de sua torcida que mais uma vez lotou a Neo Química Arena.

Melhor da partida

O prêmio de melhor da partida, ou melhor, ‘craque do jogo – como a TV Globo chama – foi dado inquestionavelmente para o menino Wesley,  jovem atacante que marcou dois golaços na partida de hoje e esbanjou confiança com a bola no pé, sempre muito ágil e certeiro, com um chute muito potente de fora da área, além de uma condução de bola impecável no seu segundo gol. E claro, uma frieza que é de se espantar ao ver um garoto de 19 anos deixando dois zagueiros experientes – Felipe Melo e Manoel – no chão. Menção honrosa para o Bidon, que fez uma excelente partida pelo meio de campo do Corinthians.

Próximos compromissos de Corinthians e Fluminense

Por fim, o Corinthians volta a campo nessa quarta-feira (1), às 20h, contra o América-RN, em partida válida pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2024. O confronto será na Arena das Dunas.

Por outro lado, o Fluminense volta a campo também nesse quarta-feira (1), às 16h, contra o Sampaio Corrêa, em partida válida pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2024. O confronto será no Estádio Kleber Andrade.

você pode gostar também