O Corinthians perde o técnico que pretendia anunciar para o lugar de Ramón Díaz. Na manhã desta terça‑feira (22), Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite, publica nas redes sociais que o treinador decide fazer uma pausa por tempo indeterminado para cuidar da saúde mental e física. A escolha encerra as negociações com o clube alvinegro e recoloca a diretoria na busca por um novo comandante para a sequência da temporada.
O treinador tinha negociações em andamento com o Timão. A pausa, no entanto, frustra os planos do Timão, que, internamente, via com otimismo a possibilidade de contratar Tite para o restante desta temporada.
Carreira de Tite
O treinador soma mais de duas décadas no banco de reservas dos principais clubes e da Seleção Brasileira. Seu trabalho mais recente ocorreu no Flamengo, entre outubro de 2023 e março de 2024. No período, o técnico dirigiu 71 partidas e conquistou 40 vitórias, mas deixou o cargo após a eliminação para o Peñarol nas quartas de final da Libertadores e pressões internas por desempenho.
Antes disso, o técnico gaúcho liderou a Seleção Brasileira de junho de 2016 a dezembro de 2022. O treinador disputou duas Copas do Mundo (2018 e 2022), conquistou a Copa América de 2019 e encerrou o ciclo com 81 partidas, 60 vitórias e 15 empates.
No alvinegro, Tite construiu a fase mais vitoriosa da carreira. Em três passagens (2004‑2005, 2010‑2013 e 2015‑2016), o técnico comandou o clube em 378 jogos, com 62% de aproveitamento. Ele ergueu seis títulos:
-
Campeonato Brasileiro – 2011 e 2015;
-
Copa Libertadores da América – 2012;
-
Mundial de Clubes da FIFA – 2012;
-
Campeonato Paulista – 2013;
-
Recopa Sul‑Americana – 2013.
Busca por treinador
O Corinthians demitiu Ramón Díaz na última quinta‑feira (17) e iniciou conversas imediatas com Tite. A diretoria, liderada pelo presidente Augusto Melo e pelo diretor-executivo Fabinho Soldado, considerava o gaúcho prioridade absoluta e suspendeu negociações com outros nomes do mercado, entre eles Dorival Júnior.
A interrupção nas tratativas ocorreu na terça‑feira (22), quando representantes do clube aguardavam retorno definitivo do estafe do treinador sobre detalhes de projeto e prazos contratuais. Com o anúncio da pausa, o Timão volta ao ponto de partida na procura por treinador. Dirigentes avaliam retomar o diálogo com Dorival e monitoram outros profissionais empregados no Brasil e no exterior.
Confira a nota oficial do clube em relação a Tite:
Na manhã desta terça-feira (22), o Sport Club Corinthians Paulista comunica que encerrou as negociações pelo retorno do técnico Tite. As partes ficaram muito próximas do acerto e o treinador era esperado para assinar o contrato e já comandar os trabalhos da equipe nesta terça. No entanto, por uma decisão pessoal, Tite resolveu pausar momentaneamente a sua carreira para cuidar da sua saúde física e mental.
O Corinthians deseja uma pronta recuperação ao técnico campeão da América e do Mundo pelo clube.
Próximos passos
Sem treinador desde a última quinta-feira (17), quando Ramón Díaz foi demitido, a diretoria do clube busca acelerar o processo para garantir o novo comandante ainda no duelo contra o Racing, do Uruguai, na quinta-feira (24), pela Sul-Americana.