O Coritiba segue tentando qualificar seu elenco para o decorrer da temporada e o mais novo reforço é para o setor ofensivo: o atacante Zé Roberto é o mais novo atleta alviverde.
Natural do estado da cidade de Teixeira de Freitas-BA, José Roberto Assunção de Araújo Filho foi revelado pelo Bahia. No decorrer da sua carreira, o centroavante de 29 anos rodou por diversos clubes como: Bahia de Feira de Santana, Salgueiro-PE, Ponte Preta, Santos, Criciúma, São Bento Daegu (Coreia do Sul), Baniyas (Emirados Árabes Unidos), Atlético Goianiense, Ceará e Mirassol.
Tendo vivido grande fase no Dragão goiano (24 gols em duas temporadas), Zé Roberto acabou comprado pelo alvinegro cearense pelo montante de R$ 1,2 milhão. Apesar do alto valor desembolsado, o atacante não conseguiu desempenhar o bom papel de outros tempos e marcou apenas quatro jogos em 40 gols pelo Ceará.
Com a carreira no time cearense em baixa, o atleta acabou emprestado ao Mirassol em 2023 e conseguiu fazer um bom campeonato paulista pelo Leão da Alta: foram quatro gols em 13 partidas vestindo a camisa amarela (que fez bom estadual). O bom desempenho naturalmente chamou atenção de outros clubes e um deles foi o Coritiba que agilizou a negociação para contar com o atacante em seu elenco.
Atualmente o Coritiba conta com dois centroavantes em seu elenco (Rodrigo Pinho e Matheus Cadorini) e tendo competições importantes como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (pese a eliminação precoce no campeonato local), reforçar o setor ofensivo era uma das principais necessidades do clube treinado pelo português António Oliveira. Para contar com os serviços de Zé Roberto, o Coxa negociou um empréstimo até o final da atual temporada junto ao Ceará (que tem o jogador sob contrato até o ano de 2024).