O Coritiba começou a semana com novidades no seu comando técnico: Thiago Kosloski deixa a casamata alviverde e dá lugar a Guto Ferreira.
Tendo chegado no Coritiba (seu clube de coração) em 2022 inicialmente para fazer parte da comissão técnica, Kosloski assumiu como treinador principal após a saída de Antônio Carlos Zago. Como treinador de fato, o desempenho de oito vitórias, um empate e 14 derrotas foi insuficiente para segurá-lo até o final da atual edição de Campeonato Brasileiro.
Em sua rede social pessoal, Kosloski se despediu oficialmente:
“Hoje me despeço do Coritiba Foot Ball Club. Cheguei ao Alto da Glória no início de 2022 e em 2023 aceitei o convite para assumir o comando da equipe profissional na Série A do Campeonato Brasileiro. Como eu sempre falei, estar no Coxa passou por uma realização pessoal e profissional, por isso saio daqui muito satisfeito por tudo o que vivi aqui dentro. Infelizmente o trabalho não terminou da forma que gostaria que tivesse acontecido, mas saio com a convicção de que sempre dei o meu melhor por essa camisa que merece todo o meu respeito e consideração. Agradeço também aos profissionais e colegas que encontrei nesta casa durante esse tempo. Sei que o Coritiba logo voltará ainda mais forte, pois merece estar entre os grandes times do futebol brasileiro. Sigo para novos desafios, com o coração em paz e com a certeza de que me dediquei 100% dentro das possibilidades que encontrei desde que cheguei aqui. Obrigado, Coxa!”
Em contrapartida a saída de Thiago Kosloski, o Coxa anunciou um velho conhecido para guiar a equipe nessa reta final de Serie A e também na próxima temporada na segunda divisão do Campeonato Brasileiro: Guto Ferreira assinou com o clube alviverde até o final de 2024.
Tendo comandado o clube paranaense em 2022 (onde obteve seis vitórias, dois empates e oito derrotas), Guto volta ao Coritiba junto com os auxiliares André Luís e Bruno Lopes, além do preparador físico Valdir Junior.
Retornando ao Coxa, Guto já deu suas primeiras palavras como novo comandante:
“Estou muito feliz e motivado em retornar ao Alto da Glória. Chego em um dos projetos mais ambiciosos do futebol brasileiro e quero fazer parte da nova era da instituição com muito profissionalismo e dedicação.”
Com a temporada de 2023 ainda em andamento, o novo comandante terá a missão de guiar o Coritiba a um desfecho minimamente honroso nas três partidas restantes (diante de Botafogo e Corinthians em casa além do Red Bull Bragantino em Bragança Paulista). Guto será o 4º treinador diferente do clube na temporada, que além de Thiago Kosloski contou com o português António Oliveira e com Antônio Carlos Zago em 2023