Fortaleza atropela Coritiba no Couto Pereira e assume 2º lugar

Leão constrói resultado na segunda etapa e acaba com invencibilidade de oito meses do Coritiba

Coritiba e Fortaleza se enfrentaram pela segunda rodada do Brasileirão neste domingo, 23, e deu Leão. A vitória por 3×0 fora de casa foi a primeira da história do Fortaleza em jogos como visitante contra o Coritiba. O resultado botou o Tricolor do Pici na vice-liderança do Brasileiro, com quatro pontos. A segunda derrota do Coxa em dois jogos deixou o time dividindo a lanterna com o América-MG, zerado. Foi a primeira derrota do Coritiba no Couto Pereira desde agosto de 2022.

Escalações

O técnico interino Leonardo Galbes escalou o Coxa num 3-5-2. A saída de bola era feita pelos três zagueiros e por Liziero, um pouco mais avançado. Natanael e Jamerson abriam o campo pelas alas e Junior Urso e Bruno Gomes eram opções no meio de campo. Róbson e Alef Manga cercavam os zagueiros do Fortaleza. Na fase defensiva, os alas se juntavam à linha de zaga e o time se postava num 5-3-2.

 

Com os desfalques no ataque, Vojvoda escalou o time um pouco diferente. Como Romero se movimenta menos, Pochettino jogou quase como um segundo atacante e o Leão variava do 4-2-3-1 pro 4-4-2. Guilherme dava amplitude pela esquerda e Calebe tinha uma função mais centralizada do outro lado, dando espaço pras subidas de Tinga e Hércules pela ponta direita. Defensivamente, nada novo. 4-4-2, com Calebe e Guilherme fechando as pontas da segunda linha e Hércules e Caio Alexandre marcando o meio de campo.

 

Primeiro tempo

O Coritiba foi o primeiro a chegar no ataque com mais perigo. Aos 11 minutos, Bruno Pacheco afastou mal e Alef Manga pegou de primeira de fora da área, obrigando boa defesa de Fernando Miguel. O Fortaleza retrucou no minuto seguinte em jogada bem trabalhada. Tinga deu bom passe pra Romero que, de primeira, achou Guilherme. O ponta abriu espaço com o drible, mas foi travado por Natanael.

Primeiro tempo no Couto Pereira ficou devendo dos dois lados. Foto: Mateus Lotif

 

O Coritiba só teve outra boa chegada aos 34. Junior Urso ajeitou pra Bruno Gomes bater da meia-lua, mas Fernando Miguel encaixou sem problemas. Pouca aconteceu depois e o jogo foi pro intervalo zerado.

Segundo tempo

Assim como na primeira etapa, Alef Manga teve a primeira chance. O atacante recebeu no bico da grande área e bateu forte, mas a bola saiu à esquerda de Fernando Miguel. O Fortaleza respondeu aos cinco minutos com mais eficácia. Pochettino cobrou escanteio e Bruno Pacheco apareceu na primeira trave pra cabecear forte. Gabriel tentou salvar em cima da linha, mas acabou não conseguindo afastar a bola e Silvio Romero apareceu pra conferir. Houve dúvida sobre o autor do gol, mas a arbitragem confirmou o tento pra Romero.

Guilherme quase ampliou aos 22 depois de lindo lançamento de Caio Alexandre. O atacante recebeu em velocidade e bateu pra defesa de Gabriel. O Coritiba chegou com muito perigo em contra-ataque aos 26 minutos. Alef Manga deu bom passe pra Natanael, que chegando em velocidade, bateu forte pra defesa de Fernando Miguel. O ala do Coxa teve outra boa chance aos 29, quando completou cruzamento de Kaio e acertou a trave.

Yago Pikachu decidiu o jogo pro Fortaleza no segundo tempo. Foto: Geraldo Bubniak

 

O Leão ampliou aos 37, depois de passar um bom tempo sem atacar. Em contra-ataque puxado pro Guilherme, Pikachu recebeu do ponta, entrou na área e bateu com muita categoria no ângulo de Gabriel. Pikachu ainda fez o seu segundo na partida depois de um ótimo passe de Caio Alexandre, aos 46 minutos. O meia, livre, bateu com qualidade no canto de Gabriel pra fechar o placar. Gabriel ainda fez dois milagres em finalizações de Romarinho e Zanocelo pra evitar um placar pior pro Coxa, aos 50.

Análise

O Coritiba tem um início de Brasileiro muito complicado. Duas derrotas por 3×0 e o Coxa já amarga a lanterna. O Fortaleza tá em outra briga no campeonato, mas o Coritiba não podia jogar tão mal em casa. Teve volume, criou chances, mas o sistema defensivo definhou depois do primeiro gol dos visitantes. Alef Manga tenta bastante, mas parece cada vez mais isolado. Zago vai ter muito trabalho pra tirar o time da situação que já é bem ruim.

Por Fortaleza, parece que só vale fazer história. Fez história contra o San Lorenzo-ARG na Sul-Americana e faz história mais uma vez vencendo onde nunca havia vencido antes. O time teve dificuldades mais uma vez, mas conseguiu contornar muito bem no segundo tempo. A vantagem deu mais tranquilidade pro time, que é letal quando precisa usar os contra-ataques. É cedo, mas o Leão tá no G4 e deve rondar a zona de Libertadores por todo o campeonato. Que estrela de Pikachu, entrando no segundo tempo e marcando duas vezes. Gol importante pra Romero, que tem concorrência pesada na posição e precisa mostrar serviço pra ter mais tempo em campo.

Próximos compromissos

Coxa e Leão voltam a campo no meio de semana pela terceira fase da Copa do Brasil. O Coritiba visita o Sport, enquanto o Fortaleza vai até o Pará jogar contra o Águia de Marabá. Os dois jogos acontecerão na quarta-feira, 26.

você pode gostar também