Quem foram os últimos 10 treinadores do Coritiba?

Passagens relâmpago, treinador paraguaio e "volta dos que não foram" marcam os últimos dez comandantes do Coxa ao longo da história.

Ao longo de sua gloriosa história o Coritiba Foot Ball Club teve diversos treinadores ao longo de mais de 100 anos de história. Do consagrado Ênio Andrade (comandante do título do Campeonato Brasileiro de 1985) ao polêmico e também vitorioso Émerson Leão, o Coxa conviveu com os mais diversos perfis comandando sua sagrada “casamata”.

Abaixo vamos conhecer os últimos dez comandantes que passaram pelo alviverde:

Antônio Oliveira

Atual treinador: o português com passagens pelo rival Athletico e pelo Cuiabá em solo brasileiro, chegou ao Coxa no início do ano e até aqui faz um trabalho mediano com oito vitórias, cinco empates e duas derrotas (com uma eliminação precoce no campeonato estadual local);

Guto Ferreira

O “Gordiola” como é carinhosamente conhecido teve um desempenho de seis vitórias, dois empates e oito derrotas. Com essa campanha Guto salvou o Coritiba de um rebaixamento que parecia certeiro no Brasileirão de 2022;

Gustavo Morínigo

Gustavo Morínigo, o último treinador longevo na história do Coritiba nos anos recentes. (Foto: Albari Rosa/Um Dois Esportes)

Vindo após boa passagem no Libertad, Morínigo assumiu o Coritiba na reta final da serie A (que acabou em 2021 devido a pandemia) que culminou no rebaixamento do tradicional clube paranaense. Na segunda divisão, uma campanha regular onde o clube terminou na 3ª posição, garantindo assim o esperado acesso.
No entanto na temporada de 2022 mesmo com o título paranaense, Gustavo Morínigo não resistiu a derrota para o Atlético-MG em casa e acabou demitido. Foram 99 partidas e a consagração como treinador estrangeiro que mais vezes treinou o Coritiba em toda sua história, além de estar no top-10 na história do clube de forma geral no que diz respeito a comando técnico (ocupa o 9º lugar). Foram 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas ao longo de sua trajetória.

Pachequinho

Ídolo como jogador nos anos 90, Pachequinho passou pelo comando técnico do Coritiba algumas vezes ao longo da história. (Foto: Reprodução/Dogout)

Entre as idas e vindas como treinador e auxiliar técnico no clube onde é ídolo, Pachequinho assumiu a transição entre a saída de Santana e a chegada de Morínigo. Foram apenas quatro partidas à frente do Coritiba.

Rodrigo Santana

Com um desempenho fraco, Santana liderou o Coxa em apenas seis partidas ao longo de 38 dias. Foram dois empates e quatro derrotas;

Pachequinho (interino)

Ajudando mais uma vez em um período de transição, Pachequinho ficou apenas uma partida como treinador do clube;

Jorginho

Em sua segunda passagem pelo alviverde, o treinador comandou o Coritiba por apenas 13 partidas. Foram três vitórias, quatro empates e seis derrotas;

Mozart

Ainda iniciando sua carreira de treinador, Mozart comandou o clube em apenas uma partida, a vitória de 2 a 1 fora de casa contra o Bragantino;

Eduardo Barroca

Em uma passagem que muito se esperava, Barroca não conseguiu engrenar no Verdão e foi demitido após quatro vitórias e cinco derrotas;

Jorginho

Após um período conturbado e marcado por incertezas devido ao desempenho inconstante do seu antecessor, Jorginho assumiu o Coritiba durante a segunda divisão e com um desempenho de nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota (que culminou no retorno do Coxa a serie A).

Sendo esses os últimos treinadores do Coritiba Foot Ball Club, os três comandantes que mais comandaram a agremiação desde 1909 são: Félix Magno, Dirceu Kruger e Marcelo Oliveira.

você pode gostar também