Um dos pilares do atual elenco, o atacante Róbson chegou a marca de 100 jogos com a camisa do Coritiba em partida disputada contra o Fortaleza.
Na partida disputada contra o Tricolor do Pici (onde o Coxa acabou perdendo por 3 a 1 e seguindo sem vencer o clube cearense em solo nordestino), Róbson foi homenageado antes do apito inicial diante de um velho conhecido: o atleta passou pelo Fortaleza de 2021 a 2023. Pelo alviverde, o atleta disputou 67 partidas e já balançou as redes em 20 oportunidades.
Símbolo de garra desde sua primeira passagem em 2019, Róbson rapidamente viveu entre “amor e ódio” com a torcida do Coxa por muitas vezes perder gols simples. No entanto a garra já citada e a versatilidade (podendo atuar como centroavante, pelos lados ou até em posições ofensivas no meio de campo) fizeram com que o atleta se consolidasse no clube e fosse consultado sobre sua volta ao Coritiba para a temporada 2023.
Entrevistado antes do apito inicial da partida, Róbson falou da sensação que é vestir a sagrada camisa do alviverde paranaense:
“Toda vez que visto essa camisa é especial. Ao longo deste período vivi momentos felizes e marcantes. Sei que atingir essa marca é para poucos e garanto que irei honrar, cada vez mais, essas cores. Temos um objetivo a ser cumprido neste Campeonato Brasileiro e, junto com os meus companheiros, vamos retribuir todo apoio que a torcida nos dá”.
No entanto como nem tudo são flores, Róbson fez uma partida mediana diante do Fortaleza e, quando a partida já estava 3 a 1 para o time da casa, desperdiçou cobrança de pênalti (batendo com força no travessão). Assim sendo o Coritiba segue afundado na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com apenas 14 pontos em 21 partidas disputadas (ao todo são três vitórias, cinco empates e treze derrotas). O Fortaleza, antigo clube de Róbson, atingiu a 8ª posição no Brasileirão 2023 e vive bom momento: são três vitórias seguidas na competição, o que de certa forma dá tranquilidade para o confronto válido pela Copa Sul-Americana diante do América na próxima quarta-feira (31).
Natural de Campinas-SP, Róbson dos Santos Fernandes começou sua carreira na Ponte Preta em 2010. Com o decorrer da trajetória como jogador de futebol, o atacante passou por: São Caetano, Comercial-SP, Anapolina, Ferroviária, Rio Claro, Paraná, São Paulo e no Bangkok United além das passagens por Coritiba e Fortaleza.