Através das suas redes sociais, o Coritiba anunciou acordo com o atacante argelino Islam Slimani. O atleta será mais um reforço no processo de reformulação do alviverde paranaense que tem a Treecorp como parceira em sua SAF.
Nascido no dia 18 de junho em Argel (capital da Argélia), o atleta de 35 anos começou sua carreira no JSM Chéraga em 2007, onde teve bom desempenho logo de cara ao marcar 19 gols em 38 jogos. Em 2009 o atacante rumou para o CR Belouizdad, ficando até 2013, para enfim rumar para a Europa: a porta de entrada no “velho continente” foi o tradicional Sporting Lisboa.
Com a chegada em terras portuguesas, Slimani rapidamente caiu nas graças do torcedor sportinguista pela sua dedicação e faro de gol apurado. Ao todo foram três anos em Portugal com sua primeira conquista: a Taça de Portugal (em 2014-15) e a conquista também da Supertaça Cândido de Oliveira (a SuperCopa de Portugal).
Após o período no Sporting, Islam Slimani rumou para o Leicester City em 2016. Nos “Foxes”, o argelino não teve o mesmo destaque e acabou emprestado a clubes como Newcastle United, Fenerbahçe e Mônaco, não conseguindo se firmar em nenhum dos clubes citados. Com a passagem discreta, o atacante rumou para o Lyon para em 2022 voltar ao Sporting Lisboa (sem o mesmo destaque de outrora, atuando em apenas nove oportunidades com quatro gols marcados).
Todavia com longas mudanças na carreira, Slimani passou pelo Brest e depois para o Anderlecht (onde realizou 10 partidas e marcou oito gols) antes do final do seu contrato.
Livre no mercado, Islam Slimani acertou seu pré-contrato com o Coritiba (sendo essa a primeira experiência no continente americano) e é aguardado, com muita euforia, em solo paranaense (algo que acontecerá nos próximos dias). Através do seu twitter oficial, o clube celebrou o acordo com a eminente vinda do atacante argelino:
“Clube encaminha contratação de Islam Slimani. O centroavante já assinou pré-contrato e chega a Curitiba ainda nesta semana para realizar exames médicos e, após, assinar o contrato em definitivo.” – Coritiba (@coritiba)
No entanto com toda repercussão do assunto, o clube publicou uma arte na qual constava um mapa da Argélia de forma errônea (na arte faltava uma porção de território da região norte do enorme país africano), fazendo com que muitos argelinos reclamassem na postagem e fazendo com que a própria torcida coxa-branca cobrasse o clube por um posicionamento quanto ao erro em questão. Com todo o desenrolar negativo da postagem, o Coritiba mais uma vez usou o twitter e se prontificou para apagar a arte errônea, pedir desculpas e colocar a arte correta para assim tentar reparar o grave equívoco:
“Lamentamos profundamente o equívoco operacional cometido na data de ontem ao publicar em nossos veículos oficiais uma imagem incompleta do mapa da Argélia. Ressaltamos nosso maior respeito ao país, seu povo e sua história, a quem pedimos nossas sinceras desculpas. Destacamos também que a intenção da publicação foi exatamente ressaltar esse sentimento.”
Com tudo resolvido, agora o jogador é aguardado para ser mais um reforço do Coritiba na sua “nova fase” agora contando com o aporte financeiro da SAF da Treecorp.
Curiosidade: pela seleção de seu país, o jogador de 35 anos marcou 41 gols em 93 partidas (é o maior goleador da história da seleção nacional argelina) e tem uma participação na Copa do Mundo (disputada no Brasil em 2014) onde ajudou os الخُضر (“Os Verdes” em árabe) a avançarem para a fase oitavas de final da competição, onde caíram para a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação. Além da campanha no mundial, Slimani ajudou a Argélia na conquista da Copa Africana de Nações em 2019 após vinte anos da primeira conquista.