Crias da Toca: Conheça 5 jogadores da base cruzeirense espalhados pela Europa

Com a gestão de Ronaldo Fenômeno, a base cruzeirense tende a revelar ainda mais craques

Categoria de base conhecida por revelar um dos maiores atacantes de todos os tempos e agora sócio majoritário do clube, as equipes inferiores do Cruzeiro tendem a revelar ainda mais atletas para o mercado europeu nos próximos anos.

A base instalada na Toca da Raposa I dona de jogadores como: Ronaldo, Maxwell, Maicon, entre outros, agora pensa no futuro, uma vez que vive situação financeira delicada e busca uma saída para as inúmeras dívidas.

Um expoente recente da base celeste é Vitor Roque. O menino de apenas 17 anos é dono de um potencial absurdo e uma maturação muito precoce deu sinais de que poderia ser umas das maiores vendas da história do clube, mas em uma saída bastante conturbada que está em vias judiciais, Roque saiu para o Athletico-PR que pagou a multa rescisória do atacante que na época era de 24 milhões de reais.

Cruzeiro
Vitor Roque saiu de forma infeliz do Cruzeiro rumo ao Athletico-PR (Foto: Gustavo Aleixo)

 

Mas de toda forma, há atletas formados na Toca I espalhados pelo continente europeu e apresentaremos alguns a seguir:

1. Thiago – Ludogorets-BUL / 21 Anos

A promessa mais recente que deixou a Toca da Raposa I rumo à Europa é Thiago. Centroavante de 21 anos, o jogador vivenciou a mais conturbada fase do Cruzeiro permanecendo na equipe azul de 2020 até o início de 2022 quando foi vendido ao Ludogorets da Bulgária por 3,6 milhões de reais mais metas.

Thiago começou a carreira sem o processo natural das categorias de base inferiores ingressando apenas no sub-20. Com toda a fase vivida pelo Cruzeiro naquele momento, o atleta era um dos jogadores mais criticados do elenco, mesmo já tendo rodagem no profissional inclusive marcando gol em um clássico contra o Atlético em 2020. O respeito e compreensão da torcida começaram a vir em 2021 quando Thiago marca o gol que livra o Cruzeiro matematicamente da queda a Série C contra o Londrina fora de casa. Naquela oportunidade o Cruzeiro lutava para não cair e em uma jogada de oportunismo aos 40 do segundo tempo, Thiago aproveitou rebote do goleiro e estufou as redes do Tubarão.

Thiago tem pelo Cruzeiro 73 jogos e 10 gols marcados.

Cruzeiro
Thiago é a venda mais recente do Cruzeiro (Foto: Staff Images)

 

2. Vitinho – Bunrley – ING / 23 Anos

Formado pelo Cruzeiro, o lateral-direito Vitinho de 23 anos já desponta na Championship, segunda divisão inglesa. O atleta natural de Belo Horizonte teve boas atuações na Libertadores Sub-20 de 2018 fazendo gols naquele certame e estando em seleções de base e fazendo a sua estreia no profissional logo em um clássico contra o Atlético em 2018, que naquela oportunidade substituiu o meia Robinho. Em 2018, Vitinho acerta com o Cercle Brugge, da Bélgica, por 5 temporadas. Devido as suas ótimas atuações pela equipe belga, o ex-zagueiro e atual técnico do Burnley, Vicent Kompany pediu especialmente a sua contratação e assim foi feito. Em julho deste ano Vitinho assinou um vínculo válido por 4 anos com o Burnley.

Cruzeiro
Vitinho é mais um dos atletas feitos na Toca da Raposa (Foto: Gustavo Aleixo)

 

3. Allano – Santa Clara-POR / 27 Anos

Allano é atacante, tem 27 anos e já tem rodagem no futebol de lá sendo presença em clubes como o Estoril, por exemplo.

Passando pela base do Botafogo, Allano não se firmou por lá devido a problemas extra-campo. Sendo assim, Allano terminou o seu processo de categoria de base na equipe azul. O atleta estreou no Cruzeiro em 2015 na Série A, numa vitória por 1×0 frente ao Flamengo, substituindo Willian.

Presente na base celeste de 2015 a 2017, Allano teve diversas chances com o, na época, técnico Mano Menezes, mas não reproduziu em campo o que se esperava dele assim recebendo muitas críticas da torcida e sendo bastante “queimado”. Portanto, Allano começou a ser emprestado para algumas equipes do Brasil, como Bahia e CSA, por exemplo. Allano também teve passagem no futebol turco, atuando pelo Bursaspor. Atualmente está no Santa Clara, de Portugal, que é controlada pelo ex-dirigente da Raposa, Bruno Vincintin.

Cruzeiro
Allano saiu do Cruzeiro e hoje faz sua carreira no futebol português (Foto: Washington Alves)

 

4. Vitor Eudes – Marítimo-POR / 23 Anos

Vitor Eudes é mais um dos casos do quão desorganizado era o Cruzeiro nos últimos anos. O goleiro de 23 anos também está em Portugal, sendo um dos goleiros do Marítimo, clube que defende desde julho de 2021. O guarda-redes só teve oportunidade em duas partidas pelo profissional do Cruzeiro, sendo acionado na vitória por 3×0 frente ao Patrocinense no Campeonato Mineiro de 2020 e no empate por 0x0 contra o Náutico, também em 2020.

Vitor Eudes provém do futebol amador da região metropolitana de Belo Horizonte após ser captado pelo Cruzeiro jogando na várzea pelo Frigoarnaldo, conhecido clube de Contagem-MG.

Na oportunidade em questão, o atleta optou por rescindir o contrato em comum acordo, preterindo os vencimentos atrasados que tinha para receber do clube celeste partindo assim para seu novo clube.

Como dito, Eudes fez dois jogos pelo time estrelado e hoje busca a titularidade no Marítimo, tendo como colega de clube o também ex-cruzeirense Joel.

Cruzeiro
Vitor Eudes abriu mão de salários atrasados e deixou o Cruzeiro de forma amigável (Foto: Gustavo Aleixo)

 

5. Adriano – Santa Clara-POR / 22 Anos

Adriano é volante e tem 22 anos de idade e também joga no Santa Clara de Portugal. Conhecido da torcida cruzeirense foi mais um dos que sobreviveram aos terríveis anos de 2020/21, se estabelecendo como peça importante do elenco cruzeirense para vários treinadores até agosto deste ano, quando foi acertada a sua transferência para a equipe portuguesa junto com outra cria da Toca, o também jovem zagueiro Paulo.

Adriano foi alçado ao profissional ainda em 2019 em meio a muita turbulência. Mas devido ao desmanche ocorrido para 2020, Adriano ganhou importância e notoriedade sendo titular incontestável em um primeiro momento. Daí em diante com a chegada de novos atletas, Adriano oscilou entre a titularidade e os suplentes, mas sempre sendo peça recorrente nos jogos do Cruzeiro. Com a chegada do experiente treinador Vanderlei Luxemburgo, Adriano, ao lado de Lucas Ventura, retomou a condição de titular.

Em 2022, com o uruguaio Paulo Pezzolano no comando técnico da equipe, Adriano foi utilizado com frequência, mas acabou transferido para o Santa Clara-POR, em busca de uma experiência europeia.

Adriano tem 96 jogos disputados e 2 gols marcados pelo Cruzeiro.

Base
Adriano é mais um atleta do Santa Clara, de Portugal (Foto: Bruno Haddad)
você pode gostar também