Na na manhã deste domingo (15), Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram pela final da Copa do Brasil Sub-20. A partida que foi realizada no Mineirão, no estado de Minas Gerais, terminou com a vitória por 2 a 0 do Cruzeiro que conquistou o torneio pela primeira vez. O primeiro gol da equipe celeste saiu aos 71′ da segunda etapa, seis minutos depois o time mineiro balançou as redes novamente.
+Siga o Na Beira do Campo no Twitter
Primeiro tempo
Jogando em casa, com mais de 14 mil pessoas apoiando, os Crias da Toca começaram em cima e tentavam pressionar o Grêmio para inaugurar o placar. A equipe do Cruzeiro apostava bastante nas jogadas individuais de Fernando e Robert pelas beiradas, mas acabava parando na defesa gremista que inteligentemente conseguiu defender os cruzamentos e os arremates de fora da área da equipe celeste.
Cruzeiro x Grêmio
Público: 14.143
Renda: R$ 99.040,00Maior público de base da história do futebol mineiro! pic.twitter.com/uYXdUKcfwS
— Estádio Mineirão (@Mineirao) October 15, 2023
Ao longo da primeira etapa o jogo foi ficando mais truncado, e devido ao forte calor que fazia na parte da manhã em BH, foi possível ver os dois times dosando um pouco mais na reta final da primeira etapa já que qualquer erro na etapa final poderia ser fatal em um jogo único valendo o título.
Ainda no primeiro tempo, foi o Cruzeiro quem teve as melhores chances, a primeira em uma bicicleta do lateral-esquerdo Japa que passou perto, e depois com o atacante Robert que após uma boa jogada de 1×1 no corredor lateral acabou finalizando cruzado e acertando o pé da trave gremista.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, foi o Grêmio quem começou em cima e tentou furar a defesa celeste, inclusive tendo uma sequência com escanteios a seu favor mas sem conseguir converter. Após essa pressão inicial do time gremista, a equipe do Cruzeiro conseguiu se colocar de volta na partida e passou a agredir mais os visitantes e fazendo com que a torcida voltasse a jogar junto com o clube.
Aos 18’ da segunda etapa, o técnico Fernando Seabra decidiu trocar o meia Vitinho e centroavante Arthur Viana por Gui Meira e pelo atacante Ruan Índio, Ruan chegou a BH durante a manhã após estar com os profissionais no empate em 0 x 0 contra o Cuiabá. As mexidas fizeram com que o Cruzeiro ganhasse folego novo e voltasse a exercer uma pressão maior contra o Grêmio empurrando o adversário para trás.
Em jogada trabalhada na ponta, o jovem Fernando iniciou o lance e recebeu na área para finalizar, o goleiro gremista fez bela defesa mas no rebote o próprio Fernando concluiu e colocou o 1 a 0 no placar, chegando ao seu 25º gol na temporada e deixando a equipe celeste com a mão na taça. Seis minutos depois, o ponta João Pedro recuperou a bola no meio campo e numa arrancada pela lateral cruzou na área achando Fernando que teve tempo de dominar e finalizar no canto, deixando a vantagem do Cruzeiro ainda maior e se isolando como artilheiro do time em 2023 com 26 gols marcados.
A equipe gremista chegou a diminuir após o goleiro Otávio espalmar uma cobrança de falta e sofrer o gol no rebote, porém com auxílio do VAR a arbitragem anulou o gol por impedimento. Ficando assim o jogo definido em 2 a o e o Cruzeiro conquistando sua primeira Copa do Brasil no Sub-20.
Artilheiro do Cruzeiro, Fernando foi o melhor da partida
Autor dos dois gols da conquista celeste, o nome do jogo não poderia ser outro a não ser Fernando, principal nome do Sub20 na temporada, o jovem que pertence ao Água Santa, vive a expectativa de ser comprado pelo Cruzeiro e quem sabe servir a equipe principal nessa reta final de Campeonato Brasileiro.
A taça fica em Minas Gerais!!! 🏆
Os #CriasDaToca conquistam o primeiro título da #CopaDoBrasilSub20!
Vamos em busca de muito mais! 🤩 pic.twitter.com/VHaw3OTGBL
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 15, 2023